Gestão

Acreditar no poder das pessoas

Esse é um dos papéis que todo líder tem que exercer

de Redação em 14 de novembro de 2018

Ser líder significa mandar em todo mundo e não fazer nenhum trabalho. Calma! Isso não condiz com a realidade ou com qualquer traço de verdade. Trata-se, de fato, de um dos mitos mais comuns ligados à liderança, de acordo com Vince Molinaro, diretor global de soluções de liderança da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH) e autor de Liderança é um contrato – as cláusulas essenciais para ser um líder legítimo (Primavera Editorial).

Vince Molinaro,
diretor global de soluções de
liderança da consultoria Lee Hecht
Harrison (LHH) e autor de Liderança
é um contrato – as cláusulas essenciais
para ser um líder legítimo
(Primavera Editorial).

No livro, Molinaro mostra que os riscos da liderança sempre foram grandes, mas estão ficando cada vez maiores. Hoje, cabe aos líderes não apenas a estratégia, mas ainda impulsionar a inovação e desenvolver talentos para o futuro.

E para aqueles que desejam ser líderes no futuro, Molinaro revela cinco comportamentos-chave, que devem estar no radar desses profissionais. Um deles refere-se a saber olhar para o mundo ao seu redor para, assim, se antecipar às
mudanças e entender e aproveitar as oportunidades que surgirem. E mais do que isso, um recado mais do que especial: “Um líder deve, fundamentalmente, acreditar no poder das pessoas”, diz ele.

Por que é tão difícil ser um líder?
Existem várias razões. A primeira é que o mundo tornou-se mais complexo e incerto. Outra diz respeito ao ritmo da mudança, que é cada vez mais rápido. A ruptura está em toda parte. Há também questões que se referem à presença de muitas gerações no mesmo ambiente de trabalho… Tudo isso contribui para um papel desafiador.

O que define liderança hoje e quais são as perspectivas para aqueles que querem ser líderes no futuro?
Existem muitas listas de atributos longos do que precisamos de nossos líderes, mas o que é mais crítico, hoje e amanhã, é a responsabilidade. Minha pesquisa global revelou cinco comportamentos-chave de líderes verdadeiramente responsáveis:

> Eles dão suporte aos outros para altos padrões de desempenho;
> Eles têm a coragem de resolver questões difíceis e tomar decisões difíceis;
> Eles são muito bons em comunicar a estratégia aos funcionários;
> Eles estão animados com o futuro e com a empresa;
> Eles levam tempo para olhar o mundo ao seu redor para antecipar mudanças, aproveitar as tendências e evitar riscos.

Que imagem um líder deve ter hoje perante seus funcionários?
Um líder deve, fundamentalmente, acreditar no poder das pessoas. Deve saber que o sucesso de uma empresa sempre se reduz a seus funcionários. Isso significa que um líder desenvolverá funcionários, criará um ótimo ambiente de trabalho e oferecerá oportunidades de trabalho significativo.

Quais são as principais competências e o que faz de uma pessoa um líder social, familiar, profissional ou pessoal?
Isso aponta para o fato de que a liderança é pessoal. Os melhores líderes são transparentes – o que você vê é o que recebe. Eles não são pessoas diferentes no trabalho ou em casa – eles são a mesma pessoa. Ou seja, eles têm esse senso de integridade pessoal.

Quais são os mitos sobre liderança?
Existem muitos mitos e aqui estão alguns:

> O primeiro é que ser líder significa mandar em todo mundo e não fazer nenhum trabalho;
> O segundo é que, uma vez que você recebe esse “título”, isso automaticamente faz de você um líder e que as pessoas o seguirão;
> O terceiro é que o papel de líder é fácil de ser exercido.

Na sua opinião, liderança é um contrato: o que está envolvido nesse entendimento e quais são as principais cláusulas
de um contrato de liderança?
Existem quatro termos para o contrato de liderança. Vamos a eles:

> Liderança é uma decisão que significa que você deve deliberar e decidir ser um líder; e deve ter a coragem de dizer “não” a um papel de liderança, caso você não estiver apaixonado ou empolgado com essa tarefa;
> Liderança é uma obrigação. Você deve ter clareza sobre qual é o propósito de sua função, qual é o impacto duradouro
que você pretende ter sobre seus funcionários, clientes e empresa;
> Liderança é um trabalho árduo e você precisa estar preparado para lidar com isso. Muitos líderes evitam o trabalho
árduo como dar feedback sincero ou administrar um desempenho ruim – toda vez que evitamos esse tipo de trabalho
duro, nos enfraquecemos;
> A liderança é uma comunidade e você precisa se conectar – a liderança é distribuída nas organizações hoje, não é simplesmente de cima para baixo. Então, você precisa ser bom em trabalhar em toda a organização e em construir
uma forte cultura de liderança.

Como estabelecer um contrato de liderança eficaz em um cenário global em mudança?
Em um nível pessoal, primeiro você precisa entender que existe um contrato de liderança. Então, você deve perceber que você não apenas assinou uma vez, mas várias vezes em sua carreira. Em um nível organizacional, você deve estabelecer expectativas claras de liderança para seus líderes – isso representa a base do contrato de liderança
de sua empresa.

Que atitudes podem ser adotadas por uma pessoa agora e que, no futuro, podem refletir sobre uma carreira de sucesso no mundo corporativo? 
Cito algumas:

> É preciso liderar com responsabilidade;
> É preciso ter o desejo de ser o melhor líder possível;
> É preciso estar aberto ao feedback e estar disposto a mudar em nível pessoal;
> É preciso estar inquieto e nunca se sentir confortável em seu papel de liderança;

Como conciliar o ponto de vista das novas gerações com esse contrato de liderança?
A partir do trabalho com meus clientes, creio que as pessoas da Geração Y estão muito abertas à ideia do contato de liderança. Elas querem trabalhar para grandes líderes e, se não os encontrarem, deixam suas organizações. Assim, o contrato de liderança ajuda os líderes a serem melhores, o que por sua vez atrai a Geração Y. Já o pessoal da Geração Z é diferente porque já teve expectativas de liderança desde quando era jovem: foram convidados para serem líderes na escola, por exemplo. Esta será uma geração que teve o maior desenvolvimento de liderança do que qualquer outra geração anterior – será interessante ver o impacto que eles terão nas organizações.

Qual é o papel das organizações no desenvolvimento de uma cultura de liderança?
A organização deve prestar atenção à cultura de liderança – definir o que eles precisam, avaliar, criar e evoluir. Se não fizer isso, ela terá uma cultura de liderança por acidente e isso não é bom. Acredito que as empresas com as culturas de liderança mais fortes vencerão no futuro.

*Conteúdo publicado na edição de novembro/2018, da Revista Melhor RH

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