Como resultado da consolidação de um planejamento focado em melhorias contínuas na experiência do colaborador, o Banco PAN obteve, pelo quarto ano consecutivo, a certificação Top Employer Brasil. Para a empresa o selo é um instrumento que vai muito além do destaque para o mercado e do crescimento de sua marca empregadora.
Com o auxílio de insights gerados pelo processo de certificação, desde a primeira adesão da empresa, a organização vem evoluindo sua proposta de valor para funcionários e colaboradores em potencial – EVP (Employee Value Proposition). Essa é uma das principais diretrizes a nortear as ações no setor de Atração e Seleção de Talentos, alinhando-as à cultura da empresa. Não por acaso foram esses os quesitos em que o banco mais se destacou este ano, além do pilar de Performance.
Com um rebranding em 2023, o Banco PAN atingiu mais de 28 milhões de clientes, alcançando um lucro líquido de R$777 milhões no ano passado. Possui mais de 2 mil funcionários, alocados em todo o Brasil.
Alinhamento estratégico
Para Thiara Guerreiro, Gerente de Atração, Seleção e Marca Empregadora do Banco PAN, o sucesso ocorre devido “a estratégias bem definidas na aquisição de talentos”, além da “coerência de todo o processo com a proposta de valor da companhia, proporcionando o fit cultural adequado”.
Segundo a Gerente, a excelência nessa etapa é fundamental e garante uma estratégia de pessoas alinhada à estratégia de negócios da companhia e, consequentemente, gera resultados positivos em todos os níveis.
Em linha com os objetivos globais da companhia, Thiara informa que os esforços, em médio e longo prazo, estão focados em personalizar as jornadas dos candidatos, para que eles tenham cada vez mais uma experiência individual e única no processo seletivo. Além disso, a área busca garantir sinergia entre todos os departamentos e lideranças, cascateando a proposta de valor, ainda em construção, para toda a empresa.
Já o sucesso no quesito Performance, entende Thiara, diz respeito ao processo de Gestão de Desempenho bem estruturado, com consolidação da metodologia de avaliação de desempenho e agendas de feedbacks já enraizados pelos gestores. Além de todo planejamento estratégico alinhado com os pilares operacionais e de competências organizacionais, traduzindo de maneira clara o que é esperado dos funcionários.
A evolução é constante na área de Pessoas, informa a Gestora. “Atuamos diariamente para proporcionar aos funcionários um ambiente cada vez melhor para se trabalhar e ter sempre as melhores práticas de recursos humanos, que façam sentido para os nossos funcionários, sendo parte relevante da cultura do Banco PAN”.
Parte do Benchmark
Além do incremento na gestão e na performance, Thiara destaca a relevância do selo Top Employer para a marca empregadora do Banco PAN, ao lembrar que a certificação é conduzida de maneira qualitativa e independente.
“A independência de uma auditoria externa confere credibilidade ao processo”, entende a gestora, lembrando que a entidade utiliza o recurso para assegurar robustez ao certificado.
Outra vantagem, ela avalia, é ser parte de um benchmark internacional de melhores práticas em recursos humanos, através do qual é possível uma troca rica com o mercado e a inserção entre os melhores do mundo.