Oque é inspirar uma pessoa? Na Gazin, é um propósito de trabalho, calcado em valores e na missão da companhia. Para isso, ela conta com todo o suporte necessário da equipe de RH e dos demais líderes na transmissão desses conceitos – por meio dos treinamentos, planejamento de carreira, remuneração, enfim, de praticamente todas as ações voltadas para as pessoas.
Maycon Costa começou a trabalhar em chão de fábrica aos 15 anos. Durante a faculdade de administração, participou de um processo seletivo no Grupo Gazin, que atua no varejo e no atacado em diversas áreas, de colchões a combustíveis. Em 2008, começou na empresa como auxiliar de contabilidade e recebeu a primeira promoção seis meses depois. Em cinco anos, foi promovido outras três vezes e iniciou uma segunda graduação, em ciências contábeis, com uma bolsa de 50% paga pela empresa. Hoje, aos 26, Costa é gerente-geral da GazinCred S/A, segmento de crédito do grupo.
O funcionário conta que até hoje faz cursos internos de aprimoramento. do mesmo segmento. “A empresa também me provê oportunidade de ir a convenções em que faço uma cadeia de contatos com executivos do país inteiro.” Segundo a diretora de RH Viviane Thomaz, o modelo de educação corporativa do grupo desenvolve nos funcionários as dimensões pessoal e profissional, o que inclui habilidades comportamentais, voltadas para públicos internos (líderes e técnicos) e externos (sociedade em geral, clientes e fornecedores). E ainda passa a missão e reforça os valores da empresa. “Focamos o planejamento anual de treinamento em competências de gerência, liderança, gestão e tomada de decisão, além de governança corporativa e áreas técnicas”, enumera Viviane. “Os resultados atendem às expectativas dos participantes – temos mais de 80% de satisfação.”
O clima interno da organização também é um dos pontos fortes da empresa. “Temos a capacidade de ‘vender’ a companhia e a sua cultura aos funcionários, por meio do exemplo dos acionistas e dos executivos, que agem com muita humildade e simplicidade no trato do dia a dia”, enfatiza Viviane. “Gosto do calor humano que move essa empresa, do fácil acesso à diretoria e do quanto a empresa valoriza o colaborador que tem vontade de crescer”, confirma Costa. O jovem gerente-geral quer continuar crescendo no grupo: “Um dos meus objetivos é chegar à área estratégica – ou seja, fazer parte da comissão da próxima diretoria.”
Boas práticas
> Palestras internas com a diretoria, presidência, departamento de gestão de pessoas, que vinculam as ações do dia a dia dos funcionários ao cumprimento da ideologia da empresa, para dar sustentabilidade ao negócio. Nesse evento é entregue a Cartilha de Metas a todos os funcionários para compartilhar a ideologia que orienta as ações da empresa, com o intuito de dar sentido, significado às diretrizes estratégicas do negócio.
> Programa de treinamento denominado Gestão Pessoal, que também divulga a ideologia em todos os níveis, principalmente operacional, fazendo com que cada funcionário tenha um objetivo para o ano.
> Painéis dos Sonhos dos funcionários, afixados em paredes dos escritórios e outros setores, divulgam as metas dos funcionários rumo à prosperidade e também somam para inspirar.