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Mudança de rota

Novas demandas de clientes internos e externos foram bússola de novas práticas em empresas de tecnologia, do mercado financeiro, varejo e setor de serviços em geral

de Redação em 21 de março de 2022


Com empresas em transformação acelerada devido à pandemia, o B2B nunca teve de ser tão versátil. Nas empresas do setor, também afetadas pelo cenário pandêmico, as adaptações são dobradas: há que se ajustar ao cliente externo, mas também à realidade das equipes internas, ao home office, à liderança remota, ao cuidado extra com a saúde física e mental do colaborador. No mercado financeiro e companhias B2C, soluções de atendimento a distância, sem esgarçar a relação com o cliente e ajustadas aos investimentos das organizações, foram mais um desafio que também modificou a experiência dos colaboradores desses segmentos, demandando novos aprendizados, infraestrutura e processos, além de tantas outras questões internas já em curso no cenário pandêmico. Já no caso das empresas de tecnologia, o contexto da Covid-19 trouxe um obstáculo extra: a competição por talentos escassos agora é global, o que desafia empregadores de todos os portes a oferecer não só as melhores condições de trabalho do país, mas sob práticas que se equiparem às referências internacionais.

Foi nesse contexto que se desenvolveram as auditorias da Top Employer Brasil 2022 entre as empresas de tecnologia, do mercado financeiro e do setor de serviços em geral.  A seguir, lideranças de RH das companhias compartilham suas práticas empregadoras e impressões sobre o processo de certificação. 



ALLIED TECNOLOGIA

Daniela Pereira,
Diretora de RH

“A Allied possui programas de gestão de Pessoas cada vez mais maduros e robustos. Estamos evoluindo a cada ano nossos processos de RH. A certificação Top Employers é uma fonte importante para nós, como base de benchmarking e estímulo para termos as melhores práticas e processos do mercado. Somos uma empresa focada em resultados e sabemos da importância da performance, porém, entendemos que o caminho para atingirmos alta performance está no cuidado que temos com nossas pessoas, do olhar humano para suas perspectivas e interesses de carreira, das conversas poderosas de desenvolvimento. Para termos uma atuação ainda mais estratégica junto ao negócio, fortalecemos a área de Business Partner, nos aproximamos ainda mais dos nossos líderes e colaboradores.”


ATENTO BRAZIL

Ana Márcia Lopes, Vice-presidente de Pessoas e Responsabilidade Social

“Na Atento somos guiados pela integridade, honestidade, respeito e transparência no que fazemos e como fazemos. Com isso, o maior norteador da gestão de pessoas na companhia são os nossos valores e a diversidade e inclusão, que faz parte do nosso DNA. Somos um time único, que pensa globalmente. Promovemos ambientes colaborativos e criamos sinergias no compartilhamento de boas práticas. Assinamos o Pacto Global das Nações Unidas e a inserimos os Dez Princípios do Pacto em nossa estratégia, políticas e processos, estabelecendo uma cultura de integridade e confiança, visando criar uma economia global sustentável e inclusiva. Somos signatários das principais iniciativas globais referentes à inclusão, diversidade, sustentabilidade e ESG, O papel do RH é garantir que a atuação da liderança reflita os valores da Atento.”


Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade

B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO

“Na B3, incentivamos – e vemos acontecer na prática – a colaboração entre nossos profissionais, o que nos ajuda a aproveitar a inteligência coletiva superar desafios e buscar soluções. Em relação a diversidade, por exemplo, temos cinco núcleos (Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência, LGBT+ e Gerações) compostos por pessoas de todas as áreas e níveis da companhia, atuando e desenvolvendo iniciativas internas e externas que sustentem o plano estratégico sobre o tema, atuando inclusive nas frentes de atração e seleção de talentos. Acreditamos que nossas pessoas são protagonistas de suas carreiras e aproveitam as oportunidades de desenvolvimento disponíveis, compartilhando conhecimento, dando e recebendo feedback e encarando desafios.”



Juliano Ribeiro Marcilio, Diretor de RH

BRADESCO

“O papel do RH é garantir que o capital humano melhore a cada dia. É um ativo para enfrentar desafios e contamos com 89 mil funcionários. Existe sempre um novo cenário competitivo e, cada vez mais, será a marca empregadora que conversará com o trabalhador. Somos uma organização focada em pessoas, que oferece oportunidades de crescimento. Temos o conceito de carreira interna e uma universidade corporativa. Estamos na vanguarda da gestão e distribuição de conhecimento, isso faz parte do DNA. A estrutura de RH deve entender de negócios, de mercado, de propósito, de como funciona o ser humano, e conectar tudo isso. O processo de certificação foi intenso, e precisamos descrever todos os protocolos e evidenciar que nossas práticas são mais do que política que está escrita na parede da organização.”



