Coronavírus

Ações solidárias no mundo corporativo

Solidariedade das empresas no combate ao Covid-19 impacta a sociedade e reforça o engajamento dos colaboradores

Não são apenas as diferentes formas de organizar o trabalho, por conta da quarentena, que saltam aos olhos. Essa força poderosa chamada solidariedade, que andava meio esquecida, vem contagiando mais e mais pessoas, instituições e empresas na luta contra o coronavírus.

Todo mundo tem um exemplo valoroso ao redor. Um vizinho que se oferece para comprar alimentos ou remédios para idosos; um amigo nas redes sociais que ensina fazer máscaras ou oferece sessões gratuitas de ginástica ou psicoterapia on-line.

Pelo mundo, as notícias do bem não param. De Madonna, que acaba de anunciar a doação de US$ 1 milhão para a pesquisa de vacinas, a Bill Gates que, por meio de sua fundação, está investindo US$ 100 milhões para combater a pandemia.

Por aqui, desde que o Ministério da Saúde incluiu o Brasil no mapa da pandemia, as ações solidárias chegam de todos os lados. Envolvem instituições e empresas.

Já na primeira semana de quarentena, assistimos a uma série de inciativas envolvendo muitos cursos e palestras a distância, que poderiam ser assistidos gratuitamente pelas pessoas em home office.

Esse foi só o comecinho. Na tentativa de amenizar o sofrimento que atinge populações inteiras, independentemente da condição socioeconômica, as ações solidárias continuam.

Todos ganham. A população, claro, é a primeira. As marcas também, pois são associadas a atitudes positivas e humanitárias pela sociedade. E, por isso mesmo, as empresas ganham equipes mais engajadas, orgulhosas de trabalhar em um lugar que faz diferença.

Separamos algumas dessas inúmeras iniciativas. Quem sabe, elas podem inspirar outras mais?

Magazine Luiza – Equipamentos hospitalares  e outros
A companhia presidida por Luiza Trajano está doando R$ 10 milhões para a compra de respiradores artificiais, leitos, colchões e travesseiros para equipar hospitais públicos e filantrópicos de todo o País. O Magazine já doou monitores cardíacos para o Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, ventiladores pulmonares para o SUS, e mil colchões e mil travesseiros destinados a tirar moradores de rua da situação de risco, em Belém do Pará.

EDP – Projetos para comunidades vulneráveis
A empresa do setor elétrico abriu o edital EDP Solidária – Covid-19, voltado para projetos focados em soluções para comunidades vulneráveis no combate ao coronavírus. Será destinado R$ 1 milhão para os selecionados. A EDP também anunciou a doação de outros R$ 6 milhões para a compra de respiradores para as UTIs dos hospitais públicos do Estado de São Paulo.

Hidrovias do Brasil – Equipamentos hospitalares
Por meio do Instituto Hidrovias, a empresa de logística no transporte hidroviário doou R$ 3,4 milhões em equipamentos hospitalares para o novo Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no Pará.

BTG Pactual – Apoio a hospitais e população em vulnerabilidade
O banco de investimentos e seus sócios se uniram para a doação de R$ 50 milhões para quatro pilares: apoio aos profissionais da saúde e compra de equipamentos e materiais para garantir atendimento à população; apoio a hospitais para aumento da capacidade de leitos; suporte à população mais vulnerável; fomento à testagem em grande escala.

Marfrig do Brasil – Álcool gel e kits de diagnóstico
A companhia do setor de alimentação irá produzir 10 10 toneladas mensais de álcool gel aos colaboradores e a
hospitais e instituições assistenciais localizadas nas comunidades
onde a Marfrig opera. A empresa anunciou a doação de R$ 7,5 milhões para o Ministério da Saúde para a compra de 100 mil testes
rápidos de diagnóstico.

