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Como a falta de engajamento do colaborador pode impactar o negócio?

É uma via de mão dupla: a empresa entrega uma comunicação clara e objetiva e o colaborador entende o seu papel no todo e nos resultados

de Felipe Hotz em 29 de março de 2023
Rosshelenphoto, via Freepik.com


No dia a dia da operação, durante a correria das entregas, até o que parece simples e pouco importante, como a escolha de um título de comunicado, afeta – e muito – o engajamento dos colaboradores. 

O envolvimento dos funcionários é essencial para o sucesso de qualquer negócio, já que o engajamento é um indicador que expressa o nível de tempo e esforço dedicado ao trabalho. É papel do time de Comunicação Interna manter os times informados e motivados já que, ao completar as demandas com maior foco e objetivo, eles estarão contribuindo para o crescimento da empresa. 

O comprometimento em ações internas, participação em pesquisas e visualização dos comunicados também ajudam no desenvolvimento desses colaboradores, proporcionando o entendimento das necessidades da equipe até o planejamento e execução das tarefas diárias com mais eficiência. 

É uma via de mão dupla: a empresa entrega uma comunicação clara e objetiva e o colaborador entende o seu papel no todo. Somente com o engajamento das pessoas é que a organização entende grande parte de suas dores e tem a oportunidade de melhorar sua operação. 

De acordo com o Trend Report C.I, estudo inédito de comunicação interna dos mais variados setores do país desenvolvido pelo Comunica.In, a média de visualização dos comunicados internos é de 42%, o que mostra que a maior parte dos segmentos estão abaixo da média quando se olha para uma das principais métricas da área. Isso pode causar o desalinhamento das equipes e, consequentemente, a fraca eficiência dos times nas entregas. A médio prazo, isso pode levar a graves problemas na saúde corporativa. 

Na outra ponta, quando o colaborador não consome informações estratégicas para a organização, acaba comprometendo seu próprio entendimento sobre o negócio, o que leva à diminuição das competências previstas pelo departamento que atua e falta de solidificação no trabalho entregue. 

O que pode aumentar o engajamento dos colaboradores por meio da comunicação interna?

Listo aqui 4 pontos que podem ser interessantes para se levar em consideração:

  1. Definição de quantidade e frequência de envios

O planejamento visa evitar o excesso ou a carência de comunicados que afetam a qualidade da comunicação interna. Desenvolver uma estratégia de envio de comunicados, com temas relevantes sobre o mercado e o negócio, podem se tornar atrativos para os colaboradores. 

  1. Assuntos convidativos

Bons títulos geram curiosidade e costumam melhorar as taxas de visualização dos comunicados enviados por e-mail. Ainda de acordo com o Trend Report C.I, assuntos de 21 a 60 caracteres apresentam maiores taxas de visualização. 

  1. Variável no assunto

Personalização é o principal ponto de atenção quando se fala em comunicação interna, pois causa um sentimento de aproximação por parte do público. A taxa de visualização de comunicados com variáveis é 17 pontos percentuais maior dos que não utilizam essa estratégia, segundo o Trend Report C.I, isso independentemente do segmento que a incorpora. 

  1. Acompanhar métricas

Nada mais certo que justificar as estratégias e ações em comunicação interna com base em dados. Mas, quais métricas devem ser acompanhadas para conquistar melhores resultados? O ideal é buscar entender as taxas de envios e aberturas da empresa, saber analisar as médias de mercado e comparar os resultados internos com resultados de mercado. 

Com o crescimento do investimento em tecnologia das empresas, a comunicação interna está ganhando margem para análise de dados, tornando- se uma área cada vez menos operacional. Todos os pontos listados acima só podem ocorrer por meio de ferramentas e plataformas que ajudam na automatização e gestão da comunicação interna, a tornando eficaz por meio da coleta, seleção e análise de dados que são importantes para o negócio em dado momento, ajudando a levar profissionais da área para o board das empresas.

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Felipe Hotz

Felipe Hotz, fundador e CEO do Comunica.In, é empreendedor com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing. Em 2017, desenvolveu a startup para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. A plataforma já beneficiou grandes instituições, como Tok&Stok, Volvo, ViaVarejo, Bayer e Electrolux.