Letícia Toledo,
Superintendente de RH

BANCO PAN

“A área de Pessoas é o motor da estratégia do PAN. Temos um time alinhado ao que a gente acredita: inovação, empreendedorismo, desempenho, desenvolvimento e colaboração. Praticamos essa essência no dia a dia e ela está intrínseca em nossas ações. Com isso, o conceito é assimilado de forma espontânea por todo o time.  Buscamos manter o empreendedorismo e capturar investimentos feitos nos últimos anos. Um exemplo disso é o ‘Inova PAN’ nosso programa de intraempreendedorismo, que estimula os colaboradores a sugerirem e a desenvolverem ideias atreladas ao negócio. Mantemos uma agenda ativa de iniciativas de saúde e bem-estar, ações de reconhecimento, planos de ação estruturados a partir de sugestões dos funcionários nas pesquisas de clima, horizontalidade e fácil acesso à liderança, programas de desenvolvimento e capacitação, e atuação do time de business partners.”


Thiago Borsari, Diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas



BANCO DO BRASIL

“Alinhado ao movimento de transformação cultural necessária para a evolução da organização, lançamos em 2020 o movimento Evolution, estratégia de aprendizagem que possibilita aos funcionários se requalificar profissionalmente, por meio de soluções educacionais focadas no desenvolvimento de mentalidade e habilidades digitais. Avançamos também no cuidado com a saúde mental dos nossos funcionários. Intensificamos a nossa atuação para promover a saúde dos funcionários, estruturando nossas ações em 5 pilares envolvendo diferentes ações e níveis de prevenção, para que possamos tratar o indivíduo como um todo, com foco na sua saúde integral. Destacamos a crescente utilização de people analytics nos programas internos de identificação de talentos.”


CPFL

Rodrigo Ronzella, Head de Recursos Humanos

“Uma cultura organizacional é construída por todos da empresa. Por isso, acreditamos que um dos principais valores da companhia, instituído pelo RH, está ligado ao nosso programa de avaliação de performance e plano de sucessão. Em 2022, queremos continuar desenvolvendo e aprimorando uma cultura que engaja, considerando a diversidade dos colaboradores. Vamos equilibrar as necessidades do negócio, com estrutura, processos e competências dos profissionais do futuro. Revisamos, periodicamente, nossa missão, visão e valores, assim como o nosso Jeito de Ser. Queremos desenvolver a nossa liderança e tornar o nosso RH mais estratégico e sustentável para o futuro. Por fim, reter e atrair os melhores talentos! O RH tem o papel importante de mobilizar e engajar os mais de 14 mil colaboradores.”


Venâncio Guimarães, Diretor de Produtos, Pessoas e Cultura

DASA

“Em 2021 ressignificamos a marca Dasa. Esse movimento foi importante para difundirmos o conceito de saúde integrada, um ecossistema completo, moderno e sem a fragmentação dos modelos oferecidos atualmente, o que dá maior fluidez à jornada de pacientes, usuários e médicos. Em termos de RH, um dos projetos que representa bem esse novo momento da Dasa é o Evolução Cultural, que foi lançado para os colaboradores em dezembro último e reverbera os nossos novos valores de cultura para o ecossistema: paixão pelas pessoas, talentos que transformam, confiança plena e ousadia para inovar, o ecossistema dando o tom e nosso melhor sempre.”


José Monteiro da Fonseca Junior,  Diretor de RH

DHL GLOBAL FOWARDING BRAZIL

“A DHL Global Forwarding acredita que seu diferencial, no segmento em que atua, acontece a partir do desempenho das pessoas. Com isso, sempre mantemos políticas e processos para zelar pelo bem-estar de nossos colaboradores, em áreas importantes como: comunicação interna, cultura, programas de reconhecimento, benefícios e desenvolvimento. Todos os nossos funcionários passam por um programa global de certificação para garantir que sigam os mesmos padrões globais de qualidade e desempenho – que os colegas das demais divisões da DHL. Em tempos de desafios relacionados à digitalização, a DHL Global Forwarding continua investindo em uma gestão humanizada e transparente, para que possamos manter as melhores práticas de RH e construir o melhor ambiente de trabalho.”







