Diversidade

Kraft Heinz na América Latina: rumo à equidade na liderança de mulheres

As posições femininas de gestão já alcançam 40% na empresa - com o objetivo de chegarem à metade dos postos deste escalão até 2025

de Redação em 8 de dezembro de 2023
Joy Image, via iStockPhoto.com

Segundo o relatório Women in the Workplace 2023, da consultoria McKinsey and Company, as mulheres latino-americanas figuram como as últimas profissionais a receberem um aumento nas empresas dentre todos os grupos de mulheres, e ainda são as que enfrentam distâncias maiores para ocuparem cargos de liderança executiva, representando atualmente a proporção de apenas 1% do total.

Em uma contribuição positiva para as estatísticas da América Latina, a equidade de gênero em cargos de gestão é uma das prioridades da Kraft Heinz. As posições de gestão preenchidas por mulheres já alcançam 40% na empresa – com o objetivo de chegarem à metade dos postos deste escalão até 2025. 

Este ano, na Venezuela, unidade operacional em LATAM com mais tempo em atividade, prestes a completar 64 anos, a diretoria de marketing foi assumida pela executiva Gloria Gaester. Também foram nomeadas duas CFOs: Fernanda Barrocal para atender o Brasil e Elizabeth Varela para South America (unidade com base no Chile, que é responsável também pela distribuição para Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai). No México, Angelines Diez se tornou a primeira mulher a ocupar esse cargo em operação latino-americana da Kraft Heinz. A executiva já foi incluída 5 vezes no ranking das 100 mulheres mais influentes do País.

Flávia Caroni, VP LATAM de People da Kraft Heinz

“Essas transições evidenciam maturidade da empresa de atribuir papéis de protagonismo a mulheres, em setores vitais para o crescimento do grupo na região”, entende Flávia Caroni, VP LATAM de People da Kraft Heinz e contemplada nos Prêmios Melhor RH Sudeste e Brasil, promovidos pela Plataforma Melhor RH. “Isso só é possível quando se vence no âmbito da cultura organizacional os estigmas sociais profundos inerentes a sociedade e a cultura de cada país. Em paralelo, essas executivas reforçam a prática da equidade em cada local, e ajudam a transformar crenças e valores distorcidos sobre o potencial de toda mulher.”

A executiva é responsável pelos processos de integração de uma dezena de países na região. Além dela, outras duas mulheres também desempenham cargos de chefia de âmbito regional, que são Ana Paula Costa e Silva, a VP LATAM de Legal & ESG da Kraft Heinz, e Carolina Wosiack, Diretora de Estratégia e Transformação LATAM. 

Por meio de uma narrativa institucional especialmente elaborada para a região, chamada de “Alimentando um Futuro com Mais Sabor”, a Kraft Heinz assume compromissos que  incluem ações para fomentar o crescimento em três pilares corporativos, sendo eles o de negócios, como por exemplo novas estratégias de inovação e implantação de ferramentas de go to market;  o de People, que engloba o desenvolvimento da cultura organizacional, com ênfase na Diversidade e Inclusão, valorização dos talentos em cada local e promoção das boas práticas corporativas; e o de impacto, que compreende as ações de âmbito social para as comunidades em cada país onde há presença da multinacional, além de avanços relacionados à economia circular).

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