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Aprenda a diferença entre gerenciamento pessoal e gestão do tempo para alcançar a produtividade

Análise ABCDE permite analisar todas as suas tarefas diárias, identificar as reais prioridades e perceber as responsabilidades que podem ser compartilhadas

de Cynara Bastos em 17 de novembro de 2021

‘O modo como você passa o tempo resulta no modo como vê o seu tempo e da maneira como encara as suas prioridades’ – Stephen Covey

Durante a pandemia de Covid-19, cada vez mais pessoas buscaram meios para garantir ou aumentar a sua produtividade num contexto tão turbulento e desafiador. De repente, o trabalho de casa foi exigido sem que houvesse a organização adequada para o verdadeiro ou efetivo home office, e isso causou diversos problemas, inclusive emocionais. Além do trabalho, havia o medo do desconhecido e do adoecimento.

Como sempre tem sido, a gestão do tempo é tratada sem se avaliar o indivíduo, seus comportamentos, seus papeis e prioridades. Desta forma, é muito comum as pessoas se perderem em fórmulas mágicas de produtividade, que acabam sendo inefetivas a médio e longo prazos.

Resultados das decisões tomadas

É preciso atenção ao fato de que os dias têm 24 horas para todos, mas cada um tem o seu estilo e suas prioridades e seus papeis. Quando a pessoa administra a si mesma – assume a responsabilidade pela própria vida – e suas necessidades, então, ela poderá ter um aproveitamento melhor do tempo. Lembrando que os resultados serão de decisões tomadas e não das condições externas.

Uma boa dica para fazer o seu gerenciamento pessoal é utilizar a ‘análise ABCDE’, uma ferramenta que permite analisar todas as suas tarefas diárias, identificar as reais prioridades, perceber as responsabilidades que podem ser compartilhadas, a fim de atingir melhores resultados. 

Análise ABCDE

Na análise ABCDE, você deve considerar os objetivos, analisar cada ação diária e como elas irão impactar no alcance dos seus objetivos. O ‘A’ desse método refere-se às atividades de alto impacto, aquelas que trazem grandes resultados para a sua vida como um todo; o ‘B’ são as atividades de médio impacto, que caso não forem realizadas terão pouco impacto; o ‘C’ são aquelas que causam baixo impacto, seria bom fazê-las, mas trazem poucas consequências; já o ‘D’, são as tarefas que não precisam ser de sua responsabilidade, são as delegáveis; e por fim o ‘E’, são as tarefas elimináveis, aquelas que são puro desperdício do seu tempo.

É importante a pessoa sempre considerar o tempo de descanso em sua rotina, o de reflexão e o de descompressão. Hoje, muito é falado sobre sustentabilidade emocional, o que significa respeitar os seus limites e garantir o equilíbrio entre o que o meio exige e os seus recursos e limites.

Por isso, fazer o gerenciamento pessoal é muito mais efetivo e justo, do que tratar a produtividade e a gestão do tempo, apenas considerando as 24 horas do dia.

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Cynara Bastos

Foi supervisora de Carreiras do Ibmec, psicóloga e especialista em DHO