Torna-se cada vez mais necessário criar um ambiente de bem-estar nas organizações e medir seus impactos nos resultados
Criar uma biblioteca colaborativa para incentivar o hábito da leitura entre seus colaboradores, além de propiciar o engajamento entre eles. Essa foi a iniciativa da Hughes do Brasil, empresa de redes e serviços de internet de banda larga via satélite. “Consideramos de suma importância incentivar e estimular os colaboradores a adquirir o hábito da leitura. Na biblioteca colaborativa, eles podem pegar emprestado e até mesmo doar obras”,
diz Rafael Guimarães, presidente da companhia.
Mayara Moura, analista de planejamento comercial na Hughes, está empolgada. Ela conta que ter uma biblioteca tão perto, dentro do escritório, a incentivou a ler ainda mais. “É muito legal doar livros e indicar
para os colegas de trabalho títulos que li e me transformaram
de alguma maneira”, diz.
Para doar um livro, basta o colaborador se identificar com seu nome e área. Para pegar emprestado, é preciso registrar o empréstimo, e o leitor poderá ficar com o livro por até quatro meses, com possível renovação
desse prazo. A biblioteca colaborativa está disponível para todos os colaboradores da companhia.
E quem também criou uma biblioteca foi a fabricante de portas e janelas de aço e alumínio Sasazaki. A empresa vem desenvolvendo e incentivando a prática de projetos que ampliam o conhecimento de seus colaboradores
e reforçam os valores e a responsabilidade social da empresa junto à comunidade de Marília, no interior paulista, onde fica sua sede. E a implantação da biblioteca Janelas da mente é uma delas.
A ideia da iniciativa, que pretende incentivar o estudo e a leitura para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, surgiu depois de reuniões da equipe da área industrial. Os primeiros livros, que vieram da coleção particular de um dos membros da diretoria da Sasazaki, foram complementados por exemplares existentes no RH e outros doados pelos próprios colaboradores.
Localizada na entrada de um dos barracões da área fabril da Sasazaki, a biblioteca já conta com mais de 250 títulos de diversos assuntos, disponíveis a todos os interessados. Além de fazer a leitura no local, é possível levar os livros para casa. “Os colaboradores se envolveram com a implantação da biblioteca corporativa desde a concepção até a escolha do nome, feita por meio de concurso que envolveu todas as áreas da indústria”, explica Leonardo Kozo Sasazaki, presidente da empresa. “Todos seguem empenhados com o compromisso de expandi-la e, a cada dia, novos títulos são doados ao acervo”, comemora.
Ainda há o que melhorar
De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, publicada em 2016 e realizada pelo Instituto Pró Livro a cada quatro anos, no período de 2011 e 2015, a estimativa de brasileiros que consomem livros passou de 50% para 56%, totalizando 104,7 milhões de pessoas. A quantidade anual média de livros lidos por habitante passou de 4 para 4,96.