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Diga-me o propósito da sua empresa, e eu te direi para onde vais

Quando colaboradores encontram propósito, é como se um farol iluminasse suas vidas profissionais, rumo a um trabalho com significado

de Roger Ramiro em 29 de junho de 2023
Redgreystock, via Freepik.com Redgreystock, via Freepik.com

No contexto do ambiente de trabalho atual, o conceito de propósito tem se tornado cada
vez mais relevante. Assim como um capitão conduzindo um navio, os líderes de Recursos
Humanos desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente que promova o
engajamento e a realização dos colaboradores.

Pesquisas consistentes têm comprovado que colaboradores que se sentem conectados a
um propósito têm níveis mais elevados de engajamento, satisfação e produtividade. Uma
pesquisa realizada pelo Instituto Teleos Leadership (USA), sobre engajamento e felicidade no
trabalho com dezenas de empresas ao redor do mundo aponta que, para ser plenamente
engajado e feliz, um dos principais fatores é que a empresa que tenha um forte compromisso
com o senso de propósito. Outra pesquisa, conduzida pela consultoria Deloitte, constatou que
organizações com uma cultura de propósito atraem profissionais qualificados e melhoram sua
reputação no mercado.

Imagine o colaborador como um navio em alto mar, navegando sem rumo. Durante
muito tempo, ele se encontra perdido, sem uma direção clara em seu trabalho, desmotivado e
navegando em círculos. No entanto, quando os colaboradores encontram seu propósito, é como
se um farol se acendesse em suas vidas profissionais. Esse farol os guia e os inspira a
navegar em direção a um trabalho com significado, alinhado aos seus valores e paixões.

Um exemplo concreto do impacto do propósito no engajamento e na produtividade
pode ser observado na empresa Patagonia, conhecida por sua dedicação à sustentabilidade
ambiental. A organização promove um propósito claro e envolvente, fazendo com que seus
colaboradores sintam-se parte de uma missão maior: proteger o planeta. Como resultado, a
Patagonia experimenta altos níveis de engajamento, satisfação no trabalho e até mesmo uma
maior retenção de talentos, já que profissionais alinhados com seus valores são atraídos para a
empresa.

Outro exemplo é a TOMS, uma empresa de calçados que adotou um modelo de negócio
baseado na filantropia. A cada par de sapatos vendido, a empresa doa um par para uma criança
necessitada. Essa missão, incorporada em seu propósito, atrai colaboradores que desejam fazer
a diferença no mundo e engajam-se intensamente no trabalho, pois sabem que estão
contribuindo para uma causa maior.

Com base nessas pesquisas e exemplos reais, é evidente que o propósito no trabalho
não é apenas uma tendência passageira, mas uma abordagem estratégica que traz benefícios
tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Portanto, é fundamental que os
profissionais de Recursos Humanos atuem como verdadeiros capitães, navegando rumo à
construção de um ambiente de trabalho orientado ao propósito (purpose driven).

Para cultivar o propósito nas organizações, é preciso proporcionar clareza de visão e
missão, permitindo que os colaboradores se identifiquem com os objetivos e valores da
empresa. Além disso, é essencial criar oportunidades para que os colaboradores utilizem seus
talentos e habilidades em projetos significativos. Programas de voluntariado, mentorias e
programas de desenvolvimento pessoal também são formas eficazes de promover o propósito
no ambiente de trabalho.

Portanto, convido você, líder de Recursos Humanos, a ter a mentalidade de um
verdadeiro capitão ou capitã que conduz o navio do propósito. Ao criar um ambiente que
valoriza e nutre o propósito dos colaboradores, você fortalecerá o engajamento, a satisfação e
a produtividade de todo time. Lembre-se: quando os colaboradores encontram seu propósito,
eles se tornam tripulantes dedicados, navegando em direção ao sucesso e ao crescimento, e sua
empresa se torna uma verdadeira embarcação de sucesso nesse mercado cada vez mais
competitivo e digital.

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Roger Ramiro

Possui formação em Engenharia Elétrica pela UERJ, pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e certificações em Marketing Digital Internacional pela ESPM-SP. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Daudt. Life, Business and Leader Coach, Mentor de Carreiras, Analista Comportamental e palestrante. É Embaixador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil. Foi executivo de Tecnologia de grandes projetos no Grupo Globo e apaixonou-se pelas áreas em que hoje atua, transicionando sua carreira para lidar com gente, gestão e sustentabilidade.