Apesar de representar mais da metade da população brasileira – cerca de 51,5%, de acordo com o último estudo divulgado pelo IBGE –, as mulheres ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a taxa de participação feminina em 2023 foi de 52,2%. Essa desigualdade é especialmente evidente em setores industriais, como a manufatura. Com o objetivo de capacitar e promover a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Grupo L’Oréal no Brasil abre inscrições para o Projeto Elas.
Lançado em 2024, em parceria com o SENAI, a iniciativa oferece formação técnica para mulheres na cidade de São Paulo, local onde a fábrica do Grupo L’Oréal está localizada no Brasil. Durante quatro meses, as alunas participam de aulas teóricas e práticas sobre manutenção e mecânica industrial. O intuito da companhia é que, além de obterem a formação no setor industrial, as mulheres tenham oportunidade profissional com vagas disponíveis na companhia.
“Hoje, mais de 50% dos cargos de liderança do Grupo L’Oréal são ocupados por mulheres, mas queremos ir além e trazer ainda mais representatividade para as nossas operações. Acreditamos que a diversidade é essencial para inovação e crescimento”, destaca Daniela Nishimoto, Diretora de RH Operações do Grupo L’Oréal no Brasil.
O Projeto Elas reforça o papel central da agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão para a Companhia, fortalecendo a sua atuação em prol da equidade de gênero e inclusão social, e está alinhado ao compromisso do Movimento Educa 2030, liderado pelo Pacto Global da ONU em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a UNICEF. Para isso, o programa atua de forma interseccional com foco em cinco pilares: Refugiadas, Pessoas com Deficiência, Étnico-Racial, Gerações e comunidade LGBTQIAPN+.
Além de promover a inclusão internamente, o Grupo L’Oréal busca impactar o mercado e acelerar a equidade de gênero em um ambiente tradicionalmente masculino. “Na primeira edição, mais de 50% das formandas conquistaram oportunidade de emprego, seja dentro da L’Oréal ou em empresas parceiras. Essa é a segunda edição de muitas que virão e ajudarão a abrir portas para contribuir com o futuro dessas mulheres”, complementa Daniela.
Entre as formandas da primeira turma está Judith Andunga, uma refugiada angolana que encontrou no Projeto Elas uma oportunidade de transformação. Enfrentando desafios como o desemprego e barreiras culturais ao chegar no país, Judith participou da primeira edição do programa no ano passado. “Esse curso foi o início de uma nova história para mim. Sinto que, finalmente, estou construindo um caminho forte para o meu futuro”, compartilha a profissional, que agora atua na área industrial da fábrica do Grupo L’Oréal em São Paulo como Auxiliar de Produção.
O programa terá a sua segunda turma iniciada em 7 de abril de 2025. As inscrições estão abertas até o 21 de fevereiro, através do link ou o QR Code abaixo:
Detalhes do programa:
Início: 07/04/2025
Duração: 4 meses (aulas de 4 horas, das 9h às 13h, 3 vezes por semana)
Locais: SENAI Pirituba e Fábrica do Grupo L’Oréal (Vila Jaguara)
Benefícios: Bolsa-auxílio de R$ 350,00 e vale-transporte
(Com informações da assessoria de imprensa)