BlogaRH

A LATAM é mesmo um mundo: por que “apenas” informar, se é possível contar suas histórias?

Caio Ferracina e Luísa Serpa, da LATAM Airlines Brasil, discutem como a comunicação interna evoluiu para contar histórias inspiradoras, promovendo uma cultura de pertencimento e valorização

de Caio Ferracina e Luísa Serpa em 25 de julho de 2024
Latam e comunicação interna Foto: imagem gerada por IA - DALL·E

Storytelling, leadership, ownership, podcast, videocast, webcast, employer branding, employee experience, employee value proposition. Palavras que, se não são “trends” do nosso mundo da Comunicação interna, muitos de nós gostamos de reproduzir em palestras, reuniões, perfis de LinkedIn…  Nosso relato aqui, mais do que um artigo, vai comentar um pouco sobre esses conceitos em “itálico” e que soam como “fancy”, mas queremos mesmo é mostrar a “vida real” na LATAM Airlines Brasil – sem romantizar ou rebuscar com palavras da moda.

Vamos falar sobre contar histórias. Ou melhor, sobre “Sair de uma área que ‘apenas’ informa para ser uma equipe de pessoas que se relacionam e contam histórias”. Essa foi a Visão da Comunicação Interna da LATAM Brasil construída em nosso planejamento estratégico para 2023/2024. Nascia ali o desejo de consolidar a cultura de valorização e pertencimento das nossas pessoas, e gerar nelas a vontade de explorar e manifestar suas histórias com a LATAM. Para nós, virou uma missão que só a área de Comunicação Interna poderia entregar: formalizar o que nos diferencia como marca empregadora, como cultura organizacional e disseminar isso para dentro e para fora.

E é aí que as histórias dos nossos colaboradores ganham protagonismo: trajetórias corajosas, de superação, longevas e de idas e vindas (comuns na indústria da aviação); ações de encantamento de passageiros nos mais diversos níveis; experiências utilizando nosso benefício de viagem; e boas práticas sobre como ser mais Justos, Empáticos, Transparentes ou Simples (JETS) – a essência da cultura LATAM.

Conexão com a cultura LATAM

O processo foi natural, que toda área de Comunicação Interna vive: usar seus meios de comunicação internos para “empurrar” a Cultura, influenciar e até arrastar pelo exemplo comportamentos e atitudes esperadas. São essas histórias e seu processo belíssimo de contação que nos diferenciam, e nossos empregados sabem e valorizam isso.

Até que chegou para nós uma missão diferente, desenhada a várias mãos e capitaneado pela área de Desenvolvimento Organizacional da LATAM Brasil: o Mundo LATAM, um programa voltado para o desenvolvimento profissional da Liderança e construído para criar e compartilhar conhecimento sobre a LATAM e sobre o nosso negócio. Ele foi reformulado em 2024, buscando mais proximidade e conectividade com as nossas pessoas; e dividido em dois conteúdos:

  • Turmas presencias: duas por ano, em que gestores com cargos de coordenação terão a oportunidade de explorar diversas áreas: Operações, Manutenção, Cabine, Recursos Humanos, Jurídico, Aeroportos, Serviços e mais. Ao final, se dividem em grupos e propõem um projeto de inovação para um produto ou serviço, e apresentam para os diretores e nosso CEO.
  • Mundo LATAM Podcast: disponível para toda liderança LATAM, o Podcast é uma novidade, por meio de um bate-papo com os especialistas de cada área macro, em que eles trazem curiosidades e informações importantes sobre o negócio, mas também falam sobre suas carreiras e vidas pessoais.

