Longos processos seletivos, alta rotatividade e baixa produtividade são problemas enfrentados diariamente pelo setor de recursos humanos, que vem passando por um importante processo de automatização. Por isso, a área de gestão de pessoas vem criando uma relação estreita com a tecnologia. A Inteligência Artificial (AI), por exemplo, é somente uma das novas tecnologias desta nova Revolução Industrial.
O levantamento feito pela GlassDoor apontou que o Brasil é o país com o maior tempo de duração dos processos seletivos, com média de 39.6 dias. E a rotatividade da mão de obra do país é uma das mais altas da América Latina, com um percentual de 38,5% no ano de 2016. Diante disso há um interessante espaço a ser ocupado por startups que estão inovando nessa área, denominadas HR Tech (Human Resources Technology).
As HR Tech são startups que oferecem um conjunto de soluções com base tecnológica ao setor de Recursos Humanos, propondo ferramentas para reinventar processos e ajudar na automatização do setor. Essas ferramentas visam desburocratizar a área, trazendo inovações, métricas de resultados e redução de custos. “Por muito tempo o RH ficou isolado das decisões importantes da empresa por não ser baseado em dados, estatísticas e números confiáveis para tomada de decisão dos gestores. Investindo em tecnologia a área de gestão de pessoas consegue reduzir custo de pessoal, entregar números e relatórios estratégicos que auxiliarão os demais departamentos a aumentar a produtividade e tempo de permanência nas empresas. Esta nova forma de fazer gestão traz também uma visibilidade e relevância maior para o setor”, explica Mônica Hauck, fundadora da HR Tech Solides.
No Brasil as startups voltadas para o setor de RH têm ganhado força, um estudo realizado pela aceleradora Liga Ventures, em parceria com o Ibmec, mapeou 122 empresas atuando em todo país.
Em Minas Gerais, a startup Solides saí à frente com software de gestão comportamental de pessoas, que aumenta a produtividade dos colaboradores e reduz a rotatividade. A ferramenta torna o processo de recrutamento e seleção mais assertivo, sendo possível obter mais de 50 informações do candidato em cerca de 7 minutos, além de ajudar também na automatização do setor. Há dois anos a startup redesenhou seu modelo de negócio e vem crescendo 736% nos últimos dois anos por meio de bootstrapping, adquirindo em média, 60 clientes por mês. A solução é o primeiro software desenvolvido para gestão de pessoas sob a perspectiva comportamental com análise preditiva e inteligência artificial.