Buscar a felicidade nas pequenas coisas significa direcionar a sua energia e a sua atenção ao que realmente importa. Renato Rovina, diretor de Recursos Humanos no BNP Paribas, ressalta um fato importante, de que o tema da felicidade representa coisas diferentes para cada pessoa. “Não basta ser feliz no trabalho e não ser na família ou não ter saúde. Felicidade dá um senso de realização, de propósito, de ter prazer de contar o que faz e onde faz e não ser um sofrimento de ficar horas naquele local de trabalho. Ser feliz no trabalho é encontrar atividades que proporcionam prazer e realização. Ter bons colegas, bons gestores e se sinta reconhecido”.
Geraldo S. Netto, diretor de Capital Humano na Arcor do Brasil, declara que um dos objetivos do RH é dar a melhor opção de trabalho para as pessoas. “O conceito de felicidade é muito amplo e praticamente é uma necessidade da vida da gente”. E questiona: para ser feliz é só no trabalho ou na vida? E colocou que ações de reconhecimento das empresas causam impactos positivos nas pessoas. Um dos exemplos é o reconhecimento de tempo de casa, feito na sua empresa, “mas como esse tempo tem diminuído, temos programas para 1, 2 e 5 anos de empresa. Porque para as pessoas hoje é mais importante ter ciclos na carreira e as empresas precisam se adaptar a isso”.
Aline Brito, coordenadora de Comunicação e Cultura na Techware, diz que estar aberto a ouvir o que as pessoas têm a dizer é um passo bem importante. “Nós tínhamos várias ações de reconhecimento aqui que achávamos o máximo, mas ouvindo os funcionários, eles disseram que uma delas deveria ser reformulada completamente, o tempo de casa. E estendemos essa valorização para pessoas com menos tempo de casa. E outras coisas percebemos que devíamos mudar, mas só com ouvidos e mente abertas entendemos isso”, relata.
Este assunto sobre micro-hábitos diários que constroem felicidade foi debatido no 5º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa, uma iniciativa das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, com apoio do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, realizado nos dias 4 e 5 de agosto.
Oferecimento:
Assista aos painéis do primeiro dia, clicando aqui.
Assista aos painéis do segundo dia, clicando aqui.