Como lidar com equipes completamente diferentes, com DNAs únicos, porém com estilos diferentes, culturas distintas? É aí que entra o desafio de um líder para implementar e utilizar a inovação para permear todo e qualquer processo que possa integrar e gerar conexão entre todos os envolvidos, especialmente em uma empresa de atuação global, com milhares de colaboradores.
Certamente, a inteligência artificial (AI) ganha um protagonismo real em nossas atividades ligadas à gestão de pessoas, uma vez que tem sido uma ferramenta inovadora, bastante eficaz, com benefícios, agilidade e resultados incomparáveis.
Gosto de destacar alguns aspectos referentes à inclusão da IA no RH, resultando em maior autonomia, permitindo que as pessoas criem, acertem, falhem e tenham aprendizados cada vez mais abrangentes. O importante é poder colocar sua opinião e testar habilidades novas.
Qualidade e agilidade
Se você aderir a uma nova tecnologia, uma nova ferramenta, ela traz alguns aspectos a serem considerados. No caso da inteligência artificial, um ponto positivo é eliminar o trabalho mais repetitivo. Essa implementação no sistema de análise de currículo com uso de IA, por exemplo, pode gerar um ganho de 80% de produtividade. É nítida a percepção na qualidade do nosso trabalho e IA tem melhorado muito essa ação nos processos de RH, diminuindo o retrabalho em até 30%.
Outro exemplo que tem sido bem explorado com IA é na contratação e nas entrevistas, já que é possível gravar e transcrever as entrevistas. E IA vai além, destacando o quão próximo daquelas perguntas ou daquelas respostas é possível direcionar o dado que se está buscando. No entanto, vale reforçar que a definição ainda é do recrutador. Aqui, é a IA facilitando a vida do profissional de RH e gerando mais tempo para funções estratégicas de análise e escolhas o contratante adequado para cada perfil de vaga.
Facilidades da IA no RH
A inteligência artificial também tem a habilidade de criar e gerar perguntas técnicas. Por exemplo, para entrevistas relacionadas a um concorrente a uma vaga com especialização em linguagem Java. É o tipo de entrevista que vai além da análise comportamental, é necessário focar também na habilidade técnica. Ou seja, a pessoa já passa pela prova técnica, que foi avaliado pelo próprio RH, sem a necessidade de passar por uma avaliação da área de TI. Vale dizer que isto também desperta no RH o aprendizado com relação a temas mais técnicos sobre as tecnologias. Com isso, IA já mostra um índice de produtividade e de assertividade muito superior.
Um sistema que tem funcionado muito bem para empresas de dimensões continentais, especialmente para organizações presentes em vários países, com culturas e idiomas diferentes, é a gravação de treinamento e eventos globais. Com a IA, é possível ser gravado em uma língua e depois traduzido para outros idiomas e pode ser disponibilizado na língua ou na maior parte, na língua nativa de todo mundo. Este ano prevemos mais de 1 milhão de horas de treinamento. Comunicar, treinar e desenvolver é preciso!
Possibilidades infinitas
A pergunta que devemos fazer não é se vamos perder ou não o nosso emprego para IA, mas se vai concorrer com quem usa IA a seu favor, explorando o máximo da tecnologia que é totalmente inclusiva. A internet se popularizou em 1990, há 34 anos, por exemplo. Hoje, não só estamos conectados, como há pessoas que estão aí programando coisas incríveis. O fato é que as possibilidades são infinitas ao gerar maior produtividade e criar mais empregos e novas profissões. O futuro com IA é promissor!