Levantamento exclusivo da Infojobs, HR Tech que desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas, mostra um 2023 aquecido com destaque para as áreas de tecnologia, administração, vendas e gestão de pessoas no que diz respeito a oportunidades de emprego. O cenário é positivo, mas não sem refletir as dificuldades das empresas em geral.
Ana Paula Prado, CEO da Infojobs, comenta algumas das principais demandas. Para elas, algumas são fruto dos movimentos de mercado no pós-Covid, além das próprias mudanças em curso em carreiras e profissões.
“Acredito que o cenário desafiador que as empresas enfrentam hoje são reflexos da pandemia e a mudança de comportamento dos candidatos, que implica em dificuldades para contratar e reter seja um dos motivadores, aquecendo o mercado e tornando esses profissionais ainda mais necessários para as organizações”, comenta a executiva, sobre a alta procura por profissionais de RH
“O fato é que contratar tornou-se um desafio e reter é mais desafiador ainda. Os funcionários estão deixando as empresas cedo! Para ter uma noção, 25% dos jovens, entre 18 a 24 anos, permanecem dentro de uma empresa por menos de três meses, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência”, explica Ana Paula.
“Os profissionais de RH são responsáveis por fazer a ponte entre candidatos e a empresa, mas não só isso, como também mantê-los motivados e envolvidos com a cultura da empresa, realizando ações de Employee Experience.”
“Sobre a alta na área comercial, com o mercado aquecido, as empresas precisam prospectar clientes e também temos a retomada da economia com o aumento das vendas e o consumo até mesmo nos comércios”, explica, também, Ana Paula. “Então é natural que contratem para crescer. Além disso, esse é um dos setores que historicamente já tem um volume de vagas alto.”
Tanto em relação ao RH, quanto à área comercial, a CEO ressalta que o mercado precisa de profissionais antenados nas demandas atuais, que entendem tecnologias da área, tendências e desafios de cada setor.
RH, peça-chave na retenção de talentos
Ana Paula lembra que os profissionais de RH são de extrema importância para uma empresa que deseja realizar boas contratações e retê-las. “No entanto, além de acompanharem as tendências para o setor de perto, também devem estar antenados nas mudanças no comportamento dos profissionais ocorridas nos últimos anos”, acrescenta.
E cita números do setor, que embasam o protagonismo desse profissional: o número de demissões voluntárias aumentou 70% nos primeiros meses de 2022, segundo o Caged. Isso porque o mercado aqueceu novamente e as pessoas estão priorizando saúde mental e a qualidade de vida, adotando uma postura de condutor da própria vida. O fenômeno já impactou moderadamente 52% das empresas, segundo Amcham Brasil.
“A expectativa dos funcionários é de equilibrar a vida social e profissional de maneira saudável e caso isso não aconteça, não têm medo de buscarem um ambiente que permita, claro isso depende de cada pessoa e realidade que enfrenta, mas é um comportamento que notamos principalmente com os jovens talentos.”, lembra Ana. “Acompanhar o cenário é fundamental.”
E finaliza: “Portanto, posso dizer que para realizar um bom trabalho, o RH deve ser composto por uma equipe focada no futuro, orientada para a tecnologia, operacionalmente capaz e financeiramente disciplinada”.
Busca por evolução ou demanda contra o turnover?
A razão para a alta demanda por profissionais em certas áreas seria um pouco dos dois, diz Ana Paula. “Além do que disse sobre a mudança de expectativas dos funcionários, as empresas não encontram pessoas com as qualificações necessárias, principalmente voltadas para as novas tecnologias, por isso esse é um setor que se destaca no aumento de vagas também.”, explica.
A executiva lembra dados do Ministério do Trabalho e Previdência, que apontam que quase um quarto dos jovens entre 18 a 24 anos permanecem dentro de uma organização por menos de três meses. Esse grupo, conforme o levantamento, chega a 2,47 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que contempla a nova geração de talentos. Esse comportamento é diferente das gerações anteriores, em que os trabalhadores de 50 a 64 anos, mais de 40% ficam 10 anos ou mais num mesmo emprego.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, o índice de escassez de talentos no Brasil atingiu 81% em 2022, superando a média global. O aumento foi de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior, recorda Ana Paula.
Áreas em alta demanda em Janeiro de 2023, segundo Infojobs:
- Comercial
Líder em 2022 em relação a ofertas de vagas, com 50.713 oportunidades, as tendências seguem em alta para a área comercial. É possível se candidatar para funções desde operacionais até cargos de gerência.
- Tecnologia da Informação
O setor de tecnologia está em alta há alguns anos, mostrando que as companhias estão sedentas por contratar bons profissionais do segmento. Há oportunidades para todos os níveis hierárquicos, de estagiário a consultor.
- Administração
Administradores são necessários em todas as empresas. No entanto, as vagas exigem cada vez mais habilidades específicas para atender as necessidades do mercado atual. Há ofertas para todos os cargos, de operacionais a supervisão.
- Logística
Com demandas cada vez mais dinâmicas e a tecnologia como ferramenta para as equipes, a área logística é essencial para o funcionamento pleno de algumas empresas. Podem ser encontradas vagas para diferentes níveis profissionais, de operacional a encarregado.
- Gastronomia e Alimentos
Profissionais do setor de alimentos e gastronomia também encontram mais oportunidades, principalmente porque o segmento está em retomada pós-pandemia. Estão disponíveis vagas para todos os níveis, de operacional a coordenador.
- Indústria
O setor responsável pelo processo fabril e desenvolvimento de diversos produtos, está entre as áreas com maior número de vagas abertas atualmente. As ofertas disponíveis são destinadas a todos os níveis.
- Construção Civil
Também devido à retomada, a construção civil apresenta crescimento no número de oportunidades e as empresas estão em busca de profissionais já no início do ano. Além de especialistas, também estão sendo buscados operacionais, auxiliares, consultores e estagiários.
- Finanças
A área financeira está entre os principais setores em destaque, com tendência de crescimento até o fim do ano. Estão disponíveis vagas para todos os níveis.
- Serviços Gerais
Profissionais de serviços gerais podem encontrar vagas em diferentes regiões do país. Os níveis buscados são: operacional, auxiliar, assistente, supervisor e encarregado.
- Recursos Humanos
Com a busca por aprimoramento e estruturação de equipes de RH ainda mais especializadas em gestão de pessoas e aptas a utilizarem as novas tecnologias para o setor, as empresas procuram por profissionais competentes para continuar o desenvolvimento do trabalho com sucesso. Estão disponíveis vagas para todos os níveis.