Evolução cultural e boas histórias

Mas e o que o Mundo LATAM, especificamente o Podcast, teve de tão especial? Se recorda que falamos de “usar os meios de comunicação internos para ‘empurrar’ a Cultura LATAM”? Pois bem, achamos, no início, que esse seria mais um projeto para este fator de influência interna e evolução cultural…

Só que conforme o Mundo LATAM Podcast começou a tomar forma, com o processo de roteirização, criação e pré-produção do que até então seria novo para nós (produção de um Podcast), a estratégia foi ganhando uma nova perspectiva… Pensa bem: era um programa em vídeo para lideranças e com lideranças, com perguntas sobre o negócio, estratégia e carreira, e que ao mesmo tempo geraria desejo das lideranças médias e operacionais da LATAM em “chegar lá”, no lugar dos Diretores e do nosso CEO!

Foi aí que, em meio ao início da gravação com esses executivos, fomos tomados por uma onda que foi o grande diferencial do Mundo LATAM Podcast: humanizá-los. Em clima descontraído, teve pergunta sobre hobby, filhos, culinária, time de futebol, sonhos, trajetória dentro e fora da LATAM. Contamos muitas histórias… Fizemos história!

Desafios da vida real

O Mundo LATAM virou a mesa para a Comunicação Interna no que tocava empurrar a cultura por meio de um programa de entrevistas com Executivos. Na verdade, a cultura LATAM tomou e “invadiu” o editorial do Podcast, pois aquilo era o que fazia mais sentido: a Cultura influenciou o canal, o conteúdo e o formato. Torna-se algo consolidado como narrativa e respaldado por essa cultura rica e apaixonante.

Mas, como nem tudo são milhas, nosso Mundo LATAM tem ainda algumas questões para resolver, é certo; alguns desafios importantes que merecem seu espaço aqui nesse relato de “vida real”, como nos comprometemos.

“Vida real”: porque ser transparente também é parte da Cultura LATAM…

  • Como boa área de Comunicação Interna que somos, fizemos uma pesquisa de aceitação sobre o formato, o conteúdo e a divulgação.
  • E como boas pessoas que temos, tivemos uma baixa taxa de resposta (sad, but true). A verdade é que o cenário foi o melhor: quem respondeu, amou e está encantado com o canal e com o que viu ali. Mas quem respondeu foi a média/alta liderança – líderes não operacionais; pessoas que estão conectadas na maior parte do tempo e que podem vir a ter um certo contato com aqueles executivos.
  •  Falhamos? Pensamos que não. Até porque nem podemos inferir que quem não respondeu a pesquisa não sabia, não consumiu ou não gostou do Podcast. As possibilidades são muitas…

E aí você deve estar se perguntando: mas e as métricas? Não tinham métricas de clique, acesso, visualização? Aqui, vivemos um dilema: postergar o lançamento e conseguir mensurar melhor ou lançar dentro do prazo (e casado com as Turmas Presenciais), mas com precisão de análise?  Como era um projeto a muitas mãos, e muitas vezes o “feito é melhor do que perfeito”, seguimos com o lançamento e poucos indicadores (para não deixar ninguém na curiosidade, temos taxas em torno de 40% da liderança – o que neste momento é satisfatório, o que não quer dizer que não queremos mais).

No fim, o Mundo LATAM chegou nos fazendo repensar muita coisa, rasgando a estratégia inicial e mostrando que a força da nossa cultura está mesmo na valorização das nossas pessoas – no que elas pensam, sentem e reconhecem da LATAM; e dos nossos líderes como mentores, como exemplos. Nosso dever é não se apaixonar pelo formato, sem que ele se prove e faça sentido ao público, para que assim o Podcast seja parte integrante desta nossa estratégia de canais, desta missão de contar histórias. Nosso papel aqui é fortalecer e compartilhar essas histórias. Agora, queremos dividir este conteúdo, em um futuro próximo, com toda a empresa. Afinal, a LATAM é mesmo um mundo e todas as nossas pessoas merecem (vi)ver o que contamos ali.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Caio Ferracina e Luísa Serpa

Caio Ferracina e Luísa Serpa, integrantes da área de Comunicação Interna e Cultura da LATAM Airlines Brasil