Uma pesquisa global da Michael Page, empresa de recrutamento executivo de média e alta gerência, comparou os salários de profissionais de vendas de vários países e constatou que o salário dos executivos do varejo no Brasil é um dos maiores do mundo. A explicação para isso estaria no crescimento do poder de consumo no mercado brasileiro na última década, aliado à profissionalização das empresas do setor.
Um diretor de e-commerce tem remuneração anual no Brasil, por exemplo, entre US$ 144 mil e US$ 216 mil, enquanto em países emergentes como México, Turquia e China o salário do mesmo profissional gira em torno de US$ 36 mil e US$ 146 mil. Já um diretor nacional de varejo no País embolsa, por ano, entre US$ 126 mil e US$ 180 mil. Valores superiores aos que são praticados na China (US$ 107 mil e US$ 154 mil), México (US$ 63 mil e US$ 77 mil) e Turquia (US$ 76 mil e US$ 103 mil) para a mesma posição.
Fábio Cunha, gerente executivo da Michael Page, acredita que a consolidação do mercado consumidor brasileiro nos últimos anos impulsionou o desenvolvimento do setor de varejo e vendas no País. “Apesar do atual momento econômico, o varejo foi um dos pilares do desenvolvimento nacional na última década. A profissionalizações da gestão de empresas familiares do setor juntamente com a chegada de grandes players internacionais impulsionaram o aumento expressivo da remuneração desses profissionais”, afirma.
O levantamento foi realizado no primeiro trimestre de 2016 e contou com a participação de cerca de 1100 executivos em 10 países. Confira esses e outros exemplos na lista de posições e remunerações (em dólar americano) ligadas ao varejo e vendas no Brasil em comparação com os outros mercados do mundo:
Diretor de E-commerce
Diretor Nacional de Varejo (Operações)
Diretor de Compras e Visual Merchandising
Diretor de Franquia
Diretor de Design
Diretor de Expansão