Não tem como fugir dessa realidade: a tecnologia vai impactar cada vez mais a carreira. E os jovens sabem disso. É o que revela um novo estudo da IBM e da Morning Consult. De acordo com o levantamento, os adolescentes sabem que a Inteligência Artificial (IA) e a ciência de dados vão impactar suas carreiras, mas se sentem despreparados para trabalhar com essas tecnologias. A maioria (70%) dos alunos entrevistados no Brasil, com idades entre 14 e 18 anos, acredita que a IA terá um impacto grande ou muito grande em sua vida e carreira, mas apenas 41% deles disseram que se sentem devidamente equipados para usá-la.
“As tecnologias avançam atualmente em um ritmo muito acelerado e o profissional tem de acompanhar a evolução e se manter atualizado. Estamos em uma era do conhecimento exponencial, por isso é preciso ter uma mentalidade de aprendizado constante e se manter curioso o tempo todo”, conta Christiane Berlinck, diretora de RH da IBM Brasil.
Por essa razão, ela acredita ser responsabilidade das empresas oferecer oportunidades e condições para que seus funcionários aprendam continuamente e possam aplicar esse conhecimento no trabalho. “E a IBM é considerada pioneira nessa área, dispondo de uma série de soluções desenvolvidas para ajudar o aprimoramento da eficiência de seu profissional”, adianta a executiva. Uma delas é o Your Learning, uma plataforma de desenvolvimento para os colaboradores, que fornece um aprendizado customizado com base em cada uma das pessoas que trabalham na empresa. “Com ela, podemos encontrar e gerenciar atividades de aprendizado formais e informais. Usamos Inteligência Artificial, Big Data e colaboração entre todos os funcionários para fazer dessa plataforma algo realmente engajador e de valor para todos.”
Além disso, a IBM também investindo em iniciativas para fomentar o aprendizado no Brasil e capacitar esses profissionais do futuro. “O Open P-Tech é um exemplo. Trata-se de uma plataforma com conteúdos de educação digital gratuitos para equipar jovens com competências tecnológicas fundamentais em áreas como segurança cibernética, Inteligência Artificial e computação em nuvem, além de outras habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho”, conta Christiane, acrescentando que a Fundação Bradesco, um dos maiores programas socioeducacionais privados do Brasil, já usa essa plataforma para oferecer aos seus alunos do ensino médio esses conteúdos de forma online, apoiando a aprendizagem constante nas habilidades necessárias para competir na era da economia digital.
Aumentar a participação das mulheres
Realizada no início do ano junto a 3.635 alunos do ensino médio, de vários países, incluindo o Brasil, a pesquisa da IBM e da Morning Consult pediu que os adolescentes classificassem seu conhecimento sobre tecnologias emergentes, bem como sua disposição para aprender mais sobre elas e o interesse em carreiras na área de tecnologia.
Cerca de 66% afirmaram estar interessados em seguir carreira nessa área porque consideram que a maioria dos empregos exige o uso da tecnologia.
E enquanto 59% estavam interessados em tecnologias emergentes como nuvem e cibersegurança, IA é a que mais desperta a atenção entre os jovens: mais de 65% dos estudantes brasileiros disseram que estavam interessados em aprender mais sobre ela.
Mas ao falar em seguir a carreira em tecnologia vem uma barreira de gênero a ser vencida. Não são muitas as mulheres que atuam nessa área. Por essa razão, Christiane acredita que oferecer mais treinamento e conhecimento sobre essa área aos jovens pode, também, aumentar o interesse (e o número de) meninas (na área). Ou seja, a tecnologia pode ser uma ferramenta estratégica de diversidade e inclusão.
“Estamos evoluindo com a representatividade de mulheres na área da tecnologia e já temos grandes exemplos de iniciativas que promovem a capacitação e inclusão e ajudam a ampliar a empregabilidade delas na área”, diz a executiva. A IBM tem trabalhado com meninas e mulheres jovens em todo o mundo para mitigar os desafios da sociedade, incluindo o acesso à educação e a lacuna de gênero no STEM. No Brasil, por exemplo, além do Open P-Tech, a empresa tem firmado parceria com iniciativas como a Laboratoria e a Reprograma para apoiar a capacitação de mulheres em carreiras técnicas e a sua competitividade no mercado de trabalho. “Aplicamos nossa tecnologia e talento e criamos parcerias com iniciativas e organizações relevantes e impactantes para endereçar o tema e ajudar a transformar essa próxima geração de mulheres em profissionais que aspirarão participar e se esforçar na nova era da tecnologia”, conta a diretora de RH.
Cursos em Inteligência Artificial
Segundo a Unesco, mais de 146 milhões de alunos na América Latina continuam a ser afetados pela interrupção das aulas presenciais, em decorrência da covid-19, o que aumenta ainda mais a lacuna no desenvolvimento de competências voltadas para as necessidades do mercado de trabalho. Para ajudar a preparar a próxima geração de líderes de tecnologia com o conhecimento necessário sobre IA para trabalhar com a ferramenta de maneira responsável, a IBM anunciou recentemente dois novos recursos online gratuitos que oferecem os fundamentos para professores e alunos.
Um deles está disponível no Open P-Tech. Ele foi desenvolvido junto com a Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação, é 100% online e oferece certificado digital de educação em IA. O programa explora conceitos por trás dos sistemas de IA, considera suas implicações éticas, revisa aplicativos de ferramentas entre outros assuntos.
O segundo é o IBM AI Education, um pacote de aprendizado profissional online em parceria com MindSpark, que contempla webinars gratuitos elaborados por e para educadores. Nove institutos orientam educadores do ensino fundamental e médio por meio dos conceitos básicos da IA e conexões de sala de aula, com tópicos que incluem introdução à IA, processamento de linguagem natural, ética e robótica. Educadores também terão a chance de ganhar um selo digital IBM AI Foundations for Educators e se tornarem equipados para compartilhar o conhecimento básico de inteligência artificial com seus colegas e alunos.
“Tecnologias como IA, nuvem e segurança cibernética estão desempenhando um papel fundamental na educação e promovem mudanças significativas nas formas tradicionais de ensino e aprendizagem. O avanço da tecnologia está acelerando e devemos nos concentrar em fornecer aos alunos e professores acesso a ferramentas e conteúdo de qualidade para que a oportunidade e o crescimento profissional sejam pervasivos em nossa sociedade”, diz Tonny Martins, gerente geral da IBM Brasil.