Entre as 130 plantas que a Henkel, empresa de soluções adesivas, selantes e tratamento de superfícies, possui no mundo inteiro, foi uma fábrica brasileira que se destacou ao alcançar uma marca de 17 anos sem registrar um acidente com afastamento. Localizada em Jundiaí, a operação agora é exemplo concreto dos resultados de uma gestão focada em pessoas, que preza pela satisfação dos colaboradores.
Em meio a esses mais de seis mil dias sem registrar acidentes, veio um novo desafio de gestão, na forma da pandemia, que afetou muito mais do que a fábrica exemplar. E a cultura de segurança que garantiu esse marco é a mesma que conseguiu manter os colaboradores de toda a Henkel no Brasil confiantes mesmo diante da crise sanitária, que assolou o mundo e abalou as estruturas de muitas operações. Mas não a deles.
Ivan Mejia, head de Recursos Humanos da Henkel para América Latina Sul, atribui isso ao compromisso da Henkel com a felicidade de sua equipe, conceito que engloba a satisfação profissional, pessoal e, claro, a segurança. “Prezar pelas diferentes dimensões que contribuem para a felicidade dos nossos colaboradores já faz parte das nossas práticas há muito tempo.”
Assim como outras empresas de serviços e indústria essenciais, a Henkel precisou seguir a todo vapor quando a Covid-19 foi detectada – mas uma política implementada anos antes foi essencial para que os responsáveis agissem de forma rápida e eficiente preservando os colaboradores.
A flexibilidade no trabalho foi concretizada em 2015, portanto a estrutura necessária para o home office estava montada. Dois terços dos colaboradores passaram a trabalhar remotamente já em março de 2020. “Entendemos logo de início que o nosso papel era garantir segurança para as nossas pessoas em questões básicas, como emprego e renda”, afirmou Mejia. Assim, não houve redução de salários ou demissões.
“Mas tivemos a prova de que todas essas decisões foram muito acertadas. Pois, apesar da situação, conseguimos ter um ano muito positivo para a operação brasileira, inclusive com quebra de recordes históricos de produção em três meses consecutivos”, conta o executivo. Foram 5.314 toneladas – a terceira quebra de recorde consecutiva em 2020 – em sua unidade de Jundiaí.
Em entrevista à Melhor RH, Ivan Mejia detalhou as estratégias de comunicação e recursos humanos que garantiram a tranquilidade dos colaboradores durante a pandemia, além das mudanças que ficarão na cultura da operação mesmo depois de superada a crise.
“Durante 2020, provamos que, mesmo em meio às incertezas, somos capazes de fazer mais e nos superarmos. Na fábrica, seguimos operando normalmente seguindo todos os protocolos de segurança, para abastecer o mercado com produtos essenciais, e temos muito orgulho em afirmar que os colaboradores estão cientes da sua responsabilidade e são reconhecidos por isso. Confira.
De que forma a Henkel trabalha para preservar a saúde mental dos colaboradores?
Desde o início da pandemia, a Henkel promove ações que visam a saúde e bem-estar dos colaboradores e reforça a divulgação de canais já existentes que possam auxiliá-los durante a pandemia. Além da prática da ginástica laboral feita diariamente de forma digital e aulas de yoga virtuais, a companhia também promove webinários com especialistas da saúde para falar sobre doenças (psicológicas e fisiológicas), cuidados e precauções.
Há outras iniciativas que também estão à disposição?
O Programa de Assistência ao Empregado é uma outra ferramenta disponibilizada pela Henkel há anos. Ao ligar para o programa, o colaborador poderá conversar com profissionais da saúde que o ajudarão a ressignificar o momento vivido. Para reforçar essa medida, em todas as suas unidades (escritório e fábricas), a Henkel conta com um médico do trabalho e enfermeiras que estão preparados para auxiliar os colaboradores e os acompanharem de perto, seja presencialmente ou de modo remoto, em qualquer diagnóstico.
Qual o caminho para manter as equipes motivadas no cenário atual?
Posso afirmar que foi a soma dos seguintes fatores: comunicação transparente e igualitária para todos os níveis e unidades (fábricas e escritórios), líderes abertos a escutar e comprometidos com os compromissos assumidos pela empresa e colaboradores engajados a entregarem resultados sólidos e agregar valor ao cliente e ao mercado. E, para chegar até a consolidação desses fatores, todas as áreas envolvidas, como Recursos Humanos, Comunicação Corporativa, Operações, Facilities e Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SHE) vêm desenvolvendo um forte trabalho conjunto.
Como foi feita a comunicação com os colaboradores na pandemia?
Desde o início da pandemia, a Henkel já enviou mais de 40 comunicados a respeito de decisões e orientações dadas pelo Comitê de Crise. Isso indica a transparência na informação e o compromisso com a verdade da empresa. A decisão de abrir os escritórios e deixar o retorno de seus colaboradores de forma voluntária, com a capacidade gradual de até 30%, foi feita depois de implementar no escritório um rígido protocolo de segurança com sinalização, equipes de limpeza reforçadas e novos sistemas de controle de acesso ao escritório e andares, como aferição de temperatura e uso de máscara obrigatório. A cada nova decisão decretada pelo estado e/ou prefeitura de São Paulo, o grupo de crise instaurado desde março de 2020 se reúne e discute qual será a diretriz a ser adotada e logo comunica por e-mail ou via líderes para os colaboradores da produção. Os colaboradores entendem esse processo de comunicação e já aguardam o posicionamento da Henkel.
Qual o balanço do processo seletivo de estágio feito totalmente online?
