A Apdata foi um dos destaques do Melhor RH – The Best Brands, consolidando uma trajetória marcada por inovação contínua. Nesta entrevista, Davi Silva, CEO da Apdata, detalha como customização nativa, automação de processos, IA aplicada à folha de pagamento e escuta ativa do cliente impulsionam a evolução da gestão de pessoas.
O que representa para a sua empresa ser reconhecida como uma das marcas mais relevantes do Melhor RH – The Best Brands?
Para a Apdata, esse reconhecimento representa a confirmação de um compromisso que cultivamos há mais de quatro décadas: ser uma marca que une inovação, consistência e responsabilidade no relacionamento com nossos clientes.
Estar entre as marcas mais relevantes do setor de RH na visão do prêmio é mais uma confirmação do nosso trabalho de excelência. Marca que nos coloca dentro de algumas das maiores empresas nacionais e globais.
Qual o diferencial da sua solução ou serviço que levou vocês a esse destaque na pesquisa feita pelos profissionais de RH?
Nosso maior diferencial é a combinação de tecnologia proprietária de ponta a ponta, pensada para funcionar de maneira totalmente integrada.
Além de desenvolver tecnologia para RH por 40 anos, aplicamos internamente em um dos maiores centros de serviços do Brasil. É literalmente sentir a dor e os desafios dos RHs dentro de casa!
Mais do que atender uma complexa regulamentação legal, o RH é criatividade e personalização, que demandam entregar metodologias consagradas, mas com a liberdade de customização embarcada ao alcance do cliente.
Como a sua marca contribui efetivamente para o desenvolvimento do capital humano nas organizações clientes?
Nosso produto atual nasceu em período em que o mercado de software entregava pouca customização. Havia limitação para a criatividade dos profissionais de RH e obrigavam as empresas a mudarem seus processos para se adequar a um modelo não aderente.
Nosso DNA nascia ali, como uma empresa e produto precursores de uma customização nativa, feita através de parâmetros, somada a uma cultura de proximidade com o cliente.
Isso deu origem a uma geração de profissionais de RH que são verdadeiros evangelizadores do produto e que o levam por onde passam!
Que inovações recentes vocês implementaram que trouxeram mais valor para os clientes de RH?
Nos últimos anos, aceleramos a transformação dos nossos serviços com fortes investimentos em:
- Double Check – Conferência de Folha com IA, este produto exclusivo e experimentado há mais de 10 anos internamente pelo nosso centro de serviços, agora está disponível para o mercado em geral, revolucionado a maneira de conferir Folha de Pagamentos e seus processos relacionados, de forma instantânea e com 100% de abrangência;
- Pacote de Automações e RPAs, criamos um conjunto de recursos para automação de processos que é o passo mais audacioso em relação a Folha de Pagamento autônoma: O Processflow, uma evolução dos workflows tradicionais, que executa processos orquestrados durante um fluxo; o Retrocálculo, que permite executar alterações pontuais dentro de um grupo de colaboradores já processados, de forma segura; o FGP – Fluxo Gerador de Processos, que é um grande orquestrador da execução automática das atividades do calendário do RH, obtendo a melhor performance de execução de cálculos e similares.
- Aplicativo móvel único, um app baseado em um portal responsivo que permite utilizar o melhor do Portal em uma interface móvel.
- Recursos avançados de compliance e auditoria, garantindo segurança, rastreabilidade e aderência total às exigências legais.
Essas inovações foram guiadas diretamente pelas necessidades reais dos nossos clientes e pelos desafios emergentes do mercado de RH.
Como vocês medem o impacto das suas soluções no dia a dia das equipes de RH e colaboradores?
Utilizamos uma combinação de métricas qualitativas e quantitativas, incluindo:
- NPS e CSAT, avaliando a satisfação contínua;
- Indicadores de adoção de funcionalidades, que mostram o quanto nossos clientes incorporam nossos recursos ao cotidiano;
- Pequenos comitês, discussões semanais com grupos de até 5 clientes para coletar feedbacks e desafios, onde todo mundo consegue contribuir.
De que forma o feedback dos profissionais de RH tem orientado a evolução do produto ou serviço oferecido?
Uma parte importante do processo de evolução do produto é pautado pelo cliente. Estimamos que quase 70% das pequenas melhorias são provocadas pelos usuários e é importante a participação de um grupo de clientes na adoção.
As grandes melhorias, que demandam pesquisa e projetos de desenvolvimento tem como pré-requisito a formação de um grupo de clientes. Podem ser da base instalada ou de novos clientes que vão participar de todas as fases desde o estudo de viabilidade, até análise, desenvolvimento e homologação.
Como a sua empresa acompanha as tendências do setor de RH para se manter relevante e inovadora?
O Brasil não deve nada em relação ao 1º mundo quando se fala em adoção de práticas de RH. A criatividade do brasileiro e a disposição ao experimento geram uma terra fértil para criar e testar novas tendências. Porém, os mercados americanos e europeus sempre desempenharam um papel importante em relação a metodologias de desenvolvimento de pessoas. Então, a participação em eventos internacionais é essencial, pois algumas grandes ideias ainda nascem primeiro fora.
A outra parte nasce da pesquisa e predominantemente da aplicação prática em cada vertical de negócio da casa do cliente. Já fizemos coisas incríveis que estavam parcialmente implementadas em um emaranhado de ferramentas improvisadas e que se tornaram features consagradas do produto. Com a IA o potencial de entrega e a rapidez aumentaram exponencialmente.
Que mensagem sua empresa gostaria de deixar para o ecossistema de RH após esse reconhecimento?
Nos queremos continuar aprendendo e inovando com os clientes. Os grandes produtos sempre nasceram a partir de um pequeno percentual de profissionais que se arriscaram e colocaram a sua experiência para escalar em uma plataforma de tecnologia, sejam nas consultorias de serviços ou dentro do RH, para o benefício de todo o grupo!
