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Com toda a companhia em regime 100% remoto, IOB reforça o engajamento e a comunicação para encantar seus mais de 1000 colaboradores

Ação é case finalista do 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

de Jussara Goyano em 5 de abril de 2024
O CEO da IOB, Jorge Santos Carneiro, em edição 2024 de encontro que reuniu quase todos os 1000 colaboradores da empresa

A IOB, empresa de tecnologia que atua na gestão contábil e empresarial, vem se destacando por seu novo modelo de contratação e operação descentralizada. Antes concentrada em escritórios em algumas regiões do Brasil, a companhia agora conta com colaboradores em 20 estados, dentro e fora dos grandes centros, incluindo áreas distantes como Castanhal (PA) e a sertaneja Santana dos Garrotes (PB) – todos em em modelo de trabalho 100% remoto.

José Carlos Nascimento, diretor de Pessoas e Cultura da IOB (foto ao lado), destaca: “Recrutamos talentos em todo o Brasil, desde o Pampa gaúcho até a Amazônia, ampliando nossas oportunidades de contratação e atraindo profissionais excepcionais”. Com isso, ele reforça, a diversidade só aumentou no time, que já soma mais de 1000 colaboradores. “E a relação estabelecida é de confiança, em uma via de mão de
via dupla.”

A modalidade remota começou, como para muitas empresas, na pandemia. A IOB foi uma das pioneiras a se preocupar com a saúde dos funcionários. Depois, “mesmo com a possibilidade do retorno ao trabalho 100% presencial ou híbrido, a IOB escolheu continuar no modelo remoto”, enfatiza Nascimento. O motivador, ele conta, foi a qualidade de vida dos trabalhadores, que podem usar o tempo que gastavam no trânsito, por exemplo, para estar com a família ou praticar atividade física.

Para reforçar a cultura da empresa, que é de um compromisso duplo: com as pessoas em primeiro lugar, seguido das entregas necessárias para sua sustentabilidade e crescimento, a organização conta com programas internos para apoiar ao colaborador. Entre eles, está o de saúde mental, que inclui sessões em conjunto de mindfulness, para reduzir o nível de cansaço ou estresse que existe em toda jornada de trabalho, e sessões de terapia individual para os colaboradores. Toda a gestão é, também, treinada para estar atenta aos funcionários.

Aprendizado e qualidade de vida

“Reuniões são realizadas somente com câmeras abertas”, destaca Nascimento. Que é esta a única forma, entende o executivo, de se estabelecer o cuidado com o colaborador. Além do cuidado, os treinamentos que engajam e mantêm o desenvolvimento da equipe e a produtividade em dia também são contínuos. No cerne de uma empresa de tecnologia, inovações não faltaram para colocar em rede, de forma unificada, todos os recursos necessários à disseminação da cultura e ao apoio na organização das jornadas, do trabalho síncrono e assíncrono.

A comunicação, por sua vez, coloca os trabalhadores da empresa como protagonistas do storytelling organizacional – campanhas internas são sempre estreladas por funcionários, nunca por qualquer outro personagem. A adesão se inicia pelo Presidente e CEO, Jorge Santos Carneiro, que tem um diálogo próximo e direto com os colaboradores. Reuniões on-line com o executivo, realizadas periodicamente para atualizar os colaboradores sobre conteúdos e decisões importantes da empresa, são lúdicas e têm alta adesão da equipe.

A empresa está atenta ao fato de que flexibilidade no trabalho tornou-se um diferencial valioso, com vagas híbridas ou totalmente remotas abrindo portas para profissionais de todo o país – mais de 20 milhões de profissionais em ocupação, segundo o IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, fizeram a opção pelo trabalho remoto.

Com isso, a atração de talentos da IOB se intensificou – ela recebe destaque no Linkedin pelos seus processos seletivos inovadores e pela alta taxa de atração de candidatos. Os dados da página da empresa nessa rede profissional indicam que 3,5 milhões de pessoas foram impactadas pelas vagas anunciadas no modelo remoto, 267 mil pessoas se engajaram e 46 mil pessoas se candidataram. A retenção também ganha. O turnover é de menos de 2%, com a abordagem que prioriza a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional de sua equipe.

Ação para encantar

Desde que iniciou esse movimento, que expandiu as fronteiras da empresa, a IOB procurou, contudo, encurtar distâncias. O distanciamento físico existente no on-line foi sanado com uma atividade presencial anual, de integração, capaz de horizontalizar hierarquias e humanizar os contatos de forma encantadora e, também, duradoura, segundo os feedbacks recebidos pela gestão da empresa. Um misto de festa e convenção se formou no Tauá Resort, na cidade de Atibaia (SP), convidando funcionários a se juntar a gerentes, diretores e ao CEO e presidente, Jorge Santos Carneiro, para participar ativamente de comemorações e atividades sociais organizadas igualmente para todos, sem qualquer distinção.

IOB In One Beat foi o nome escolhido para o encontro, que, há dois anos, conta com quase 100% de adesão dos colaboradores. A escolha fortuita tem a ver com a união de todos “em uma mesma batida”, demonstrando que as pessoas são o “coração” da companhia, e cujo acrônimo em inglês casa, coincidentemente, com o nome da empresa.

Ação promoveu contato humanizado e proximidade entre hierarquias, além de reforçar a mensagem da empresa: o colaborador no centro das atenções

A programação (24 horas, dividida em dois dias) é sempre decidida com bastante antecedência, envolvendo todos os departamentos, com o Financeiro sendo mais do que um player para cobrir as despesas, envolvido em cada detalhe e certo de que o evento não representa um gasto, mas um grande investimento em pessoas, conta Nascimento. A comunicação, fundamental para o entendimento do projeto, contou com um app exclusivo, e compartilhou cada etapa do desenvolvimento da ação.

As duas edições do encontro (a última realizada há menos de um mês) impactaram de forma a estabelecer fortes vínculos entre lideranças e liderados e colegas de equipe, para além das relações na empresa – muita gente nunca havia se visto sem o intermédio das telas e mensagens eletrônicas, e a partir de poucos dias de evento sentiu-se muito próxima de seus principais interlocutores virtuais, o que se reverberou no trabalho e no engajamento nas propostas da empresa.

“A pessoas almoçavam juntas, tinham o mesmo tipo de acomodação, inclusive o CEO”, conta Nascimento, sobre atividades pensadas para serem síncronas e iguais para todos. O evento obteve NPS +95 (na avaliação em metodologia Net Promoted Score), que significa 95,3% de satisfação, e teve ampla repercussão nas redes sociais, com alcance de mais de 50 mil pessoas no Instagram da companhia. As palavras mais utilizadas para se referir ao evento foram “incrível”, “gratidão” e “surreal”, segundo os organizadores. “Houve gente remarcando férias para poder participar”, relata o executivo, sobre a realização da segunda edição.

A primeira edição do projeto foi relatada em um case inscrito no 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. O resultado do empenho foi a classificação como finalista na premiação, na categoria Feel (A)Live, do Pilar Grandes Ideias, que reúne maneiras disruptivas de engajar pessoas com o auxílio da comunicação interna.

“É uma honra, pois não tínhamos expectativa de chegar a finalistas”, agradece Nascimento. A empresa, novata no PEMCC e nesse tipo de premiação, aguarda, agora, o evento que divulgará os destaques das categorias, previsto para 23 de abril no Teatro CIEE, em São Paulo.

Para participar da cerimônia do PEMCC, entre em contato no e-mail
pedro.ramos@revistacomunicacao.com.br
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(Saiba mais sobre a premiação aqui).

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