Realizar o processo de recrutamento, seleção e onboarding 100% online foi um desafio para o time de RH. E o ingresso dos 31 estagiários em janeiro foi a prova de que é possível superar os limites quando se tem trabalho em equipe e dedicação envolvidos. Como a Henkel é uma empresa que tem como um de seus valores as pessoas, acredito que a desvantagem tenha sido a falta do contato presencial no fim do processo, principalmente entre estagiários e líderes.
E de que forma a empresa contornou a distância nesse aspecto?
Fizemos um processo de onboarding com os times e os responsáveis pelas áreas de forma virtual, e também entregamos um kit de boas-vindas com materiais de escritórios personalizados e algumas guloseimas. Outro ganho que tivemos com um processo totalmente digital foi a possibilidade de nos conectarmos a pessoas e universidades de todo o Brasil, trazendo mais diversidade para o processo em comparação ao modelo tradicional, que acaba ficando restrito à proximidade geográfica.
Quais aprendizados vieram para ficar?
Acredito que o principal aprendizado seja o poder de superação e reação frente aos desafios. A capacidade de colaborarmos como equipes fortes, que é um dos quatro Compromissos de Liderança, foi o grande destaque, junto com a rápida atuação da liderança em entender o cenário imposto e logo se posicionar para evitar a disseminação de informações inverídicas e a sensação de insegurança. Em processos, destaco a migração de muitas ferramentas para o digital, que tornaram as ações mais práticas e acessíveis. Toda a adaptação e resiliência adquiridas, durante esse período de pandemia, certamente vieram para ficar e impactarão na forma de trabalho e tomadas de decisões daqui para a frente.
[Confira a seguir outros destaques da atuação da Henkel na pandemia.]
Liderança
A Henkel contou com liderança atuante, em diferentes áreas da companhia. Além disso, desde o início da pandemia, garantiu uma comunicação clara e transparente com todos os colaboradores por meio de informativos semanais, estabeleceu protocolo de cuidados e segurança abrangentes, promoveu sessões on-line de bate-papo com o presidente e todo o comitê diretivo e assumiu o compromisso de não reduzir jornada e salário de seus colaboradores durante todo o ano.
Home office
Com estrutura para home office estabelecida desde 2013 e cultura de trabalho flexível desde 2015, mais de 2/3 da força de trabalho da Henkel no Brasil passaram a trabalhar de casa. A Henkel já contava com infraestrutura tecnológica para isso: todos já trabalhavam com notebook, incluindo estagiários, e ferramentas que facilitam a comunicação e integração do trabalho à distância, como Microsoft Teams, Sharepoint e One Drive. Além disso, a Henkel também conta com ferramentas para treinamentos remotos em diferentes idiomas, como o LinkedIn Learning, e uma plataforma interna global que conta com vídeos, cursos e eventos on-line – Henkel Learning Hub.
Operações nas fábricas
Seguindo as regras de segurança local, as fábricas de Jundiaí e Itapevi não interromperam as operações, uma vez que a Henkel produz e fornece soluções para indústrias de serviços essenciais, como embalagens de alimentos, higiene pessoal e à área da saúde – para produção de diferentes tipos de máscaras, respiradores/ventiladores, adesivos para produção de eletrodos, itens que tenham contato com a pele, entre outros.
Protocolos de segurança
Entre as medidas estão o preenchimento de formulário de avaliação de saúde, aferição da temperatura, uso de máscaras, aumento de dispensers de álcool em gel e distanciamento mínimo de 1,5m com demarcações em todos os ambientes, como recepção, refeitórios, estações de trabalho, salas de reuniões, assentos dos fretados, entre outros. Outro ponto importante é que a empresa mapeou mais de 30 colaboradores do grupo de risco e que foram afastados. Nas unidades de Jundiaí e Itapevi, as linhas de fretado foram ampliadas, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5m.
Taxa de contaminação
Desde março a Henkel divulga de forma periódica e transparente os números de casos ativos e recuperados no Brasil. Felizmente, não tivemos nenhum funcionário que perdeu a vida, e contamos com mais de 90 colaboradores recuperados. A Henkel fornece suporte aos colaboradores que contraem o vírus, disponibilizando os canais de enfermaria para suporte, como também, acompanhamento semanal do médico da Henkel e monitoramento pós período de contaminação.
Cuidados ergonômicos
Durante a pandemia, a Henkel disponibilizou uma equipe de professores especializados a conduzirem a prática da ginástica de forma virtual.
Nas plantas, a prática segue acontecendo de forma presencial, respeitando todas as medidas de distanciamento e higiene. Em complemento a essa ação, desde o segundo semestre do ano passado a Henkel fechou parceria com a Gympass disponibilizando a todos os colaboradores, incluindo estagiários, os benefícios oferecidos pelo aplicativo.
Digitalização
A digitalização se tornou forte aliada da Henkel nesse período; 100% dos treinamentos, avaliações de performance e pesquisa de retorno ao escritório foram digitalizados. Além disso, muitas áreas também aproveitaram o momento para lançarem ferramentas e facilidades digitais, a fim de facilitar os processos e dinâmicas. A área de Recursos Humanos, por exemplo, digitalizou todo o seu manual de benefícios e abriu um grupo no
Microsoft Teams para dialogar com os colaboradores de forma mais assertiva. Além disso, implementou também a plataforma de treinamentos on-line LinkedIn Learning para continuar trabalhando e fortalecendo as competências dos seus colaboradores e líderes, mesmo que à distância.
Processo seletivo virtual
Em 2020, a Henkel teve o desafio de realizar o processo seletivo para seu Programa de Estágio 2021 de forma 100% on-line. As inscrições e todas as etapas do processo foram realizadas de forma virtual e os 31 novos contratados chegaram à Henkel em janeiro de 2021.