Especialistas debatem assuntos que devem estar na pauta do RH no próximo ano, para garantir a sustentabilidade do negócio
Comandar a transformação digital, adotar Inteligência Artificial e lidar com as novas gerações no mercado de trabalho, esses foram alguns desafios enfrentados pela área de recursos humanos em 2019.
Segundo o relatório “The HR Tech 2020 Disruptions Study”, realizado por Josh Bersin, referência internacional no segmento, a tecnologia continuará trazendo mudanças para a gestão de pessoas em 2020. Quer saber como se preparar? Confira 5 temas que seu RH deve ficar de olho:
1 Inteligência Artificial aplicada à gestão de pessoas
Para garantir a sustentabilidade do negócio e otimizar a gestão do capital humano, o vice-presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, recomenda que a adoção da Inteligência Artificial no RH esteja nos planos da gestão de pessoas em 2020, já que a ferramenta compõe um método de gestão completo.Segundo Felipe, a solução pode trazer diversos benefícios para as companhias. “Na LG lugar de gente, temos a LiGia, plataforma inovadora de IA que reúne tecnologias como chatbots, games e analytics para otimizar os processos de RH. A solução propicia uma experiência positiva para o colaborador, para o líder e para os candidatos. Além disso, a tecnologia permite redução de custos operacionais, aumento de produtividade e maior assertividade nas decisões sobre pessoas”, destaca.
2 Soluções mobile para RH
De acordo com um estudo realizado pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, 91% dos brasileiros não conseguem ficar mais de uma hora longe de seus smartphones. Depois de ouvir mais de duas mil pessoas de 16 a 45 anos, o levantamento concluiu que 69% dos participantes da pesquisa deixa seus aplicativos logados o tempo todo.
Diante de constatações como essas, Marcello Porto, diretor de Produtos da LG lugar de gente, explica que o momento não é mais de avaliar se trazer a realidade mobile para dentro do ambiente organizacional pode ser benéfico ou não. “Hoje, são poucas as coisas que nós fazemos sem um aplicativo. Partindo disso, eu diria que a questão não é o quanto isso vai favorecer as organizações, mas sim o quanto elas serão prejudicadas por não adotarem essas tecnologias”, alerta.
Para Marcello, decidir em quais aplicativos mobile a organização deve investir é uma questão de levantar as principais dores a serem solucionadas. Contudo, ele salienta que o foco dessa decisão está nos colaboradores. “Para escolher por onde começar, eu preciso avaliar quais problemas que meus funcionários têm em relação ao meu RH. As soluções mobile geralmente são desenhadas para atendimento aos colaboradores; não servem para resolver o problema somente dos gestores”, afirma.
3 Games corporativos
Dados da pesquisa The Mobile Game mostram que dois terços dos brasileiros utilizam algum tipo de jogo eletrônico. Realizado em 2019 pela AdColony (representada no Brasil pela Adsmovil) em parceria com a OnDevice, o estudo apontou ainda que 72% dos entrevistados jogam em seus celulares todos os dias.
Para Felipe Azevedo, vice-presidente da LG lugar de gente, incluir games corporativos na gestão de pessoas em 2020 significa envolver os colaboradores e candidatos em narrativas que, como os números mostram, são parte de suas rotinas.
De acordo com ele, essa familiaridade facilita tanto a inserção dos novos profissionais no contexto da empresa como seu desenvolvimento. “Permitindo que eles aprendam os valores da companhia ou desenvolvam seus talentos de forma lúdica e imersiva, proporcionando uma experiência mobile e interativa, extraindo indicadores assertivos para o RH”, destaca.
4 Segurança da Informação no RH
Se por um lado novas tecnologias tornam os dados da companhia cada vez mais vitais para a tomada de decisão, o crescimento dos riscos em torno de seu uso é proporcional. Para André Belém, gerente de TI da LG lugar de gente e responsável pela segurança da informação na empresa: “Uma organização que não possui uma gestão de segurança da informação efetiva pode sofrer um incidente severo, levando a multas, danos quase que irreparáveis à sua reputação e, em casos extremos, afetando a capacidade de entrega de produtos e serviços”, alerta.
Luciene Martins, gerente de Gestão para Resultados da LG lugar de gente e gerente do projeto de segurança da empresa, afirma que confiar as rotinas de RH a soluções de tecnologia significa lidar com informações sensíveis e confidenciais. Por isso, a LG adotou a ISO 27001, padrão internacional para gestão da segurança da informação.
Luciene ressalta a importância da certificação conquistada pela LG. “A norma ISO 27001 define os requisitos para adoção de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Dessa forma, uma empresa que possui a certificação tem uma comprovação atestada por um órgão externo, independente, de que adota boas práticas para essa proteção de dados e informações”, explica.
5 Mudanças no eSocial
O ano de 2019 foi marcado por mudanças no eSocial e o tema deve continuar na pauta do RH no próximo ano, pois, a Portaria nº 1.127 extinguiu a obrigatoriedade de transmissão de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) a partir de 2020, para as companhias já obrigadas ao projeto.
Segundo o governo, a substituição do CAGED ocorrerá para as admissões e desligamentos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2020, para os grupos 1, 2 e 3. Já a substituição da RAIS será para as empresas que já tenham a obrigação de enviar os dados de remuneração dos seus trabalhadores relativos ao ano base completo de 2019, grupos 1 e 2.
Diante desse cenário, Sáttila Silva, gerente de Planejamento da LG lugar de gente, recomenda que os responsáveis pelo controle dessas informações tenham cuidado redobrado. “A extinção da exigência do CAGED e da RAIS também traz ao eSocial uma nova vertente, a da penalidade. O eSocial herdará as penalidades aplicadas a essas obrigações. Dessa forma, as empresas devem estar atentas aos prazos e qualidade das informações transmitidas ao sistema para que não sofram com a aplicação de multas”, finaliza.
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