A empresa MSD Brasil acaba aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, entidade que congrega empresas em prol da inclusão plena do público LGBTQIA+ no ambiente empresarial e na sociedade. Adesão prevê o cumprimento de 10 diferentes compromissos, que incluem oferecer a seus colaboradores diversidade, inclusão, oportunidades e salários justos independente de orientação sexual ou identidade de gênero.
Mobilizando instituições envolvidas com a criação de políticas e ações que reflitam, na prática, as máximas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ contribui diretamente para a inclusão e a ascensão socioeconômica dos profissionais que se identificam com o grupo LGBTQIA+ e para o aprimoramento dos processos de seleção, contratação e comunicação dentro das empresas.
Aperfeiçoamento que a MSD Brasil pretende constante na organização, entende Elisa Mendoza, diretora de RH. “Acreditamos que a diversidade e a inclusão são mais do que palavras: trata-se de fomentar uma múltipla força de trabalho, com colaboradores que se sentem confortáveis para trazer suas visões e mundo e suas perspectivas únicas para o ambiente corporativo”, comenta a executiva.
O tema e diversas iniciativas relacionadas já faziam parte do cotidiano dos mais de 600 colaboradores da companhia, mas ações de sensibilização, conscientização e a inclusão propriamente dita devem se intensificar. “Ao promovê-la dentro de nossas equipes, criamos uma múltipla força de trabalho, com profissionais cada vez mais dispostos a trocar ideias, ensinar e aprender com as diferenças”, ressalta Elisa
Grupo aberto
A MSD mantém o Rainbow Alliance, grupo criado para inspirar e desenvolver uma cultura inclusiva que apoie a rede de funcionários LGBTQIA+ e aliados, por meio de recrutamento e desenvolvimento de talentos, alcance comunitário e integração de negócios. O grupo é aberto a todos os colaboradores que se identifiquem com esse público.
Dentre as conquistas lideradas pela iniciativa estão apoio jurídico e psicológico, ampliação da licença-parental de 12 semanas para casais heterossexuais, homossexuais e pais adotivos, auxílio adoção e contratação de pessoa trans, além de palestras e discussões frequentes sobre temas relacionados à causa LGBTQIA+, estimulando um ambiente de trabalho acolhedor para todos os colaboradores e que preze pelo respeito mútuo, inclusão e responsabilidade.
Os 10 compromissos assumidos pela MSD Brasil ao assinar a carta de adesão são:
Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+;
Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+;
Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+;
Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+;
Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+;
Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing;
Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;
Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+;
Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor;
Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.