No contexto do ESG, com o “E”, de responsabilidade ambiental, tornando-se cada vez mais relevante aos olhos da sociedade, a sustentabilidade emerge como um impulso indispensável à inovação. Agora, imagine o desafio de incorporar essa valiosa percepção em uma indústria com alta demanda de recursos naturais, como a de papel e celulose. Nesse contexto, a Suzano, considerada a maior produtora de celulose de eucalipto no mundo, tem se destacado ao transformar o desafio da sustentabilidade em oportunidades de crescimento e inovação.
Ao integrar o ESG à sua estratégia de negócio, a Suzano tem demonstrado ao mercado que é plenamente possível conciliar produtividade e sustentabilidade em sua operação, ao mesmo tempo em que preserva os biomas brasileiros. Em 2022, a multinacional registrou seu melhor desempenho em quase cem anos de empresa, atingindo o recorde anual de R$ 22,6 bilhões de caixa operacional. Já a receita líquida da companhia foi de R$ 49,8 bilhões, 22% maior em relação a 2021. Tudo isso sem renunciar ao seu princípio maior que é ser sustentável, já que 40% dos seus 2,6 milhões de hectares no país estão reservados para fins de conservação.
Para Marcela Porto, diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade Institucional da empresa, a sustentabilidade é parte do negócio. “A Suzano é uma empresa de capital natural, de árvores plantadas e conservação de áreas e, por isso, a perenidade dos seus negócios está associada diretamente ao uso sustentável dos recursos naturais”, explica. Na prática, essas cifras expressivas são reflexo direto da comercialização de uma linha variada de produtos sustentáveis, que engloba desde embalagens e copos feitos de papel até tecidos confeccionados com celulose natural, além de produtos de higiene pessoal.
A fórmula da sustentabilidade da Suzano
Que os números não mentem, isso já sabemos, mas é importante destacar que também não são fruto do acaso. Se o horizonte é positivo, muito disso se deve à estratégia da Suzano, que combina práticas ecoeficientes, gestão responsável de recursos e ações transformadoras nas comunidades onde atua. É isso mesmo: sustentabilidade não se limita apenas à redução dos impactos ambientais; é um conceito que pode melhorar efetivamente a vida das pessoas.
Com a missão de “renovar a vida a partir da árvore”, a fabricante brasileira de papel e celulose tem trilhado sua jornada pela sustentabilidade atenta aos principais desafios da sociedade moderna. Mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, perda de biodiversidade e desigualdade social são demandas inadiáveis às quais a empresa está disposta a responder com ações práticas, como bem aponta Marcela. “A Suzano é parte da solução para os desafios climáticos e ambientais enfrentados pela sociedade ao oferecer produtos de origem renovável, que podem ser recicláveis e que possuem características biodegradáveis.”
Nesse cenário, a agenda ESG agrega ainda mais valor à fórmula da sustentabilidade na Suzano, revelando-se como uma potente extensão de sua responsabilidade corporativa. Um direcionamento que começa internamente, impulsionado pela atuação das lideranças da empresa. Marcela Porto destaca que, para assegurar a sinergia em torno desses princípios e envolver seus mais de 40 mil colaboradores, todas as diretorias da Suzano estão comprometidas com a estratégia ESG.
Práticas sustentáveis
Como reflexo desse empenho, a companhia tem assumido compromissos importantes com o objetivo de impactar todo o ecossistema, incluindo colaboradores, fornecedores e a própria sociedade. Segundo a diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade Institucional da Suzano, transformar o planeta exige cooperação entre todos. “Para entender e atender ao planeta, é essencial que tenhamos relacionamentos construtivos com todas as partes interessadas nos nossos negócios e consigamos engajá-las nessa agenda”, crava a executiva.
Em consonância a essa estratégia de promover o ESG em sua cadeia de suprimentos, a companhia lançou neste ano a premiação “Suzano Valoriza”, que busca valorizar e reconhecer o desempenho socioambiental de parceiros em temas como clima e segurança hídrica. Ao relatarem suas práticas socioambientais, os participantes são incentivados a estabelecerem metas e iniciativas para melhorarem seu desempenho com apoio da Suzano.
Compromissos com o futuro
Enquanto estimula parceiros a adotarem práticas sustentáveis, a empresa também está comprometida em causar impacto em todas as dimensões do ESG. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, as metas da Suzano englobam desde a oferta de dez milhões de toneladas de produtos de origem renovável (em substituição ao plástico) até o efetivo combate à pobreza.
Dentre esses objetivos, destacam-se os compromissos de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 e aumentar em 40% o Índice de Desenvolvimento em Educação Básica (Ideb) nas áreas onde a empresa opera. Já na esfera ambiental, a meta é remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2025.
Renovação a partir da árvore
Para qualquer empresa que priorize os fundamentos do ESG, equilibrar os fatores “negócio”, “produtividade” e “bem-estar” é imprescindível. E no caso da Suzano, que está presente em mais de 200 municípios brasileiros, seria impossível tirar da equação o fator “gente”. É nessa relação com as comunidades vizinhas que seu propósito se concretiza. A renovação a partir da árvore vem com investimentos efetivos nessas regiões, onde 3,3 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza.
