Saúde

Bem-estar aumenta a produtividade

Investimento em bem-estar reduz o número de faltas e o turnover nas empresas, é o que mostram pesquisas

de Redação em 12 de julho de 2019
Crédito: Freepik

Pessoas com maior bem-estar apresentam melhor desempenho e custos menores nos cuidados com a saúde. Essa é a constatação de mais de 2,6 milhões de pesquisas em campo realizada pela Sharecare, com o Índice de Bem-Estar da Gallup-Sharecare, conjunto de dados sobre bem-estar, que avalia o nível de qualidade de cinco dimensões: propósito, social, financeiro, comunidade e físico.

Leia também:

Como alcançar a felicidade no trabalho
Empresas investem pouco na integração dos programas de saúde e bem-estar

O índice Bem-Estar da Gallup e Sharecare é realizado por meio da plataforma Sharecare, em parceria com a Gallup, que mescla décadas de pesquisas, liderança em saúde e expertise em economia comportamental para acompanhar e entender os fatores-chave que impulsionam um maior bem-estar para os indivíduos e suas populações.

Crédito: Freepik

Estudos da Sharecare apontam que há um ganho corporativo significativo quando empresas olham para essas cinco dimensões. Comparando, em um período de 12 meses, colaboradores de uma empresa que “prosperaram” somente em uma das dimensões do bem-estar, como o físico, por exemplo, aos que evoluíram nas cinco dimensões percebeu-se:

41% menos absenteísmo não planejado;
65% menos chances de estarem envolvidos em acidentes de trabalho;
81% menos intenção de procurar um novo trabalho.
Além disso, as empresas que investem na gestão digital e integrada de saúde, em 12 meses podem reduzir significativamente os custos médios com saúde depois da avaliação de bem-estar. Outro dado importante que foi comparado: o custo anual de sinistros é até 3.5 vezes maior com a população com baixo índice no bem-estar.

A produtividade do time também é impactada. Em média, um indivíduo com um bem-estar 10% maior terá:

5% menos faltas não programadas;
24% menos de presenteísmo (quando o profissional está presente, mas não tem produtividade)
6% de mais dias de maior produtividade em um intervalo de 28 dias.
“Pessoas saudáveis, dentro do conceito holístico de saúde, vivem mais e melhor, são mais produtivas e assíduas ao trabalho, além de utilizarem menos os recursos de saúde, como internações, pronto-socorro e medicamentos”, afirma a médica Ana Cláudia Pinto, diretora Desenvolvimento de Produtos.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail