Tecnologia

Dez razões para gamificar o RH da sua empresa

Gamification tem aparecido como tendência em educação corporativa e importante ferramenta nas atuais práticas de gestão e recursos humanos

de Redação em 23 de outubro de 2018
Crédito: Freepik

Em São Paulo, uma casa de jogos de fuga tem oferecido elementos do mercado de entretenimento para treinamento corporativo. Entre as empresas já atendidas estão Roche, Omint, Magazine Luiza, Johnson & Johnson, Catho e PwC. O modelo personalizado de treinamento, aprendizagem e otimização de competências pode ser aplicado in company ou nas salas temáticas do empreendimento.

Criada em 2002 pelo programador britânico Nick Pelling, a estratégia gamification tem aparecido como tendência em educação corporativa e importante ferramenta nas atuais práticas de gestão e recursos humanos, por contribuir na evolução de competências pela produção de alto engajamento dos jogadores que buscam resultados.

Crédito: Divulgação

Pensando nisso, as empresárias Patricia Estéfano e Vanessa von Leszna, sócias do Escape Hotel, localizado em Pinheiros, elencam dez razões para investir na gamificação corporativa:

1 – Jogos de fuga desafiam capacidades de raciocínio e lógica, aliadas ao poder de observação e interpretação, para cumprimento de tarefas e resolução de problemas;

2 – Vivências de escape revelam como indivíduos e times lidam com o tempo e como mantêm o foco e a estabilidade emocional em momentos de crise;

3 – Jogos exercitam habilidades e fortalecem o trabalho em equipe, potencializando a análise multidimensional das ocorrências da rotina corporativa;

4 – Escape rooms revelam aspectos como liderança, criatividade, agilidade e resiliência. A percepção de líderes é muito mais ágil nesse tipo de jogo do que na vida real;

5 – Treinamentos gamificados revelam potenciais e deficiências de profissionais, trainees ou colaboradores, nos âmbitos individual e em equipe;

6 – Gamificar acelera o aprendizado e a memória de longo prazo;

7 – Problemas de comportamento e atitude vêm à tona, podendo ser trabalhados no debriefing ou em sessões de coaching e aprendizagem;

8 – Gamificar protagoniza o indivíduo e valoriza sua contribuição para o todo;

9 – Comunicação e feedback fluem com rapidez e sem ruídos – destravando barreiras e gerando interação;

10 – Jogos divertem, estimulam a proatividade e desenvolvem o que as empresas mais buscam: o engajamento total dos colaboradores.

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