O Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH, em sua quadragésima nona edição, entre 8 e 10 de agosto deste ano, apresentará o cenário da gestão de pessoas na América Latina segundo a World Federation of People Management Associations (WFPMA), presente em 93 países. Seu presidente, o canadense Anthony Ariganello, comentará visões estratégicas, os desafios dos profissionais de Recursos Humanos e as principais tendências do setor globalmente.
Em outras análises e dados do mercado, de estudo da consultoria Mercer com forte presença de empresas latino-americanas, as tendências compartilhadas por essas companhias dizem respeito aos modelos de RH mais comuns nessas organizações e funcionamento de suas estruturas. A pesquisa, amplamente divulgada no início deste ano, contou com 857 participantes, de 39 países diferentes.
A gestão centralizada é prevalente em empresas entre 500 a 10 mil colaboradores. E quanto à percepção de alinhamento entre a estratégia de pessoas e do negócio, a maioria (63%) acredita que este aumentou nos dois últimos anos, aumentando o protagonismo do RH.
Em relação ao uso de dados e tecnologia, em torno de 30% dos núcleos de serviços compartilhados nos RHs ainda têm dificuldades com informações em tempo real e painéis analíticos. Cerca de 40%, por sua vez, não tinham planos de aderir a soluções baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning neste ano.
Em relação a desempenho, um posicionamento estratégico junto ao CEO ou COO favorece a performance dos RHs, em quase o dobro, em comparação com organizações em que o departamento não tem essa prática.
____________________________
Para saber o que está reservado ao setor na América Latina, acompanhe a cobertura do CONARH2023 neste site. Evento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e um dos principais encontros do setor, está previsto para dias 8 a 10 de agosto
Para ter acesso à programação completa do evento, acesse aqui.
____________________________
Um oferecimento de: