Em São Paulo, uma casa de jogos de fuga tem oferecido elementos do mercado de entretenimento para treinamento corporativo. Entre as empresas já atendidas estão Roche, Omint, Magazine Luiza, Johnson & Johnson, Catho e PwC. O modelo personalizado de treinamento, aprendizagem e otimização de competências pode ser aplicado in company ou nas salas temáticas do empreendimento.
Criada em 2002 pelo programador britânico Nick Pelling, a estratégia gamification tem aparecido como tendência em educação corporativa e importante ferramenta nas atuais práticas de gestão e recursos humanos, por contribuir na evolução de competências pela produção de alto engajamento dos jogadores que buscam resultados.
Pensando nisso, as empresárias Patricia Estéfano e Vanessa von Leszna, sócias do Escape Hotel, localizado em Pinheiros, elencam dez razões para investir na gamificação corporativa:
1 – Jogos de fuga desafiam capacidades de raciocínio e lógica, aliadas ao poder de observação e interpretação, para cumprimento de tarefas e resolução de problemas;
2 – Vivências de escape revelam como indivíduos e times lidam com o tempo e como mantêm o foco e a estabilidade emocional em momentos de crise;
3 – Jogos exercitam habilidades e fortalecem o trabalho em equipe, potencializando a análise multidimensional das ocorrências da rotina corporativa;
4 – Escape rooms revelam aspectos como liderança, criatividade, agilidade e resiliência. A percepção de líderes é muito mais ágil nesse tipo de jogo do que na vida real;
5 – Treinamentos gamificados revelam potenciais e deficiências de profissionais, trainees ou colaboradores, nos âmbitos individual e em equipe;
6 – Gamificar acelera o aprendizado e a memória de longo prazo;
7 – Problemas de comportamento e atitude vêm à tona, podendo ser trabalhados no debriefing ou em sessões de coaching e aprendizagem;
8 – Gamificar protagoniza o indivíduo e valoriza sua contribuição para o todo;
9 – Comunicação e feedback fluem com rapidez e sem ruídos – destravando barreiras e gerando interação;
10 – Jogos divertem, estimulam a proatividade e desenvolvem o que as empresas mais buscam: o engajamento total dos colaboradores.