Por Alessandra dos Santos, supervisora de RH na Ahgora
Quando se fala em jogo, sempre se pensa em entretenimento e lazer. Mas a ciência tem apontado que o ato de jogar estimula o raciocínio lógico e a cognição, influenciando até na capacidade de abstração e de interação. A gamificação é uma técnica que usa princípios de jogos para envolver, estimular e engajar as pessoas fora do contexto convencional. Usar estratégias como a gamificação pode ser um recurso interessante para estimular o desenvolvimento das equipes e aumentar o engajamento dos colaboradores, sendo um grande trunfo para o setor de RH.
O Institute of Electrical and Electronics Engineers destaca que, até 2020, cerca de 85% das atividades rotineiras devem utilizar elementos de gamificação. São mecanismos como atribuir estrelas ao motorista do aplicativo de transporte (como o uber já faz hoje, por exemplo) ou mesmo compartilhar informações sobre o trânsito no aplicativo que informa sobre as melhores rotas, já incorporados no dia a dia. Na prática, usar estratégias de gamificação instiga a competitividade e a cooperação, além de promover a sensação de realização, quando os resultados são conquistados.
Para implementar ações de gamificação no RH é preciso ter em mente quais atividades que o RH pode ter melhores resultados com aplicação da técnica. Além disso, é necessário também ter definido objetivo principal, metas secundárias e pensar em um formato de aplicação, com regras, indicadores e recompensas são os fatores a serem considerados.
Definir os objetivos que deseja alcançar com a estratégia é o primeiro passo. Com base nisso, é necessário estipulam-se as metas que são, aliás, o ponto de partida de qualquer jogo: redução de custos, estimular a difusão da cultura corporativa, engajar e motivar os colaboradores, vender mais, aumentar a produtividade, etc. As metas por si só já atuam como grandes motivadores dos colaboradores nas empresas.
Mas, quando se trata de gamificação, é importante considerar ainda as regras para o cumprimento das metas e premiações. Essas recompensas não precisam ser financeiras, mas elas são fundamentais para despertar o interesse dos colaboradores. É importante acompanhar continuamente o progresso da equipe e estimular a competição saudável e compartilhar os resultados alcançados.
Uma ação que pode ser aplicada pelo RH com base em gamificação é um programa para reduzir gastos. Nesse caso, é preciso identificar rotinas para o RH atuar de maneira eficiente, como reduzir a taxa de rotatividade da equipe, por exemplo. Com uma estratégia de gamificação seria possível, então, diminuir os custos com rescisões contratuais.
Manter a motivação e o engajamento dos profissionais da equipe é sempre um desafio para as áreas de recursos humanos das empresas. Mas os mecanismos de gamificação podem ser grandes aliados, facilitando para se chegar aos melhores resultados e às maiores vitórias da equipe.