Diante de tantas incertezas voltadas para o mercado corporativo, frente a pandemia da Covid-19, que gerou diversos impactos, a Siemens entendeu que só seria possível passar por esse período com segurança, comunicação aberta e transparente e tendo uma preocupação com o bem-estar das pessoas.
Contornando a crise
A pandemia que – e sua imprevisibilidade – acabou agravando problemas voltados para a saúde física e mental de diversas pessoas. Dessa forma, Caroline Zilinski, Diretora de Recursos Humanos da Siemens, destacou as maneiras de como passar por essa crise e as consequências da retração pela falta de conhecimento do novo.
“Se entende muitas vezes que para se passar por uma crise, o foco precisa ser em resultado, e isso acaba sacrificando pessoas que estão envolvidas. É preciso entender que a crise passa. E é importante saber a melhor maneira possível para passar por essa situação e o que se pretende deixar com isso”, afirma Caroline.
A importância do suporte
Voltada para as estratégias da Siemens, a diretora de recursos humanos destacou a importância da comunicação aberta e transparente como uma das ferramentas que possibilitaram contornar a crise. “Criamos um jornal semanal que era enviado para todos os funcionários com informações sobre o vírus e os cuidados a serem tomados, salientando a maneira como a doença estava refletindo no Brasil e na Siemens”, conta.
Fernando Heidrich, Gerente de Saúde da Siemens, destacou as iniciativas de segurança físicas e mentais, adotadas pela empresa. A utilização de recursos tecnológicos e a implantação da telemedicina foram importantes nesse processo de acolhimento dos colaboradores. “Para as pessoas que estavam trabalhando de casa, levamos exercícios virtuais através da Gympass, que teve uma adesão muito boa. Com o suporte da liderança foi implantado o teleatendimento de psicologia, que teve ajuda dos psicólogos internos na estruturação do programa”.
Engajamento na Siemens
Realizando avaliações de clima a cada seis meses, a empresa analisou, em meio ao cenário de pandemia, a maneira como os funcionários estavam sendo cuidados. O profundo engajamento da liderança foi evidenciado por Caroline. “Os líderes foram proativos, solicitaram treinamentos sobre aspectos mentais, nos quais foi possível que os líderes exercessem uma proximidade e comunicação maior com os colaboradores. Assim como para que as pessoas pudessem falar abertamente sobre como estavam se sentindo naquele momento”, explica a executiva.
Resultados
Uma pesquisa realizada pela Siemens identificou que 99,9% das avaliações foram positivas nas implementações de medidas pelos colaboradores. Heidrich falou da importância das informações técnicas para os colaboradores, a partir das quais foi possível mensurar uma redução significativa de riscos psicossociais, que foram medidos por autoavaliação dos colaboradores.
Ganhadora de um prêmio pela atuação de excelência na pandemia, a Siemens acabou sendo destaque no mercado. “Percebemos que a crise ainda é algo vigente, mas encontramos uma forma saudável de passar por ela. Percebemos que quanto mais as pessoas se sentem ouvidas e comunicadas de uma forma transparente , acabam se tornando mais engajadas, o que rendeu para a Siemens, um crescimento de negócios em 10%”, finaliza o gerente.
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