Inovação em Recursos Humanos é a aplicação de novas ideias, métodos, tecnologias ou abordagens para melhorar a forma como uma organização atrai, desenvolve, engaja e retém seus talentos. Ela busca tornar os processos de RH mais eficientes, estratégicos e alinhados com as necessidades do negócio e dos colaboradores. Tendo como foco central a melhor experiência para a pessoa.
Inovar em RH é fundamental para atrair e reter talentos em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar a produtividade e o engajamento, tornar o RH mais estratégico e menos operacional, e melhorar a satisfação das pessoas com o trabalho, o que, por consequência, impacta positivamente a experiência dos pacientes e clientes finais.
Tecnologia, dados e automação a serviço do RH
Várias estratégias já adotadas pelo Einstein podem ser adaptadas facilmente para funcionar em outro contexto, já que temos investido fortemente em inovação na área por meio da revisão e aplicação de vários pilares.
Entre as iniciativas de tecnologias e automação estão o uso de inteligência artificial para entrevistas, a aplicação de People Analytics na tomada de decisões com base em dados e o uso de ferramentas como o SOU EINSTEIN, que facilita a comunicação de processos internos, e a TINA, uma assistente virtual desenvolvida para tirar dúvidas dos colaboradores.
Também foram implementados modelos de trabalho mais flexíveis, como a possibilidade de atuação remota ou em formato híbrido, além de jornadas e horários flexíveis, adaptados às necessidades dos times.
A cultura organizacional e o bem-estar dos colaboradores são pilares estratégicos dentro da organização. O Einstein desenvolve programas específicos de saúde mental e bem-estar e atua de forma estruturada para garantir ambientes inclusivos e promover a diversidade, equidade e inclusão (DEI). Além disso, realiza periodicamente pesquisas PULSE para monitorar o clima organizacional e ouvir a equipe.
Cultura viva, bem-estar e escuta ativa
Na frente de desenvolvimento e aprendizagem, a instituição utiliza plataformas de e-learning e microlearning, além de programas de reskilling e upskilling voltados à requalificação e atualização de habilidades, preparando os profissionais para os desafios do presente e do futuro.
A gestão de desempenho também vem passando por transformação, com foco em feedbacks contínuos e utilizando da essência da nossa cultura, como balizador para definição dos comportamentos desejados nos nossos profissionais.
Por fim, há um olhar atento para employer branding e a experiência do colaborador. A marca empregadora é trabalhada de forma estratégica para atrair os melhores talentos, ao mesmo tempo em que se busca uma jornada positiva e integrada para os colaboradores. Inovar em RH é também criar uma cultura em que as pessoas sintam que fazem parte de algo maior, alinhando se aos valores e propósito da instituição, fortalecendo o engajamento, a motivação e a retenção dos colaboradores.