A forma de aplicar feedback mudou e com o avanço da geração Z, se torna necessário para as empresas ter gestores capacitados a avaliar sua equipe e o mais importante, saber apresentar esse retorno. O especialista em liderança e desenvolvimento de pessoas, Alexandre Prates aponta as principais queixas sobre feedback dentro das empresas:
– Completa ausência
A falta da cultura em dar respostas aos colaboradores nas organizações faz com que essa prática torne-se desnecessária na visão da maioria dos líderes. Por não ser prioridade o feedback normalmente é negligenciado pelas atividades cotidianas, ou seja, o feedback não é prioridade nas organizações.
– Formalidade excessiva
Para obrigar a liderança a fornecer um retorno, muitas organizações engessam o processo, não permitindo que seja um momento de descoberta e troca verdadeira entre o líder e o liderado.
– Inversão de papeis
A maioria dos líderes acredita que o protagonista do feedback é o líder e não o liderado. “O feedback é um momento de descoberta de percepções, crenças e atitudes do liderado. Quando o líder torna o feedback um monólogo, perde a grande oportunidade de proporcionar um real desenvolvimento”, complementa Alexandre.
– Falta de acompanhamento
O feedback é apenas o início do processo de desenvolvimento. Muitos líderes não compreendem que o acompanhamento é o maior responsável pelo desenvolvimento de novas competências. Aplicar um feedback, por melhor que seja, não garantirá a evolução de sua equipe, já o acompanhamento sim.
– Ausência de sensibilidade
O feedback não é um momento para o líder desabafar e descarregar as suas insatisfações. “Antes do processo o líder deve se preparar e ponderar muito bem as palavras que irá utilizar. Esse momento pode ser inspirador ou destruidor, está na mão do líder”, esclarece o especialista.
O especialista Alexandre Prates ministra palestras embasadas no processo de coaching há 7 anos.