Para reforçar o compromisso com o estímulo à leitura, especialmente no período de isolamento social, a Suzano, empresa de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vai oferecer para seus cerca de 37 mil colaboradores, durante o mês de abril, e gratuitamente, uma série de livros digitais. A iniciativa é feita em parceria com o Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela empresa, e com o Papel Pólen, que compõe seu portfólio de produtos e é o papel específico para livros.
O projeto que, originalmente, contempla a implantação de bibliotecas e ações de incentivo à leitura dentro das operações da Suzano, foi adaptado neste momento para continuar contribuindo, mesmo a distância, com o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Para isso, neste mês, a companhia está oferecendo uma alternativa digital.
De acordo com Christian Orglmeister, diretor-executivo de estratégia, gente, comunicação, TI e digital da Suzano, a ideia de transformar o projeto físico em um espaço também digital vem de encontro a um dos direcionadores da companhia: gerar e compartilhar valor. “Acreditamos que os livros são fundamentais para a formação de cidadãos que poderão contribuir com a transformação positiva da sociedade. A leitura, além de trazer leveza ao cotidiano, estimula a imaginação e a criatividade, e é a porta de acesso ao conhecimento”, ressalta.
Por meio de uma plataforma online – em que os colaboradores já se cadastravam para realizar os empréstimos de livros nos espaços físicos – agora o usuário pode indicar a obra que gostaria de ler no formato digital. Caso o livro já não esteja no acervo, é enviado um link para acesso ao título na Google Play Livros, disponível para computador, Android e IOS. Assim, os colaboradores têm nessa nova “prateleira virtual” milhões de títulos à disposição.