Empresas incentivam funcionários a desenvolver atividades físicas, como corrida e caminhada. E saem ganhando todos
Seja para reduzir índices de absenteísmo, tirar os colaboradores do sedentarismo ou simplesmente oferecer um primeiro contato com uma atividade física: muitas empresas estão investindo mais na conscientização de que não ficar parado é o melhor antídoto para muitos problemas de saúde. Confira, a seguir, alguns casos:
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Viver em movimento
Criada há dois anos pela Carbinox, a campanha A vida em movimento é mais feliz vem alcançando um de seus principais objetivos: conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância da prática de exercícios para maior qualidade de vida. A companhia, que atua na área de aço inoxidável, aço-carbono e ligas especiais, apoia uma equipe de corredores de rua que tem melhorado seu rendimento a cada corrida. Mariana Cortez, funcionária do setor de compras da Carbinox, é uma das integrantes dessa equipe que conta, atualmente, com 15 participantes. “O esporte mudou minha vida em todos os sentidos. Melhorei meu condicionamento físico, qualidade do sono, alimentação, disposição e concentração para o trabalho, além da redução dos níveis de estresse”, conta.
Mas não são apenas os atletas da equipe de corrida que se beneficiam da campanha. Inspirados pelos colegas, outros colaboradores da empresa têm se motivado a abandonar o sedentarismo e adotar hábitos mais saudáveis. “Automaticamente você se torna uma referência para aqueles que buscam uma mudança em seu estilo de vida”, declara Mariana. Em sua avaliação, “ao levantar esta bandeira, a empresa demonstra a preocupação com o bem-estar físico e psíquico do colaborador”.
A iniciativa surgiu em abril de 2012. Durante o primeiro ano, seis pessoas participaram da fase piloto e conseguiram ótimos resultados nas provas, além de relataram melhoria da disposição física e relacionamento interpessoal. Segundo Maurício Moura Junior, gerente comercial da Carbinox, após dois anos de campanha, a empresa constata que o projeto contribuiu tanto para o desempenho profissional quanto pessoal da equipe. Erick Budziak, líder do setor de controle de qualidade, é um exemplo dessa afirmativa. “Todo incentivo faz bem, mas o incentivo vindo da empresa anima ainda mais. Trabalho mais motivado e busco dar o meu melhor para a Carbinox a cada dia, pois é a maneira que tenho de retribuir e agradecer pela oportunidade”, declara. Ele conta que na primeira prova que disputou representando a Carbinox fez o tempo de 24 minutos em 5 km. Nove meses depois, já conseguiu reduzir o tempo para 21 minutos. E pretende baixar seu tempo ainda mais.
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No peso ideal
O quadro Medida Certa do programa Fantástico, exibido na TV Globo, que na última edição promoveu uma competição entre os cantores César Menotti, Gaby Amarantos e Preta Gil e o humorista Fábio Porchat, tem servido de inspiração para muitos anônimos também entrar na linha. Na cidade de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, em São Paulo, logo que começou a competição entre os artistas, Paulo Robson Morrone Venturini, que trabalha no Centro de Controle Operacional da empresa de ônibus Metra, passou também a cuidar da boa forma e da saúde.
“Sentia muito cansaço, falta de ar e já estava acordando com o som do meu próprio ronco, por conta do excesso de peso. Foi quando caiu a ficha e decidi que precisava me cuidar. Hoje, com o que eu já consegui emagrecer, sinto que tenho mais disposição, estou respirando e dormindo melhor também”, diz Venturini, de 26 anos, que antes de dar início às atividades pesava 145 kg. “Já senti muita diferença e muitos dos meus amigos também estão notando as mudanças, principalmente na minha fisionomia”, diz o funcionário.
De acordo com Bruno Carvalho, preparador físico da Metra, Venturini já emagreceu 10 quilos desde que começou a se exercitar, há pouco mais de um mês. “Traçamos uma meta em que o desafio dele será perder 40 quilos em até seis meses”, revela o preparador físico. Para isso, Venturini tem se exercitado na academia de ginástica da empresa, pelo menos quatro vezes por semana. “Criei séries de exercícios especialmente para ele. Cada treino dura, em média, uma hora e quarenta minutos”, diz Carvalho. Fora da empresa, o funcionário participa, inclusive, de corridas pela cidade.
Mas o sucesso dos resultados alcançados até aqui tem também a participação do acompanhamento nutricional que o funcionário da Metra tem recebido. “Houve redução significativa na ingestão de alimentos fritos ou gordurosos, doces, refrigerantes e guloseimas, em geral. Em contrapartida, no dia a dia, ele está comendo mais legumes, verduras, frutas, proteínas magras (peixe, frango, leite desnatado) e cereais integrais. Além disso, está bebendo no mínimo 2 litros de água por dia e se alimentando em horários regulares, de 3 em 3 horas”, diz Denise Tavares, nutricionista da empresa.
“Tenho sempre uma fruta, um sanduíche light ou uma barrinha, por exemplo, para comer entre uma refeição e outra. Assim, diminui meu apetite. E parei, por exemplo, de chegar em casa tarde da noite, jantar um prato enorme de comida e depois ir dormir”, conta o entusiasmado funcionário. Por conta do sucesso da iniciativa, a empresa planeja realizar uma campanha interna para estimular outros funcionários que também estão acima do peso a participar do programa Medida Certa na Metra.
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Mudança de hábito
A Aperam South America, produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina, reforça seu compromisso com os colaboradores por meio de programas como o Condicionamento físico e o Check-up de saúde. A empresa atua junto aos empregados não apenas incentivando-os a perder peso e cuidar da saúde, mas também a ganhar qualidade de vida.