Braskem – Materiais e equipamentos hospitalares, apoio às famílias vulneráveis
Ao lado de seus parceiros, a companhia entra na brigada contra o coronavírus com:
Doação de resinas termoplásticas para produzir mais de 60 milhões de máscaras e 1 milhão de aventais aventais de uso hospitalar; cestas básicas por três meses para mais de 1.200 famílias que atuam em reciclagem; produtos de higiene e limpeza para 50 mil famílias no entorno de suas plantas no Brasil; apoio ao governo de Alagoas na implementação de hospital de campanha; fornecimento de matéria-prima para impressão 3D em 8 centros de pesquisa para produção de máscaras de proteção hospitalar.

Bradesco, Itaú e Santander –  Equipamentos hospitalares
Os três maiores bancos do país uniram forças. Em parceria com o Instituto BEI, doaram 5 milhões de testes rápidos ao Ministério da Saúde, e vão investir R$ 50 milhões na compra de 15 milhões de máscaras de tecido para as secretarias estaduais de Saúde e comunidades carentes.  

Ambev – Álcool gel e máscaras para profissionais da saúde
A primeira iniciativa anunciada pela Ambev foi a produção de álcool gel. Hospitais públicos no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo já estão recebendo 5 mil unidades do gel, cada. A cervejaria também vai produzir e doar 3 milhões de máscaras para profissionais de saúde feitas com o PET destinado à produção do Guaraná Antarctica.

Banco BV – Mobilização social e linha de crédito
Com apoio do Instituto Votorantim e da Fundação do Banco do Brasil, o BV desenvolveu iniciativas voltadas para infraestrutura hospitalar essencial e auxílio às famílias mais vulneráveis. Doou R$ 30 milhões e iniciou uma campanha para arrecadação de recursos para aquisição de 50 respiradores em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e auxílio de R$ 300 em vale alimentação para 1.400 famílias em estado de vulnerabilidade no Rio de Janeiro, entre outros. O BV também estruturou uma linha de crédito a preço de custo de R$ 50 milhões para apoiar empresas nacionais fornecedoras de equipamentos e serviços essenciais para o imediato combate à pandemia. 

L’Oréal Brasil – Higiene para hospitais e comunidades
O “Programa de Solidariedade Coronavírus” da empresa contempla a produção industrial de 170 toneladas de álcool gel em sua fábrica de São Paulo para doar a hospitais públicos e comunidades. A L’Oréal também doará outros produtos de higiene e cuidado pessoal – mais de 750 mil unidades de álcool gel e produtos como xampus e condicionadores para as comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

ABCR – Monitor das Doações da COVID 19
A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) colocou no ar o Monitor – página que consolida os números das doações divulgadas em todo o país para combater os efeitos negativos do coronavírus. No momento do lançamento, o Monitor já contava com mais de R$ 700 milhões em doações contabilizadas. A página também lista os valores já alavancados por meio de campanhas de financiamento coletivo – crowdfunding.

XP Inc. – Alimento para famílias carentes
O movimento “Juntos Transformamos” foi criada pela XP para ajudar famílias durante crise do coronavírus.A doação de R$ 25 milhões vai beneficiar ao menos 100 mil pessoas por um período de três meses. Seu principal objetivo é engajar mais empresas e pessoas dispostas a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade a colocarem comida em suas mesas.

General Motors – Conserto de respiradores para hospitais
A montadora selou uma força-tarefa com o Ministério da Economia para o conserto de respiradores em todo o Brasil. Já fez o reparo de 37 equipamentos dos 91 enviados até o momento. O objeto da GM, em parceria com o SENAI e outras empresas, é consertar todos os 3 mil respiradores estimados.

Volkswagen – Logística e máscaras
A companhia disponibilizou frota de 100 automóveis e picapes para a distribuição de álcool gel e outros produtos de saúde para hospitais públicos em São Paulo e no Paraná. Também vai doar máscaras para os governos desses estados abastecerem a as unidades do SUS. [Inês Pereira]

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