CONARH

Combater o endividamento do colaborador é o foco de soluções oferecidas por fintechs

74% dos colaboradores sentem a saúde mental afetada pela vida financeira. Percentual em busca de atividades extra ou novos empregos para melhorar a renda também é significativo, mobilizando startups financeiras

de Redação em 20 de abril de 2022
Marcos Issa/Argosfoto

Pesquisa da Creditas com o Ibope Inteligência mostrou que 74% dos colaboradores sentem a saúde mental afetada pela vida financeira – 81% dos endividados chegam a sentir dor física por essa razão. Já o percentual médio de funcionários que pensa em mudar de emprego ou se envolver em outras atividades para aumentar a renda chega a 37%. Os números revelam um grande potencial de perda de qualidade de vida e produtividade das equipes – e, para as organizações, há risco de perder talentos. A preocupação dos RHs com o tema deu destaque a soluções financeiras, tecnológicas e outras que possam ajudar o departamento a minimizar problemas gerados pelo endividamento nas companhias. Feira anexa ao 48º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2022 foi palco de empresas que focaram nessas necessidades do setor. Evento aconteceu durante dias 18 a 20 de abril, em São Paulo, capital.

O Banco Neon, fintech unicórnio já especializada em oferecer serviços financeiros em um modelo enxuto de taxas e burocracias, uniu-se à ConsigaMais para disponibilizar consignados e assessoria na implantação desses serviços nas empresas, além de consultorias e palestras que podem, em médio e longo prazo, melhorar a educação financeira dos colaboradores. Apesar das demandas dos RHs nesse sentido, a oferta muitas vezes encontrou barreiras, como conta Camilla Clemente, sócia da Neon ConsigaMais.

O medo de aumentar endividamento do time é grande. “RHs pensam que esse tipo de parceria pode piorar a situação dos colaboradores e estimular gastos e tomada de empréstimos sem critério. Mas muitos não se dão conta de que a equipe já está bastante endividada, e de que o consignado é uma solução com um custo muito menor para o funcionário, com impacto em seu bem-estar”, destaca Camilla. Além disso há a consultoria, que ensina a poupar para aquisições e emergências e sobre o uso consciente do crédito, além do oferecimento de outros produtos que ampliam a visão sobre planejamento financeiro, como seguros e previdência privada.

O receio da sobrecarga do RH com o oferecimento do benefício em parceria com financeiras também é uma realidade. A solução encontrada pela Neon ConsigaMais para não onerar o departamento com custos ou processos administrativos foi oferecer a gestão dos consignados totalmente on-line, com uma contratação também pouco burocrática para empresa e colaborador, com suporte dedicado. Para o funcionário, tudo pode ser gerido via app e telefone. A contratação de um consignado pode ser feita se ele estiver negativado, avaliando-se as taxas para cada caso.

Camilla informa que a Neon Consiga Mais já atende a 150 diferentes grupos econômicos, com 75 mil contratos pessoa física (em torno de 50% para CPFs negativados).

Palestra Creditas em feira anexa ao CONARH, com Viviane Sales, VP da empresa: para colaboradores, companhias poderiam ajudar nessas questões financeiras

Benefícios integrados

Viviane Sales, da Creditas, menciona um dado importante que é a demanda do funcionário em relação ao RH nos casos de endividamento – 91% dos colaboradores acham que o departamento pode ajudar. Foi um motivador para que a fintech, com expertise em empréstimos com garantia e financiamentos diversos entrasse no setor, oferecendo a solução completa em consignados em parceria com empresas privadas, à disposição para seus funcionários.

No CONARH, a empresa apresentou a Creditas @Work, plataforma com gestão integrada de benefícios flexíveis, que engloba a solução de consignados, antecipação salarial, cartão de benefícios, previdência e seguro saúde e de vida, além da Creditas Store, que permite compras e financiamentos com taxas abaixo do oferecido pelo sistema bancário tradicional. Também está disponível na plataforma, cujo acesso é feito via app mobile, conteúdo sobre planejamento e educação financeira. Para a empresa, a gestão de tudo isso é integrada.

Decisões sobre salário

Mais uma empresa a oferecer soluções financeiras para colaboradores em parceria com as organizações e divulgá-las com destaque durante o CONARH foi a Ahgora. Com expertise em gestão de folha, ponto, e people analytics, com geração de dados em tempo real, a companhia apostou na spin-off Ahfin, que oferece conteúdo em educação financeira, orientação em investimentos, seguros, empréstimos consignados e pessoais com taxas mais baixas. A gestão dos produtos é integrada para o RH, sem sobrecarga do setor e com segurança na concessão de informações sobre as margens consignadas.

Num cenário em que as empresas têm implicações legais na gestão dos consignados, sendo responsáveis pelas informações fornecidas a bancos e financeiras, essas soluções se tornam essenciais, acredita Tatiana Zacheo Rodrigues, CMO da Ahgora e Ahfin. Elas também contribuem nas decisões sobre política salarial, entende a executiva. “O que se observou na implementação dessas soluções junto às empresas foi que as equipes com ganho variável são as mais endividadas, e não lidam muito bem com o dinheiro”, conta Tatiana, evidenciando um caminho por onde as companhias podem agir, modificando políticas de pagamento, oferecendo educação financeira, orientação e produtos que diminuam o endividamento dos colaboradores.

Sem juros

A Bullla também está atenta ao endividamento dos colaboradores e exibiu produtos relacionados ao tema na exposição anexa ao CONARH. A companhia registrou alta de 40% na emissão de cartões de antecipação salarial no Brasil – após assumir as operações da WEX no final de 2020, emitiu cerca de 100 mil novas unidades em pouco menos de um ano para as mais de mil organizações parceiras.

A solução não onera as empresas e não pesa em juros para o colaborador, permitindo que este antecipe até 30% de seus ganhos do mês subsequente, concedendo um limite de crédito especial aprovado e disponível para todos com utilização de forma imediata e desconto posterior em folha de pagamento.

Ao longo de 2021, a Bullla contabilizou em média 14 mil operações mensais por intermédio do cartão de antecipação, com movimentação financeira superior a R$ 204 milhões no ano, entre compras, saques e transferências
“Trata-se de uma modalidade que proporciona maior autonomia financeira aos colaboradores, com redução do absenteísmo e aumento da produtividade nas empresas”,  afirma o CEO da empresa, Marcelo Villela.

Atualmente, 44% dos colaboradores a usar o benefício têm renda entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais. As principais profissões dos usuários do cartão Bullla são, vigilantes, atendentes de telemarketing, vendedores, porteiros, caixas de supermercado e profissionais do setor de limpeza, dentre outras.

Do total de contas ativas do cartão Bullla, 60% são de colaboradores do sexo masculino. Entre os usuários, 35,6% possuem entre 24 e 34 anos de idade e 28,27% têm entre 35 e 44 anos. Outros 15,51% possuem de 45 a 54 anos, 13,8% têm até 23 anos e 6,79% possuem mais de 55 anos de idade.


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