O programa de condicionamento físico visa uma atenção especial a boas práticas e dicas para viver bem com a realização de exame médico periódico. Além disso, o funcionário é encaminhado assim que algum problema é detectado. No programa Check-up de saúde, os empregados são acompanhados por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos. Clarissa Ulhôa é uma das profissionais que atuam nesse processo. “A prática de atividade física é extremamente importante não só para a saúde física, mas também mental. As pessoas se tornam mais motivadas e produtivas não só no trabalho, mas também socialmente”, conta Clarissa.
Os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, 48% da população está acima do peso no país. Prevenir requer um conjunto de ações, alinhando atividade física e alimentação adequada. As pesquisas mostram ainda que não são apenas os adultos que estão cada vez mais acima do peso: o índice de crianças com sobrepeso já chega a 15%. O médico do trabalho da Aperam South America, Evonei Melquíades, afirma que esse acompanhamento é feito com todos os empregados. “O excesso de peso aumenta o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado, entre outras. Por isso, tratamos cada caso separadamente, indicando o melhor tratamento para a pessoa”, explica.
Em outubro de 2012, durante o Check-up de saúde, o engenheiro de manutenção, Paulo Roberto Vitor, recebeu o desafio: perder peso e ganhar saúde. Segundo os exames, ele estava correndo riscos. “A empresa confiou que eu seria capaz e resolvi acreditar também”, afirma Vitor. Exatamente um ano depois, o engenheiro já contava orgulhoso estar 19 quilos mais magro. E a disposição para executar as atividades do dia a dia aumentou. Vitor, que nunca tinha frequentado uma academia, afirma que não pretende abandonar o hábito. Conseguiu ainda levar os hábitos saudáveis para casa: “Até minha esposa e filha estão frequentando regularmente a academia e obtendo ótimos resultados”.
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Lição de casa
Trabalhar, cuidar da família, da alimentação e da saúde é um desafio cada vez maior. Para dar uma ajudinha para seus empregados ganharem mais qualidade de vida, a Alpargatas lançou o Alpa Mexa-se, um programa interno de caminhada e corrida que estimula a melhoria em alguns indicadores de saúde como sedentarismo, diminuição de peso e integração entre as áreas da empresa. Mais de 250 profissionais já estão participando da iniciativa.
“A Alpargatas é uma gestora de marcas globalmente desejadas. Vendemos produtos inovadores com tecnologia e design indicados para a prática de corrida e caminhadas das marcas Topper, Rainha e Mizuno. Com esse programa, queremos ampliar a experiência de nossos empregados com o que oferecemos de melhor aos nossos consumidores. Muitos deles já praticavam esportes e estão ainda mais estimulados com o Alpa Mexa-se. Outros se beneficiaram do empurrãozinho do programa para colocar em prática uma vontade que já tinham de cuidar mais da saúde”, afirma Ana Márcia Lopes, diretora de RH da Alpargatas.
O programa teve início simultaneamente na sede da empresa em São Paulo e nas fábricas de João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande, na Paraíba. Os empregados de São Paulo recebem assessoria esportiva da Ztrack e têm a opção de treinar no campus da Universidade de São Paulo (USP) ou nos parques Ibirapuera, do Povo, Água Branca, Villa-Lobos e Severo Gomes. O Sesi é responsável pela assessoria esportiva no Nordeste. Os empregados de João Pessoa e Santa Rita treinam na orla da praia do Cabo, enquanto os de Campina Grande vão ao Parque da Criança. Além de acompanhar os treinamentos externos, um professor de educação física da assessoria esportiva vai até a Alpargatas para tirar dúvidas, realizar avaliações físicas e acompanhar a evolução dos participantes.
O apoio aos treinos inclui orientação nutricional com profissionais especializados em práticas esportivas, inscrições gratuitas para participação em corridas e eventos esportivos, treinamentos com informações sobre tecnologia e produtos. Haverá também premiação para os participantes mais engajados que serão avaliados em relação à presença nas atividades e estímulo a novos participantes, entre outros. O programa é aberto a todos os empregados da Alpargatas e a expectativa é que até o fim do ano o número de participantes cresça 50%.
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Circuito saudável
A corrida McDonald’s 5K – Mulheres em Movimento levou para as ruas de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo mais do que um grande contingente de corredoras. Em sua terceira edição na América Latina, o evento teve como meta maior promover um estilo de vida ativa entre as mulheres. Com esse objetivo, as funcionárias da rede das cidades participantes foram convidadas a irem para as ruas a favor dessa onda de bem-estar.
Segundo Isabela Almeida, gerente de marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina, o objetivo da iniciativa é estimular as mulheres, que somam mais de 50% do número total de funcionários da empresa, a iniciarem a prática esportiva. “O McDonald’s apoia o esporte e participa de iniciativas que promovem o bem-estar. Esse engajamento envolve também nosso público interno, estimulando as mulheres a participarem e a trazerem suas amigas e seus familiares”, diz.
As características do circuito e distância foram definidas para agradar às corredoras que estão começando no esporte e àquelas que já estão acostumadas com a atividade de corrida de rua. “Temos histórias interessantes entre nossas colaboradoras. Muitas tiveram melhoras significativas na saúde após participar da corrida e seguir com práticas esportivas”, aponta Isabela.
Tania Sendas, análista contábil da Arcos Dourados, correu todas as edições da corrida em São Paulo e sempre esteve entre as vencedoras da equipe McDonald’s. “Gosto muito de esportes e já corro há 10 anos e isso faz toda diferença em minha saúde e no meu dia a dia. A McDonald’s 5K é uma ótima iniciativa para que as funcionárias comecem a praticar esporte, além disso é um momento em que todas as mulheres da empresa podem interagir”, afirma Tania.