Não é de hoje que as empresas têm recorrido às atividades interativas para impulsionar o desenvolvimento de habilidades profissionais. A gamificação, por exemplo, que corresponde ao uso de jogos, tem conquistado cada vez mais espaço no meio corporativo e trazido resultados importantes para líderes e colaboradores. Um deles, a possibilidade de ampliar a absorção de novos conhecimentos e a assertividade em avaliações de habilidades em 14%, segundo estudo desenvolvido pela Universidade de Denver.
Divulgada recentemente, uma pesquisa de mercado da Mordor Intelligence sobre o assunto, Mercado de gamificação na Europa e na América Latina – análise do tamanho e participação, tendências e previsão de crescimento, aponta que o investimento na área deve alcançar US$ 30,24 bilhões nos dois continentes até 2029, movimento que impulsionará ainda mais as dinâmicas de grupo no ambiente empresarial envolvendo jogos. Trata-se de um crescimento exponencial, visto que atualmente o investimento é avaliado em US$ 8,72 bilhões. A boa notícia é que, com base no que tem sido observado, o mercado brasileiro também tem seguido esta tendência.
E por que a gamificação vem chamando a atenção de consultores e especialistas em treinamentos? Além dos motivos relacionados à aprendizagem, a metodologia – que tem como base atividades que estimulam o raciocínio e a lógica, integradas ao ambiente lúdico dos jogos, que trabalham a criatividade, a inteligência emocional e a empatia – possibilita que habilidades sejam desenvolvidas de forma personalizada.
Mais do que isso, permitem, também, que habilidades como negociações, gestão de projetos e de pessoas e também inovação sejam desenvolvidas. Sem contar que os games são ferramentas que têm se mostrado essenciais para o relacionamento, a integração de equipes e o trabalho em conjunto, impulsionando as hard e soft skills de forma integrada.
É lógico que um dos atrativos é que os jogos também simulam situações vivenciadas no dia a dia do contexto empresarial, que exigem planejamento, negociações, tomadas de decisões assertivas e metas a serem atingidas, de acordo com os objetivos corporativos. É como uma preparação para a vida real, em que os participantes são convidados a adquirem novos conhecimentos e novas habilidades por meio da experiência imersiva, método que tem se mostrado extremamente efetivo e potencializado resultados.
É importante destacar que existem muitas possibilidades de explorar a gamificação no ambiente corporativo e, apesar do cenário promissor, dos benefícios e dos reflexos já perceptíveis no cenário nacional, muitas companhias ainda não aplicam a metodologia em seus processos de atualização e qualificação profissional. Por outro lado, as empresas que atuam em consultorias têm disponibilizado opções de jogos em cursos e treinamentos, em formato de cartas, tabuleiros, LEGO e Role-Playing Game, famoso RPG, cada um com uma especificidade e objetivo. A Ynner possui um braço que chamamos de Ynner Games, onde trabalhamos o desenvolvimento das pessoas com Game-Based Learning (jogos educativos) para que profissionais possam expandir conceitos e aprender sobre seus pontos fortes.
No caso do RPG, os participantes criam e interpretam personagens e, em conjunto, enfrentam desafios e tomam decisões em meio a histórias que simulam a rotina empresarial. Em outro exemplo, o LEGO® Serious Play®, são envolvidos em uma experiência imersiva que estimula a criatividade para solucionar problemas. No Team Building, esse já conhecido do mercado, o foco é´o trabalho em equipe.
Em um cenário em que a atualização é uma das exigências do mercado, a gamificação se torna cada vez mais estratégica para potencializar competências tanto pelo fato de atender diferentes setores, como também por ajudar no desenvolvimento de profissionais de diferentes cargos e níveis de experiência. Do estagiário ao CEO.