Somente em 2022, as iniciativas sociais conduzidas pela empresa beneficiaram 276 mil pessoas, que puderam participar de projetos de reciclagem inclusiva, extrativismo sustentável, redes de abastecimento, além de terem acesso à chamada cadeia de valor da Suzano (com a contratação direta de pessoas e fornecedores). De acordo com a diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Suzano, a empresa tem papel crucial na construção de um mundo menos desigual. Nesse sentido, a companhia realiza não apenas a capacitação de pessoas locais, mas também atua para garantir o fortalecimento de parceiros. “Buscamos trabalhar sempre com um olhar local, desenvolvendo a mão de obra e gerando oportunidades de trabalho e renda para as comunidades”, pontua.
A partir daí, são estimuladas parcerias entre produtores rurais, comerciantes e clientes para fortalecer a segurança alimentar, a agricultura e a pecuária dessas regiões. Segundo Marcela, foram essas frentes que contribuíram para a retirada de 29.633 pessoas da linha da pobreza entre os anos de 2020 e 2022.
Empoderamento
Além do combate à pobreza, o trabalho nas comunidades envolve parcerias estratégicas com outros agentes de transformação social, visando o empoderamento econômico da população em situação de vulnerabilidade. Uma dessas parcerias é com o Instituto Coca Cola Brasil (ICCB), que tem como meta formar 70 mil jovens através da Plataforma Coletivo Jovem e conectar 15 mil ao mercado de trabalho até 2025.
Outra iniciativa relevante é o Programa Suzano de Educação, que alcança diretamente 200 mil alunos de escolas públicas localizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Aqui, com o objetivo de melhorar o Ideb, a multinacional contribui para a formação de educadores e a implementação de políticas educacionais. Dessa maneira, atuando de forma concreta nessas comunidades, a Suzano não apenas atende aos objetivos de sua agenda ESG, como também promove um impacto significativo e duradouro na sociedade.
Projetos transformadores
Para além do discurso, a sustentabilidade socioambiental faz parte do rol de ações da Suzano no país, sendo um compromisso que começa com o plantio de eucalipto e se estende até as suas fábricas. Desafiando a ideia de que se trata de uma indústria que desmata, a companhia adota como estratégia a expansão sustentável de seus negócios por meio de novos plantios em áreas antropizadas (com alterações no solo, vegetação ou relevo) ou degradadas. “No ano passado, iniciamos o maior programa de expansão de base florestal da nossa história, alcançando 265 mil hectares de novos plantios, com 1,2 milhão de mudas plantadas por dia”, revela a representante da multinacional.
O mesmo princípio renovador é aplicado à operação de suas fábricas, como é o caso do Projeto Cerrado, que está em processo de instalação no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. Para se ter ideia, quando estiver pronta, a futura unidade será capaz de produzir cerca de 2,55 milhões de toneladas de celulose ao ano. Mas os benefícios não se restringem apenas aos negócios, pois a expectativa é que a nova fábrica gere ao menos três mil novos empregos na região, movimentando a economia local. Isso sem falar nas mais de dez mil pessoas que estão trabalhando atualmente no projeto.
Além disso, como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, a Suzano também está investindo em ações voltadas ao desenvolvimento do município, como bem explica Marcela Porto. “A Suzano sabe que o sucesso do negócio é fruto do desenvolvimento econômico e social, e, por isso, a companhia está investindo R$ 48 milhões na melhoria da infraestrutura, segurança pública, saúde, educação e habitação de Ribas do Rio Pardo”, detalha a executiva.
Sustentabilidade na prática
Mais do que uma sigla, o ESG é um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade, podendo, inclusive, ser compartilhado com a sociedade. Quando isso acontece, projetos dessa dimensão se tornam verdadeiramente transformadores, inspirando as pessoas a repensarem suas próprias realidades. No caso da Suzano, envolver as comunidades locais no processo de conservação e restauração ecológica é uma forma de incentivar o cuidado com o meio ambiente. É o caso do projeto “Juntos, nós plantamos o futuro”, realizado na Amazônia em parceria com Sofidel, líder na produção global de lenços de papel.
As ações na região buscam incentivar a produtividade agrícola, a apicultura, o cultivo e a comercialização de espécies nativas, como o açaí e o babaçu. Marcela Porto destaca que, além de promover a conservação e restauração ecológica na região, a iniciativa visa apoiar o desenvolvimento socioeconômico local por meio dessa interação próxima com a população. A executiva da Suzano destaca a importância do diálogo contínuo nesse processo, sublinhando que somente através dessa abordagem é possível praticar os princípios do ESG, com responsabilidade, sustentabilidade e inovação.
Sustentabilidade na Suzano: informações relevantes
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Como posso participar? No caso das iniciativas de sucesso mencionadas nesta matéria, elas poderiam ser inscritas na premição dentro do Pilar “Temas”, na categoria ESG – Environmental, Social and Governance. Para obter mais detalhes sobre a inscrição de cases, entre em contato com Pedro Ramos (Customer Experience) pelo telefone (62) 99568-1500 ou pelo email pedro.ramos@revistacomunicacao.com.br.