O Dia Mundial do Profissional de Recursos Humanos, celebrado em 20 de maio, chega neste ano em um momento de valorização crescente da área dentro das empresas brasileiras. Dados recentes da Cajuína, frente de inteligência da Caju (empresa de tecnologia especializada em multissoluções para a gestão de RHs), em parceria com a Opinion Box, mostram que apenas 5% dos trabalhadores afirmam que suas empresas não contam com uma área dedicada ao setor — um indicativo claro da consolidação do RH como uma área estratégica no ambiente corporativo.
Além da ampla presença, a percepção sobre a atuação dos profissionais de RH também é positiva. Segundo o levantamento, 54% dos colaboradores consideram o RH confiável, 53% dizem que o setor os ajuda significativamente, e outros 53% acreditam que a área se preocupa com o desenvolvimento de suas carreiras. A pesquisa ouviu 1.003 trabalhadores de empresas com mais de 100 funcionários, abrangendo diferentes formatos de trabalho — presencial, híbrido e remoto.
“Os números refletem um momento especial do mercado, em que o RH vai além das funções operacionais e se firma como um parceiro estratégico no crescimento dos colaboradores e das empresas”, destaca Luiza Terpins, editora-chefe da Cajuína.
Desafio central: contratar e reter talentos
Apesar do reconhecimento crescente, o RH enfrenta desafios complexos. Em um mercado de trabalho mais aquecido e com queda no desemprego, a maior dificuldade apontada por 77,2% das empresas é contratar e reter talentos, de acordo com dados do FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). O cenário é ainda mais desafiador em setores como a construção civil, onde esse índice é ainda maior.
Na rotina das organizações, a pesquisa da Cajuína também identificou o que seriam, também, desafios do RH, mas para o desenvolvimento do setor: 41% dos entrevistados classificam o RH como ágil, 35% afirmam que o setor sabe treinar lideranças, mas 47% ainda consideram os processos burocráticos — um sinal de que há espaço para evolução em direção a modelos mais fluidos e responsivos.
Uma data para valorizar quem cuida de gente
O Dia Mundial do Profissional de Recursos Humanos foi instituído em 2019 pela World Federation of People Management Associations (WFPMA) com o objetivo de unificar globalmente a celebração da profissão. A data tem como missão destacar o papel fundamental desses profissionais na construção de ambientes de trabalho mais éticos, humanos e inovadores.
No Brasil, presente em 22 localidades, a ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) é a entidade responsável por fortalecer a presença da data no calendário nacional, que antes adotava o dia 3 de junho para as celebrações principais do tema. Com 60 anos de trajetória, a associação atua como referência ao promover programas de capacitação, eventos, produção de conteúdo técnico e articulação com lideranças empresariais.
Mais do que uma comemoração, a data reforça a responsabilidade estratégica do RH na promoção de práticas voltadas à saúde mental, engajamento, diversidade e desenvolvimento humano em um mundo do trabalho em constante transformação.