
4º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – Ecos do caos
Na mitologia grega, a ninfa Eco foi condenada a apenas repetir as últimas palavras que ouvia, incapaz de se expressar por si própria. Mas a maldição antiga lançada por Narciso parece ainda ecoar: só que há cada vez mais vozes falando, respostas prontas, ruídos por todos os lados — mas poucos ouvidos verdadeiramente atentos. Em tempos em que a comunicação e o feedback ganham protagonismo nas relações corporativas, a escuta ativa se torna não apenas uma habilidade desejável, mas uma necessidade urgente para criar conexões reais, que vão além da vaidade de quem deseja apenas falar, mas nunca escutar.
Pesquisadores afirmam que a habilidade de escutar atentamente (e com frequência) é um forte indicador do potencial de liderança, mais do que inteligência ou personalidade – não à toa reuniões de one on one abrem caminho nas agendas das empresas que buscam criar espaços de confiança e diálogo aberto. E para isso não basta apenas uma troca de palavras – como já explicou o filósofo russo Mikhail Bakhtin. É preciso um processo contínuo de construção de significado, que reconhece o outro como um sujeito ativo na comunicação, e não apenas um receptor passivo de respostas rebatidas o tempo todo. Por isso, comunicar-se no ambiente de trabalho exige mais do que falar bem: requer a capacidade de escutar verdadeiramente.
Nesta edição do Fórum Melhor RH Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – Ecos do caos, os principais especialistas do mercado debatem o papel central da comunicação na gestão de pessoas à luz da escuta no diálogo: sua compreensão verdadeira e aplicação por toda a cadeia de liderança, a importância de dar e receber feedback de valor superando desafios com a função de criar ambientes, onde a troca seja uma ferramenta de crescimento mútuo. E mais: as principais tendências e movimentos na Comunicação Interna das empresas, as ferramentas e plataformas que tem agilizado e personalizado dinâmicas, os processos que tem feito a diferença na tomada de decisão e na construção de lideranças comunicadoras, a co-criação com colaboradores e o repensar dos modelos de trabalho que tem ecoado propósito nas equipes.
PAINÉIS:
Ecos do caos
A escuta ativa na era do discurso
Lugar de escuta
Ouvir de verdade como habilidade do futuro
Liderar para o futuro
Comunicação como soft skill para além dos dados
Discurso que converge
O diferencial de co-criar com colaboradores
Notificação da ansiedade
Porque grupos de WhatsApp precisam acabar
Mais que mil palavras
O impacto da marca pessoal da liderança
Para bom entender
Comunicação ágil e produtiva na prática
Além da palavra
Como incluir quem se comunica de outras formas
Sentir em tempo real
O diferencial de novas soluções para análise de clima
Perfil que engaja
Como lidar com a presença digital dos colaboradores
Conteúdo de centavos
Como engajar o público interno cada vez mais disperso
Palavra de mentor
CI como suporte para aprendizado contínuo
Omni experience
Como hubs de comunicação refletem na jornada do colaborador
Semente social
A importância de construir uma comunidade para chamar de sua
No lugar do outro
Empatia e diálogo como estratégia intergeracional
Pilar do bem-estar
Comunicação como ferramenta do cuidado e segurança