BlogaRH

Como ações de conscientização podem mudar realidades

Toda iniciativa de diversidade e inclusão tem o mesmo ponto de partida: a educação sobre o tema e a realidade específica de cada universo

de Simone Beier em 7 de julho de 2022
Seventyfour/ Freepik.com

Toda iniciativa de diversidade e inclusão tem o mesmo ponto de partida: a educação sobre o tema e a realidade específica de cada universo. Sempre acreditei que ações de conscientização têm um poder enorme para quebrar barreiras e preconceitos, trazer à tona possibilidades do diverso e realidades diferentes para nosso aprendizado como indivíduos, tanto na família quanto na empresa e na sociedade.

É nesse contexto que, há alguns anos, iniciamos o Projeto Pivô para a contratação de pessoas transgênero na empresa. Com o objetivo de dar oportunidade profissional para uma população com sub-representação, a iniciativa foi implementada primeiro no escritório de São Paulo e, posteriormente, expandida para a filial de Campinas e o centro de serviços em Uberlândia. Cada etapa do projeto contempla ações de conscientização por meio da nossa rede de afinidades Pride para todos os públicos envolvidos – tanto funcionários em geral quanto grupos específicos, como gestores, equipe direta e equipe terceirizada, responsável pela recepção e pela limpeza. Além disso, tivemos ações de comunicação e de processos de recursos humanos, como a utilização do nome social em crachás, cartões de benefícios e e-mails. Foram contratados mais de 10 profissionais trans, que tiveram a oportunidade de terem uma atividade profissional formalizada e aprendizado por meio das nossas ferramentas digitais e na execução do seu trabalho.

Nos últimos anos, a experiência das iniciativas voltadas para a promoção da diversidade e com foco em um ambiente de trabalho inclusivo proporcionou a oportunidade de apoiar o processo de transição de dois funcionários em ambientes de produção e portuário no interior do país. Em ambas as situações, o suporte da liderança direta foi fundamental e diversas ações de planejamento e preparação foram realizadas – inclusive a recepção especial aos colegas em sua nova identidade de gênero. 

Essas atitudes foram decisivas para garantir o bem-estar, a satisfação pessoal e contribuir para a realização profissional desses colaboradores, transformando a realidade no ambiente de trabalho. Evoluir esse cenário e oferecer oportunidades de crescimento profissional são apenas uma parte do que o foco em diversidade e inclusão nas empresas pode fazer pela sociedade. Atualmente, temos aumentado o número de mulheres nas áreas de produção e em cargos técnicos, mesmo em mercados de trabalho mais restritos, em áreas de vendas técnicas, como nutrição animal, e na liderança de diversas fábricas no país. 

Acredito no poder de transformação das organizações e seu impacto na sociedade. Essa atuação começa com medidas de conscientização, que precisam ser sustentadas e avançar para a definição e o cumprimento de metas. Hoje, queremos ir além e contribuir globalmente na companhia para o aumento do número de mulheres na liderança e do número de profissionais negros e pessoas com deficiência na nossa filial no Brasil. 

A atuação conjunta de diversas áreas da empresa, o compromisso da liderança e o engajamento dos funcionários formam um tripé que dá sustentação para as iniciativas de diversidade e inclusão, e contribui para o avanço dos nossos resultados de negócio. Internamente, nós nos dedicamos para termos um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas possam trazer e ser o seu melhor dentro da empresa, desempenhando suas tarefas, contribuindo para os resultados e crescendo profissionalmente. Dessa forma, continuaremos sendo reconhecidos como a empresa mais inclusiva do agronegócio.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Simone Beier

Diretora de RH da Cargill.