CONARH

CONARH 2024: inovação e saúde mental em foco na gestão de pessoas

Programação repleta de debates evidencia como a gestão estratégica de pessoas é fundamental para o sucesso da organização no cenário atual

de Redação em 30 de agosto de 2024

O 50° Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH, realizado entre 27 e 29 de agosto, apresentou uma programação repleta de debates que destacaram a importância de desenvolver as lideranças, da inovação e da saúde mental no ambiente corporativo, entre outros temas que abordaram o futuro do trabalho. Foram 115 palestrantes, sendo 32 membros do comitê CONARH.

O evento, que ocorre anualmente, evidencia como a liderança efetiva e a gestão estratégica de pessoas são fundamentais para o sucesso organizacional no cenário atual. A edição histórica do principal encontro do setor encerrou com a missão de superar as expectativas: “No ano passado, a avalição de NPS foi de 98% de aprovação”, lembra Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de ABRH Brasil. Acompanhe alguns highlights do 50° CONARH, a seguir.

RH estratégico e decisões instrumentalizadas

O “Momento ABRH”, realizado em um dos palcos principais do evento, apresentou o Programa de Gestão Avançada de Pessoas, uma parceria inovadora entre a Fundação Dom Cabral (FDC) e a ABRH Brasil, liderada por Roberto Sagot. A iniciativa, pautada em vivências exclusivas, prioriza novas abordagens para o desenvolvimento de lideranças adaptadas às exigências do mercado contemporâneo, principalmente, capacitando RHs para instrumentalizar as decisões de CEOs.

Fazendo a costura dos temas para uma visão mais estratégica do setor, um painel de CEOs se destacou, com discussões sobre os desafios e perspectivas da gestão de pessoas, momento em que os executivos Ana Claudia Plihal, Antonio Batista da Silva Junior, Dilma Campos e Ricardo Costa compartilharam suas estratégias frente às novas demandas do mercado, em alinhamento aos seus RH.

Outro painel, que contou com Adriana Alves, Benilda Brito e Daniela Sagaz, enfatizou a importância de líderes que compreendam e valorizem a diversidade em suas equipes.

Inclusão e competências

Ainda sobre diversidade, a norte-americana Karith Foster, em sua palestra magna “INVERSITY: Diversity Without Division”, trouxe uma perspectiva crítica. Foster compartilhou sua visão: “Nós todos somos diversos. Mas a diversidade nos polariza e pode ser exaustiva, porque rouba de todos nós a nossa capacidade de agir, o que frustra nossa capacidade de criar unidade”, ressaltando a necessidade de inclusão genuína no ambiente de trabalho.

Paulo Roberto Marinho, CEO da Globo, revelou os desafios em integrar as empresas do grupo, sob as políticas ESG da companhia e sob os novos desafios de um mercado em constante transformação. Os movimentos do grupo, ele revela, são “principalmente para trazer novas competências, sobretudo digitais”. Em uma entrevista mediada pela apresentadora Aline Midlej, on executivo detalhou a transformação da empresa por meio do foco em pessoas, mostrando como a cultura organizacional foi fundamental para a evolução do negócio.

Denise Fraga e Marcelo Serrado: reflexões humanas no mundo corporativo

Um dos pontos altos nos palcos principais contou com a apresentação de Denise Fraga. Em uma performance sensível e bem-humorada, a atriz, cronista e produtora convidou os participantes a refletirem sobre temas humanos em meio ao cotidiano corporativo, proporcionando um momento de descontração.

Já sobre o tema saúde mental, ou da falta dela, “o primeiro passo para falar a respeito é aceitar a situação, já que somos humanos e vulneráveis”, entoou o ator, escritor, produtor e agora palestrante Marcelo Serrado. Serrado viveu na pele, durante a pandemia, questões psicológicas importantes, compartilhando seus desafios, soluções e sentimentos com o público, ressaltando a importância de aumentar a atenção ao bem-estar corporativo.

Além da ampla programação, nos palcos principais e arenas de conhecimento, a Expo ABRH deu espaço a 170 expositores do setor, entre HRtechs, empresas de benefícios, T&D, e muitos outros segmentos. Eram esperadas 40 mil pessoas para circulação em todos os espaços disponibilizados, ao longo dos três dias de evento.

(Galeria e cobertura em atualização – créditos das imagens desta reportagem: divulgação/ABRH Brasil)

________________
Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail