No primeiro semestre deste ano, a Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 40% das oportunidades de promoção conquistadas por mulheres negras. Esse número, que representa a soma do total de promoções nos escritórios e nos restaurantes do país, demonstra a consistência e evolução no desenvolvimento dessas profissionais na empresa, visto que em 2021 sua parcela foi de 37% do total de promoções.
Olhando só para 2021, mulheres negras representaram 30% das pessoas promovidas a cargos de liderança no Brasil, considerando funcionárias da companhia e gerência dos restaurantes, o que equivale a 25% das posições totais de liderança no mesmo período. Estes dados refletem atitudes intrínsecas à rotina de recrutamento e seleção da empresa, com foco no talento e o compromisso de gerar oportunidade para todas as pessoas, além de treinamentos e capacitações que as permitem desenvolver suas carreiras. O olhar para processos de promoção interna também gera um impacto, já que são abertos à candidatura de todas as pessoas, acontece de maneira transparente e espelha o foco nas habilidades necessárias para cada função, de modo que todas elas possam desenvolver-se e ocupar a posição que desejam.
Jozilma dos Santos, 38, é um exemplo de jornada que começa com o primeiro emprego no McDonald’s, como Atendente, e se desenvolve profissionalmente na companhia com treinamentos e capacitações. “Estar na posição de liderança hoje, sendo mulher negra, é muito gratificante. A gente passa a ser referência para outros funcionários”, conta. Representando as mulheres negras promovidas nos últimos meses e líder de um time com mais de 300 funcionários, Jozilma foi promovida ao cargo de Consultora de Operações, no fim de 2021. “A gente vê que a questão da equidade ainda é um fator agravante na sociedade. As oportunidades se tornam mais difíceis. Mas na Arcos Dorados há incentivo para crescer. Com cursos, treinamentos e benefícios. A empresa valoriza bastante isso”, diz.
Acreditar e apostar na promoção de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e respeitoso e em uma sociedade com equidade de oportunidades, é uma das premissas da companhia. Por isso, a Arcos Dorados possui ações que valorizam as diferenças e promovem a equidade, como é o caso do Somos, Comitê de Diversidade e Inclusão, implementado em toda a América Latina, cujo propósito é conscientizar os funcionários do respeito às individualidades. No Brasil, a equidade racial é uma prioridade transversal em todos os eixos trabalhados pelo Comitê, que passa, ainda, por gênero, gerações, pessoas com deficiência, diversidade sexual e saúde e bem-estar.
“Temos cerca de 60 mil colaboradores e sabemos de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho seguro, diverso, respeitoso e inclusivo em todos nossos restaurantes e escritórios, além de oferecer equidade de oportunidades. A Equidade Racial e de Gênero é uma de nossas prioridades, por isso temos atuado cada vez mais direcionados para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança” diz Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados no Brasil.
Entre as ações internas de eixo racial, está a realização de treinamentos aos funcionários e distribuição de cartilha abordando combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira consciente e inclusiva, entre outros. Além disso, a companhia também é parceira do MOVER, Movimento Pela Equidade Racial, e busca dentre outros objetivos, também contribuir com a promoção de oportunidades de liderança para pessoas negras no mercado de trabalho.