A busca por igualdade para as mulheres é uma jornada diária e contínua. Por isso, é fundamental que cada uma de nós contribua para essa conversa, compartilhando nossas experiências e aprendizados. Em um país onde 51,5% da população é composta pelo sexo feminino², enxergamos a importância de debatermos continuamente sobre os espaços ocupados por mulheres e as oportunidades que podemos conquistar. E acredito que esse caminho começa pelo respeito.
Da minha experiência, posso afirmar que o respeito é uma condição primordial para a construção de relações sadias e legítimas no ambiente de trabalho. Uma liderança genuína tem como base o respeito entre as pessoas e, por sua posição, o líder deve não apenas respeitar, mas também estimular esse sentimento em suas equipes.
Acredito também que exercer uma liderança com foco no cuidado é de extrema importância. É impossível ser líder sem conjugar o verbo cuidar. Além disso, uma liderança respeitosa e cuidadosa, é necessária para construir e fortalecer times, com gestores humanos e empáticos, que apoiam carreiras, principalmente das mulheres, que enfrentam ainda mais desafios em muitos momentos de sua trajetória profissional.
De acordo com um estudo do IBGE³, em 2022, as mulheres dedicaram quase o dobro de tempo que os homens aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos. Mas, entendo que ainda temos muito que avançar, especialmente no mercado de trabalho.
Particularmente, ser mulher, mãe e gestora são trabalhos integrados, full time, que me proporcionam exercer meus melhores papéis. Se hoje me sinto fortalecida na posição de liderança é graças à trajetória e aos exemplos que tive.
Por isso, é fundamental termos a compressão que nosso papel é um ativo de transformação social. Mulheres líderes são capazes de construir e deixar um legado muito valioso para as futuras gerações – é de nossa responsabilidade criar e expandir essas oportunidades!
Esse texto é uma celebração orgulhosa das nossas conquistas e um lembrete que ainda temos muito espaço para conquistar nessa jornada colaborativa. A diversidade no ambiente de trabalho é, sem dúvida, necessária para sucesso e sustentabilidade de uma sociedade mais justa e equitativa.
¹ Fonte: Women in Business 2024
³ Fonte: Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil – 3ª edição