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Menos é mais para garantir engajamento e conexão

Na estratégia para engajar o colaborador, é preciso priorizar ações e conteúdos, conduzindo-os da maneira mais simples possível

de Redação em 23 de maio de 2023

Forma e conteúdo são uma dupla inseparável na comunicação interna e no RH, no que diz respeito à promoção de engajamento, propósito e conexão nas empresas. O equilíbrio entre os dois nunca foi tão necessário como agora, tempo em que reunir o time em torno da cultura organizacional é um desafio. Priorizar ações e mensagens para alcançá-lo em sua totalidade, numa realidade de trabalho assíncrono e remoto, é algo que pesa tanto quanto escolher o canal correto para propagá-las. E por que não considerar o líder um meio estratégico para difundi-las?

No painel O que te engaja?, do 2° Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Bruno Zani, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Boehringer Ingelheim; Carolina de Paiva, Executive Manager da TIM Brasil, e Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer apoiaram o conceito “menos é mais” aplicado à comunicação para engajar a equipe, isso além de abordar o papel das lideranças na escuta e na propagação de conteúdos com essa finalidade. A demanda por coerência entre a mensagem que circula entre os stakeholders e a que se apresenta aos colaboradores para promoção de propósito também foi um tema abordado pelos executivos nesse momento do Fórum.

O evento foi promovido em abril pelas Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH, ambas do Centro de Estudos da Comunicação – CECOM.

Questão de liderança e foco

Para Massari, da Bayer, ter a liderança como canal de informação e a priorização de meios e mensagens são essenciais no novo cenário organizacional. 

Além de enfocar o líder como influenciador do propósito, a Bayer elegeu alguns veículos internos de comunicação como os principais e tornou as ações da pasta cada vez mais estratégicas no que diz respeito às mensagens a serem transmitidas. Medida tornou mais fácil explorar todos os recursos disponíveis nos meios e plataformas escolhidos de divulgação.

Para o executivo, ter métricas para definir esse processo é fundamental. “É importante ter dados sobre como colaboradores estão consumindo esse conteúdo nas empresas”, destacou Massari. “Isso é importante, também, para saber a efetividade dessa comunicação e para nortear conversas duras, mas necessárias com as lideranças.”

Massari verifica que, “muitas vezes, há temas que são importantes para a liderança, que precisam de um reforço junto aos colaboradores e que têm de estar dentro dos meios e fóruns de comunicação”. No entanto, o executivo destaca, “quando se vê os acessos a esses canais, eles não querem se informar sobre aquilo”. “É preciso criar formas para que se crie um contexto, formas de o colaborador acessar essas informações, daí o importância do líder influenciador.”

Questão de prioridade

Carolina, da Tim, contextualizou o momento atual da comunicação interna lembrando o bombardeio de informações com as quais a mensagem corporativa concorre. “Hoje em dia é grande a concorrência com Instagram, Facebook, e-mail, sites de informações, além da guerra dos likes. Todos querem likes”, destacou a executiva. “Nós, líderes da comunicação, temos o papel de priorizar o que é necessário para comunicar o propósito da empresa, dando sentido a ele, também, nas ações do dia a dia.”

Em busca de oferecer esse sentido sobre o propósito da organização, e a fim de atender a necessidades outras de conteúdo percebidas pelos colaboradores, a Tim investigou quais os interesses dos times e como gostariam que eles fossem entregues pela comunicação, norteando a priorização de informações e canais na empresa.

Hoje a comunicação interna da Tim abrange de forma mais estratégica todos os seus diferentes públicos, desde os presentes nas redes de lojas da marca, espalhadas pelo Brasil, aos staffs administrativo e operacional. 

Zani, da Boehringer, por sua vez, lembra que a empresa também passou pela priorização de mensagens e canais, quando decidiu adotar a escuta do colaborador como norte da comunicação, em um meio termo entre o que e como a empresa precisa comunicar e aquilo que a equipe quer ouvir e como quer ouvir.

Com base nessa escuta e em ações estratégicas internacionais e locais na multinacional, uma síntese do propósito da empresa foi discutida amplamente por todos os setores da companhia e, depois, devido aos esforços da comunicação e do RH, amplamente repercutido externamente.

“Alcançamos um milhão de pessoas apenas com divulgações espontâneas do propósito da empresa pelos colaboradores nas redes sociais” , lembra o executivo. Nesse processo, também a importância do líder foi lembrada, como grande influenciador das equipes internamente.

Sem distinções

Para Massari, tornar o líder um influenciador é algo estratégico para a construção de propósito dentro e fora da companhia. Nesse sentido, o executivo lembrou que “a separação entre comunicação interna e externa não existe há muito tempo”.

Além da diferença silenciada entre público interno e externo das organizações, Zani, por sua vez, ressalta que a “separação entre on e off-line também não existe mais”, no que diz respeito à forma com que a mensagem da empresa será disseminada pela clientela interna e externa à empresa. “Hoje em dia é tudo on”, destaca o executivo. O que reafirma a necessidade de ser assertivo na escolha dos meios e formatos de comunicação com colaboradores.

Já Carolina destacou o conceito de comunicação integrada, em vez de silos de comunicação (interna, externa, de marketing), como algo importante nesse processo, com reuniões e ritos cada vez menos espaçados para, respectiva e coletivamente, discutir estratégias e divulgar o propósito da companhia.

Assista ao primeiro dia do evento aqui

Assista ao segundo dia de evento aqui

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