
4º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores — Ecos do caos
Na mitologia grega, a ninfa Eco foi condenada a apenas repetir as últimas palavras que ouvia, incapaz de se expressar por si própria. Mas a maldição antiga lançada por Narciso parece ainda ecoar: só que há cada vez mais vozes falando, respostas prontas, ruídos por todos os lados — mas poucos ouvidos verdadeiramente atentos. Em tempos em que a comunicação e o feedback ganham protagonismo nas relações corporativas, a escuta ativa se torna não apenas uma habilidade desejável, mas uma necessidade urgente para criar conexões reais, que vão além da vaidade de quem deseja apenas falar, mas nunca escutar.
Pesquisadores afirmam que a habilidade de escutar atentamente (e com frequência) é um forte indicador do potencial de liderança, mais do que inteligência ou personalidade – não à toa reuniões de one on one abrem caminho nas agendas das empresas que buscam criar espaços de confiança e diálogo aberto. E para isso não basta apenas uma troca de palavras – como já explicou o filósofo russo Mikhail Bakhtin. É preciso um processo contínuo de construção de significado, que reconhece o outro como um sujeito ativo na comunicação, e não apenas um receptor passivo de respostas rebatidas o tempo todo. Por isso, comunicar-se no ambiente de trabalho exige mais do que falar bem: requer a capacidade de escutar verdadeiramente.
Nesta edição do Fórum Melhor RH Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores — Ecos do caos, os principais especialistas do mercado debatem o papel central da comunicação na gestão de pessoas à luz da escuta no diálogo: sua compreensão verdadeira e aplicação por toda a cadeia de liderança, a importância de dar e receber feedback de valor superando desafios com a função de criar ambientes, onde a troca seja uma ferramenta de crescimento mútuo. E mais: as principais tendências e movimentos na Comunicação Interna das empresas, as ferramentas e plataformas que tem agilizado e personalizado dinâmicas, os processos que tem feito a diferença na tomada de decisão e na construção de lideranças comunicadoras, a co-criação com colaboradores e o repensar dos modelos de trabalho que tem ecoado propósito nas equipes.
A quarta edição do Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores será realizada em formato híbrido, com dois momentos complementares. Nos dias 2 e 3 de junho, o Fórum segue com sua versão online, gratuita e aberta ao público, com painéis reunindo lideranças e especialistas para discutir o estado da arte da comunicação interna. Já no dia 27 de maio, uma terça-feira, o evento acontece presencialmente, com três painéis, também gratuito e aberto ao público, com inscrições no link: https://bit.ly/4-FEMCCPRESENCIAL.
PROGRAMAÇÃO – DIA 02 DE JUNHO:
14:09 – 14:49 | PAINEL 1 | Ecos do caos
A escuta ativa na era do discurso
Em meio ao excesso de informação, ouvir com atenção virou diferencial. Apesar da baixa valorização nas seleções, a escuta ativa aumenta a produtividade e reduz falhas. O painel aborda práticas como mediação, feedback empático e treinamentos em comunicação. Tudo para transformar ruído em conexão.
- Camila Pavan, Diretora de Recursos Humanos da Alstom
- Carolina Ferreira, CHRO da Alelo
- Marcio Cavalieri, Sócio-Fundador do Grupo RPMA
14:52 – 15:32 | PAINEL | Omni experience
Como hubs de comunicação refletem na jornada do colaborador
Hubs integrados facilitam a experiência do colaborador e aumentam a confiança. Este painel apresenta ferramentas como IA, gamificação e fóruns internos, além de estratégias que promovem fluidez, troca e pertencimento ao longo da jornada profissional.
- Alessandra R. Sellmer, Gerente de Comunicação Corporativa América Latina na Atlas Copco Group
- Igor Vazzoler, CEO da Progic
- Wellido Teles, Gerente de Comunicação Interna e Endomarketing na Ânima Educação
15:35 – 16:15 | PAINEL 3 | Discurso que converge
O diferencial de co-criar com colaboradores
Quando a mensagem é construída em conjunto, ela tem mais força e adesão. Empresas que apostam na cocriação inovam mais e ganham confiança da equipe. O painel explora como engajar colaboradores em núcleos criativos e ações de endomarketing com mais significado.
- Danila Cardoso, Diretora de Pessoas da Motiva
- Larissa Santos Battistini, Gerente Executiva de Comunicação, Cultura e Eventos na RD Saúde
- Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale
16:18 – 16:58 | PAINEL 4 | Liderar para o futuro
Comunicação como soft skill para além dos dados
Liderar não é só traduzir números — é conectar pessoas. Comunicação eficaz é uma das habilidades mais demandadas até 2027. Este painel debate como desenvolver líderes com inteligência emocional, storytelling e técnicas de engajamento para gerar impacto real.
- Carolina Prado, Diretora de Comunicação para América Latina na Intel
- Juliana Annunciato, Gerente de Comunicação Interna na Natura
- Rodrigo Dib, Superintendente Institucional e de Inovação no CIEE
17:01 – 17:41 | PAINEL 5 | Conteúdo de centavos
Como engajar o público interno cada vez mais disperso
Comunicados internos muitas vezes são ignorados. A atenção dos colaboradores exige criatividade, canais variados e dados de impacto. O painel discute como usar storytelling, interatividade e métricas para fazer a comunicação interna realmente engajar.
