Nos últimos anos, os executivos de Recursos Humanos têm gradualmente aceitado o rápido crescimento da inteligência artificial para a realização de tarefas críticas, como avaliar candidatos ou responder a perguntas básicas dos colaboradores.
Mas os estrategistas de RH que experimentaram o tão falado ChatGPT dizem que os gerentes dessa área não têm ideia do que está prestes a
atingi-los. E que é preciso se preparar com urgência.
A tarefa mais imediata é aprender o que o ChatGPT pode fazer pelo gerenciamento de pessoas (e o que não pode). O objetivo é orientar tanto a direção da empresa quanto os colaboradores que inevitavelmente começarão a fazer perguntas sobre como a tecnologia poderia ser aplicada ao RH.
E como o ChatGPT é diferente das outras ferramentas com inteligência artificial que o RH já usa? Ele é construído a partir da Inteligência Artificial generativa, tecnologia que é capaz de “escrever” novos conteúdos a partir de um comando dos usuários.
Seu treinamento foi extenso, usou modelos complexos e centenas de bilhões de dados. Tudo para conquistar a capacidade de produzir respostas detalhadas e semelhantes às humanas para solicitações simples e complexas.
Devido à sua natureza versátil, o ChatGPT pode ser usado em diversos cenários. A sua implantação no setor de RH tem muitas vantagens: melhor custo-benefício, engajamento dos funcionários, insights aprimorados e muito mais.
Como um modelo de linguagem de grande escala, o ChatGPT pode ser aplicado em diversas atividades dentro do departamento de Recursos Humanos. No geral, a ferramenta melhora a eficiência e a precisão do processo de recrutamento, bem como ajuda a desenvolver habilidades e fornece suporte aos colaboradores da empresa.
- Seleção de candidatos: o ChatGPT pode ser usado para automatizar a triagem inicial de candidatos. Sua função inclui a análise de currículos e cartas de apresentação identificando palavras-chave e frases que correspondam às qualificações e habilidades necessárias para um determinado cargo.
- Entrevistas: a ferramenta é útil para conduzir entrevistas iniciais com os candidatos, o que economiza tempo e recursos, permitindo que a equipe de RH se concentre nos candidatos mais promissores.
- Análise de linguagem: o ChatGPT analisa a linguagem usada pelos candidatos e fornece informações sobre sua personalidade, valores e estilo de comunicação. Isso pode ajudar os recrutadores a avaliar se um candidato se encaixa na cultura da empresa e tem as habilidades interpessoais necessárias para conquistar sucesso no trabalho.
- Treinamento: os colaboradores da empresa podem ser treinados pelo ChatGPT, especialmente em habilidades interpessoais. O sistema simula cenários de atendimento ao cliente ou liderança, permitindo que os funcionários pratiquem suas habilidades em um ambiente seguro e sem riscos.
- Suporte ao colaborador: o ChatGPT auxilia os colaboradores, respondendo perguntas frequentes e fornecendo informações sobre benefícios e políticas da empresa. Essa ajuda alivia a carga de trabalho da equipe de RH e permite que os colaboradores obtenham informações rapidamente e de forma eficiente.
Embora o ChatGPT seja capaz de desempenhar funções fundamentais de RH, ele pode enfrentar situações mais complicadas que exigem julgamento humano e empatia. Isso pode resultar em respostas imprecisas ou tendenciosas, resultando em conclusões ou resultados incorretos.
Dessa maneira, é necessário ter cuidado entre distinguir o que o ChatGPT é capaz de fazer neste momento e quais são as potenciais aplicações futuras. Embora a ferramenta seja capaz de responder a perguntas sobre recrutamento, benefícios ou felicidade dos funcionários, só é possível aproveitar os dados disponíveis publicamente.
Para uma equipe de RH usar o ChatGPT para obter respostas rápidas sobre questões organizacionais, seria preciso inserir quantidades significativas dos próprios dados, muitos dos quais são confidenciais e, portanto, violariam leis de privacidade como a LGPD.
Embora ainda em teste, o ChatGPT é uma ferramenta empolgante e capaz de automatizar a produção de tarefas dentro do setor de Recursos Humanos. Não acredito que ela esteja perto de substituir trabalhadores humanos.
Muito ainda precisa ser evoluído, inclusive as políticas de armazenagem e gerenciamento de dados confidenciais. Mas, definitivamente o ChatGPT tem uma grande oportunidade de nos tornar mais eficientes.