Diversidade

Mês da mulher: Representatividade na liderança gera resultados e cultura de bem-estar e apoio

Nas organizações menores isso é ainda mais notável, refletindo a visão de bem-estar e equilíbrio entre profissão e vida pessoal e o ideal de suporte mútuo feminino de suas CEOs e fundadoras

de Redação em 14 de março de 2025
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Companhias com equilíbrio de gênero no topo da gestão são 25% mais propensas a ter lucratividade acima da média, segundo estudo da McKinsey & Company. Contudo, em grandes empresas brasileiras, onde já são mais de 40% no quadro de colaboradores, as mulheres ainda ocupam apenas 38% dos cargos de liderança, de acordo com outra pesquisa recente, esta da FIA Business School. Além do argumento financeiro positivo para construir um alto escalão mais feminino, outro fenômeno também pode ser percebido: à medida que mais mulheres trafegam nesses espaços, cria-se uma cultura de representatividade positiva, com maior implementação de políticas corporativas voltadas à promoção de igualdade de gênero e bem-estar feminino. Nas organizações menores isso é ainda mais notável, refletindo a visão de bem-estar e equilíbrio entre profissão e vida pessoal e o ideal de suporte mútuo feminino de suas CEOs e fundadoras.

Camila Migliorini, CEO da Mr. Fit, marca pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, enumera seus hábitos para gerir rotina particular e demandas da administração de sua rede. “Faço questão de priorizar momentos em família, seja um jantar simples em casa ou uma ocasião especial. Isso me ajuda a manter o equilíbrio e a energia”, afirma.

Camila foi responsável por trazer a ideia das marmitas congeladas e participa ativamente na criação das combinações das refeições da marca, que conta com mais de 880 lojas em todo o país. A empresária destaca que reserva minutos pela manhã não só para meditar, mas também para praticar atividade física, o que, segundo a CEO, ajuda a manter o foco e a clareza mental, algo que se reflete em seu modelo de gestão.

Vanessa Vilela, CEO da Kapeh Cosméticos uma rede pioneira no uso do grão verde do café para produtos de beleza, acredita que uma rotina organizada é fundamental para manter a produtividade e a saúde. Ela se apoia em três pilares: equilíbrio emocional, físico e a harmonia entre família e trabalho.

“Minha fé é meu alicerce para enfrentar os desafios diários, além de buscar leituras e conteúdos de autodesenvolvimento que me mantêm inspirada. O cuidado com o corpo também é prioridade, com uma rotina disciplinada de atividade física, alimentação balanceada e acompanhamento médico especializado”, destaca a executiva. “No trabalho, sou apaixonada pelo que faço e participo de todos os processos. Porém, entendo que é fundamental reservar tempo para a família, que proporciona momentos de lazer e conexão para recarregar minhas energias”, finaliza.

Na Kapeh, elas são maioria em todos os escalões. Com 90% do quadro de colaboradores composto por mulheres, a empresa mantém iniciativas voltadas ao reconhecimento e valorização das colaboradoras, como benefícios específicos e campanhas que oferecem descontos exclusivos nos produtos da marca e diversas ações de reconhecimento, além de refletir em políticas internas a noção de equilíbrio de sua fundadora. “A Kapeh é construída por mulheres incríveis, e é nosso compromisso criar um ambiente inspirador para elas”, destaca Vanessa.

A Maria Brasileira, uma das maiores rede de limpeza residencial e empresarial do Brasil, é composta por 68% de mulheres. Para incentivar o bem-estar das colaboradoras, a empresa mantém parceria com uma rede de academias, oferecendo acesso facilitado a atividades físicas. Além disso, promove eventos especiais, como um day spa no Dia da Mulher e palestras sobre saúde feminina no Outubro Rosa. “Essas ações reforçam meu próprio estilo de vida e mostram a importância de cuidar do corpo e da mente”, pontua Juliana Pitelli, Diretora de Expansão. “Exercícios físicos são fundamentais para manter meu equilíbrio físico e emocional.”


“Escolhi o endereço do meu escritório próximo à escola do meu filho para poder conciliar com os horários de aula”, revela, por sua vez, Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, consultoria de imigração e empreendedorismo.

A organização tem um quadro majoritariamente feminino: 86% das vagas são ocupadas por mulheres, e 90% dos cargos de liderança pertencem a elas. A empresa implementou home office integral para oferecer mais flexibilidade às colaboradoras, especialmente às mães. Além disso, disponibiliza apoio jurídico gratuito para funcionárias que precisam de orientação sobre direitos trabalhistas e imigração. “Sempre acreditei que dar autonomia e suporte às mulheres fortalece seu crescimento profissional”, afirma Renata.

Giordania Tavares lidera a Rayflex, referência na fabricação de portas rápidas para a indústria, um setor tradicionalmente masculino. Segundo a empresária, contudo, a presença feminina na empresa já faz parte da cultura organizacional, sem necessidade de políticas específicas. “Temos mulheres na liderança, na operação e na área industrial”, ressalta Giordania. “Para garantir um equilíbrio saudável e boa qualidade de vida, é essencial separar a vida pessoal e profissional”, diretriz que a executiva segue e ensina às lideradas.

A Academia Gaviões, referência no setor fitness há quase 50 anos, adota políticas sistemáticas para aumentar a representatividade feminina. Hoje, 30% do seu quadro de funcionários é composto por mulheres. Em datas comemorativas, a rede organiza eventos especiais, além de palestras para capacitação das colaboradoras. “É essencial equilibrar a vida profissional com o bem-estar pessoal. Se não houver espaço para autocuidado, a carreira pode ser comprometida”, enfatiza Priscila Aguiar, CEO.
“De nada adianta um CNPJ forte se o CPF está fraco”, ressalta, sobre política adotada principalmente para maior bem-estar das colaboradoras.

Michelle Svicero, Fundadora e Diretora da Release Brechó Premium, revela posição adotada desde o início da empresa: “A decisão de ter uma equipe exclusivamente feminina é um compromisso com um futuro mais equilibrado e justo”.

A organização foi concebida para mulheres e também é gerida inteiramente por uma equipe feminina. A empresa busca fortalecer o protagonismo da mulher na moda circular, apostando na inclusão e no empoderamento dentro do próprio ambiente de trabalho. “Construímos um espaço em que mulheres podem se apoiar mutuamente e crescer profissionalmente”, afirma Michelle.

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