- Cleide Cavalcante, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa na Progic
- Elizeo Karkoski, Sócio-Diretor da P3K
- Marcelo Cosentino, Gerente de Comunicação Interna e Externa na Toyota
17:44 – 18:24 | PAINEL 6 | Notificação da ansiedade
Porque grupos de WhatsApp precisam acabar
O excesso de notificações virou gatilho de ansiedade e queda de produtividade. O painel debate alternativas aos grupos de WhatsApp, como plataformas assíncronas, gestão de comunicação diária eficiente e como romper com a cultura da urgência constante.
- Helio Martins Jr., Gerente de Multimídia na Justiça Federal (TRF3)
- Hugo Godinho, CEO da Dialog
- Renato Acciarto, Relações Institucionais e Especialista em Comunicação Corporativa, Interna e Digital
18:27 – 19:07 | PAINEL 7 | Mais que mil palavras
O impacto da marca pessoal da liderança
A reputação dos líderes influencia na retenção e atração de talentos. Este painel discute o poder da marca pessoal e como desenvolvê-la com personal branding, mentorias, programas de embaixadores internos e monitoramento estratégico da imagem dos líderes.
- Beatriz Imenes, Vice-Presidente da Planin
- Fabricio Costa, Gerente Sênior de Comunicação e ESG na GSK Brasil
- Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa
PROGRAMAÇÃO – DIA 03 DE JUNHO:
14:09 – 14:49 | PAINEL 1 | No lugar do outro
Empatia e diálogo como estratégia intergeracional
Choques de comunicação entre gerações são frequentes no ambiente de trabalho. O painel propõe caminhos como mentoria reversa, dinâmicas de escuta e espaços de troca para integrar diferentes perfis e promover convivência mais empática entre as idades.
- Cristina Iglecio, Sócia-Diretora na Kubix Comunicação e Estratégia
- Rodrigo Rocha, Vice-Presidente de Marketing e Comunicação na Amil
- Rogério Louro, Diretor de Comunicação na Nissan do Brasil
14:52 – 15:32 | PAINEL 2 | Pilar do bem-estar
Comunicação como ferramenta do cuidado e segurança
Cuidar também é saber comunicar com empatia. Este painel mostra como a Comunicação Interna pode promover segurança psicológica, com canais de escuta, CNV, conteúdos de autocuidado e práticas que priorizam o bem-estar como valor estratégico.
- Fábio Gomes França, Gerente de Comunicação Interna no Tribunal de Contas da União (TCU)
- Flávia Caldeira, Especialista de Comunicação Corporativa
- Meire Blumen, Gerente Corporativa de Saúde na Motiva
15:35 – 16:15 | PAINEL 3 | Lugar de escuta
Ouvir de verdade como habilidade do futuro
A escuta ativa é uma das competências-chave até 2030, segundo o Fórum Econômico Mundial. No entanto, 86% dos profissionais não se sentem ouvidos. O painel mostra como transformar esse cenário com ações como escuta coletiva, treinamentos e diálogos one-on-one.
- Adevani Rotter, Presidente da Ação Integrada
- Anne Maezuka, Gerente de Comunicação no Grupo Marista
- Cleide Cavalcante, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa na Progic
16:18 – 16:58 | PAINEL 4 | Bom entendedor
Comunicação ágil e produtiva na prática
A comunicação desorganizada gera caos e confusão. Empresas com métodos ágeis têm ganhos de até 30% em produtividade. O painel apresenta práticas como dailys objetivas, dashboards colaborativos, escuta ativa e plataformas unificadas para alinhar equipes.
- Bruno Zani, Gerente de Comunicação na Boehringer Ingelheim
- Franciele Zoz, Analista de Comunicação Sr na Santista Têxtil
- Viviana Toletti, CEO na XCOM by Atrevia
17:01 – 17:41 | PAINEL 5 | Palavra de mentor
CI como suporte para aprendizado contínuo
A Comunicação Interna sustenta uma cultura de aprendizagem. O painel mostra como transformá-la em motor de desenvolvimento com newsletters personalizadas, podcasts internos, programas de reconhecimento e espaços de troca contínua entre líderes e equipes.
- Claudia Cezaro Zanuso, Sócia-Diretora da Duecom
- Lucas Moura, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Corporativa na Construtora Tenda
- Tatiani Longo, Diretora de Comunicação Interna e Endomarketing da Alfa Comunicação e Conteúdo
17:44 – 18:24 | PAINEL 6 | Perfil que engaja
Como lidar com a presença digital dos colaboradores
Colaboradores são canais de comunicação vivos. Quando bem orientados, reforçam a imagem da marca com autenticidade. O painel explora estratégias de employee advocacy, capacitação digital e criação de guias e políticas para presença online responsável.
- Cláudio Sá, CEO da Conteúdo Comunicação
- Guilherme Almeida, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
- Valéria Queiroz, Coordenadora de Comunicação Interna e Experiência da Pessoa Usuária no Senac São Paulo