Antes que a gripe A H1N1 chegasse ao Grupo Accor, a rede já estava preparada para tomar as providências necessárias para proteger seus funcionários. Graças ao mapeamento do perfil epidemiológico da maior parte dos seus nove mil colaboradores, o grupo já havia localizado os grupos de risco, especialmente as gestantes, que correm maior perigo quando contraem o vírus. “Além da licença de 10 dias, demos instruções claras, como ficar em casa e evitar lugares fechados”, conta Fernando Viriato de Medeiros, diretor de RH da Accor Hospitality. A medida é parte das práticas de qualidade de vida, que garantiram à empresa o destaque nessa categoria. Segundo Viriato, a Accor se esforça para transformar a qualidade de vida em uma preocupação constante dos funcionários e também cria maneiras para que essa meta aconteça no dia a dia. “O maior responsável pela saúde é o individuo, mas podemos criar estímulos”, defende o executivo. De acordo com ele, as práticas do grupo têm como objetivo garantir que as pessoas aumentem a atenção com a saúde e aproveitem melhor seu tempo livre.
O cardápio de atividades propostas aos funcionários vai desde campanhas contra o cigarro, passando também ao combate à dengue e ao sedentarismo e chegando até a ginástica laboral e a participação em maratonas. E para mostrar que os esforços para melhorar a qualidade de vida dos funcionários não se concentram apenas na questão da saúde, a Accor Services, um dos braços do grupo, levou suas operações para um prédio com certificação verde – onde há controle para evitar desperdiço de energia, reutilização de água da chuva, entre outras práticas ecologicamente responsáveis – e criou áreas de trabalho abertas, onde não há salas reservadas nem mesmo para a alta gerência. Nesse espaço, a empresa também oferece serviço de restaurante com opções balanceadas de alimentação e espaço saúde com uma equipe multidisciplinar. Um salão de cabeleireiro, uma biblioteca e um cibercafé com computadores livres para os funcionários usarem completam o conjunto de serviços oferecidos ao mais de mil funcionários. O objetivo do grupo, segundo Viriato, é estender os benefícios ao maior número possível de colaboradores. (VC)
Práticas de destaque |
– Viva Melhor: criado em 2002 para ampliar o benefício do plano de saúde, tornou-se um programa de gestão de saúde. Abriga plano médico e odontológico, farmácia e outros convênios que dão desconto em academias de ginástica, farmácias e óticas – Futura Mamãe: a empresa apóia e acompanha a gravidez das colaboradoras, com benefícios como oito horas abonadas por mês para a futura mãe fazer exames ou preparar o enxoval do bebê. Quando nasce o bebê, a empresa envia uma cesta com produtos e seus cumprimentos por esse momento especial |