O ambiente de trabalho é onde passamos grande parte do nosso tempo. E quando esse ambiente é dotado de proximidade e afetividade, consideramos como nossa segunda casa – e nossos colegas de equipe, uma segunda família.
Quando um colaborador se sente acolhido em seu ambiente de trabalho isso reflete em sua performance, elevando seu engajamento e, como consequência, sua produtividade. Afinal, quem não gosta de saber que é reconhecido como parte importante da equipe?
Foi pensando nisso que muitas empresas vêm dando cada vez mais ênfase em acolher o colaborador. Uma das que vem trabalhando nesse sentido é o Grupo Pereira, uma das maiores redes varejistas do país, que reúne cerca de 15 mil colaboradores. Neste mês, o grupo lançou o programa Acolhe GP, que reúne iniciativas de suporte social ao colaborador, além de estimular um relacionamento mais próximo entre as equipes. Para entender mais sobre o programa, a Melhor RH conversou com Marília Oliveira, vice-presidente de Gente e Gestão do Grupo Pereira.
Cada colaborador, um universo
Marília explica que, hoje, as vidas profissional e pessoal estão cada vez mais conectadas, o que traz a necessidade de um olhar mais integrado sobre as pessoas. Segundo ela, é preciso entender as necessidades além do ambiente de trabalho, especialmente em casos como o do Grupo Pereira, que tem colaboradores em diferentes funções e regiões do país, com desafios pessoais e profissionais distintos.
“Sabemos que a maior parte do tempo eles estão conosco e, por isso, queremos contribuir para o bem-estar de cada um. Tudo começa na liderança. Nossos líderes são orientados e estimulados a exercitar esse olhar mais empático e conhecer seus times de maneira ampla e acolhedora na iniciativa ‘Café com nossa Equipe’. Além disso, por meio do ‘Suporte Social’, conseguiremos oferecer suporte por telefone em áreas como economia doméstica, atendimento psicológico, jurídico e administrativo. As ligações, gratuitas, serão sigilosas e poderão ser feitas 24 horas por dia e sete dias por semana”, conta Oliveira.
Questionada sobre como dar suporte aos que se sentem inseguros em expor seus problemas, Oliveira destaca a importância de garantir a privacidade do colaborador.
“Iniciamos uma campanha interna em setembro para divulgar o serviço a todo nosso quadro de colaboradores. Nossa equipe de Gente e Gestão também faz o trabalho de comunicação proativa com os colaboradores, mesmo quando acionada por outro motivo. Além disso, os líderes das equipes também são instruídos a ter esse assunto na pauta das reuniões periódicas. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, a adesão individual ao programa é feita a partir de uma autorização por escrito, que permite o cadastro do colaborador no sistema e garante todo sigilo. A questão da privacidade é importante para estimular o uso do programa”, conta ela.
Equipes unidas produzem melhor
O programa é financiado pela empresa, e Marília Oliveira pontua que a rede não enxerga a iniciativa como um gasto, mas sim como um investimento.
“O programa é financiado pelo próprio Grupo Pereira. Acreditamos, aliás, que este é um investimento. Ao oferecermos um programa que acolhe nosso colaborador, mostramos que estamos juntos. A proximidade, o apoio e o cuidado são importantes ferramentas para a construção de uma relação de confiança e um ambiente de trabalho mais saudável”, conclui Oliveira.