Paola de Vasconcellos, Diretora Executiva de RH

DENTSU INTERNATIONAL

“No último ano, tivemos uma aceleração da transformação e consolidação do nosso modelo de negócio que refletiu em novos desenhos organizacionais com o objetivo de sermos uma empresa cada vez mais integrada. Esse novo modelo proporcionou maior interação e colaboração entre os nossos negócios e nossos times, reforçando a percepção de ‘One Dentsu’ para os nossos talentos e clientes. Além disso melhoramos a nossa capacidade de gestão da performance de nossos times e mapeamento do potencial dos nossos talentos gerando maior visibilidade das diversas perspectivas e oportunidades de carreira em nossa empresa aumentando os nossos índices de promoção interna e de ‘internal hire’. Tudo isso dentro de um ambiente de colaboração incentivando a inovação.”



Cristina Cano, Diretora de RH da EDP Renováveis

EDPR BRASIL

“A EDP esforça-se em oferecer um ambiente de trabalho transparente e aberto, bem como uma cultura empresarial onde as pessoas são um dos seus ativos mais importantes. Este ano fomos considerados novamente ‘Top Employer’ Europa e, pela primeira vez, também no Brasil, graças às boas práticas assentes nos pilares fundamentais da nossa empresa. Um exemplo disto é a aposta no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, que se reflete nos seus elevados níveis de rendimento e compromisso. A criação deoportunidades de crescimento (formação, programas de desenvolvimento da carreira, experiências de mobilidade), a confiança nas chefias e o ambiente de trabalho diverso e colaborativo, nos diferenciam e têm como consequência o cumprimento dos exigentes padrões estabelecidos pelo Top Employers Institute.”



Alain Rosolino, Diretor de Pessoas e Organização



ENEL

“O contexto de pandemia em que vivemos desde 2020 gerou um ambiente de maior complexidade tanto do ponto de vista de gestão de pessoas como da sustentabilidade do negócio. Foi necessário reavaliar prioridades, redefinir processos e repensar o modelo de trabalho sem perder o foco na saúde e bem estar das nossas pessoas. Todas as mudanças vividas em 2020 permitiram que alguns paradigmas fossem quebrados, e fomos surpreendidos, por exemplo, com a capacidade de trabalhamos bem mesmo à distância e atingir excelentes resultados. Implementamos um Manifesto de Bem-Estar para o fortalecimento das ações de qualidade de vida que foram customizadas para atender os colaboradores que estão de smartworking. Em 2021 seguimos num movimento de reinvenção e amadurecimento das nossas práticas.”



Disneu Santiago Jr.,
Head de RH







HCL Brazil

“Confiança, respeito e oportunidades de crescimento são os principais valores da cultura organizacional da HCL Brazil. Entre as ações pontuais que contribuíram para a certificação e sustentabilidade da empresa, destaco o gerenciamento da crise gerada pela Covid, além de não termos tomado nenhuma ação de redução de pessoal ou salário, durante a pandemia. Continuamos em crescimento, mantendo as mesmas políticas e práticas que caracterizam as nossas relações com os funcionários e suas famílias. Para a construção de uma grande marca empregadora, é preciso respeitar a diversidade e os valores presentes nas organizações; nunca prometer nada, porém cumprir tudo o que foi combinado; fazer com que as pessoas possam ser ouvidas e suas opiniões consideradas.”




Fernanda Coimbra,
Gerente de RH

HUAWEI BRASIL

“Esse já é o terceiro ano que recebemos essa premiação, e acredito que um dos pontos fundamentais para não só mantermos, mas aprimorarmos essa conquista nesse último ano foi o enfrentamento da pandemia. Trabalhamos para que as pessoas estivessem seguras, tanto elas quanto seus familiares. Aderimos ao home office durante o período. Criamos medidas de testagem e acompanhamento dos funcionários. Ou seja, proporcionamos um ambiente com maior segurança e cuidado com nossos funcionários. Além disso, também atuamos na sociedade de forma a contribuir com o enfrentamento da pandemia e, internamente, fizemos diversas ações para mantermos nossa produtividade de forma segura para todos. Foram ações de enfrentamento bem específicas e relevantes no último ano. Por outro lado, também trabalhamos com foco no desenvolvimento social na diversidade, criando políticas e programas de inclusão e desenvolvimento de mulheres. Seguimos criando outros programas para sempre nos aprimorar e atingir resultados melhores. O foco nas pessoas e dedicação é fundamental.”



Daniele  Conrado,
Diretora de RH

NATURGY

“Na Naturgy, trabalhamos com o objetivo de transformar o mundo através da energia, enfrentando com determinação os desafios da transição energética e atendendo as demandas da sociedade e de nossos clientes, trabalhando com excelência, transparência e com o talento de uma equipe comprometida. E queremos fazer isso juntos: com nossos funcionários, clientes, acionistas e colaboradores: Transforming Together é o nosso claim. Temos um modelo de pessoas que faz parte dos pilares da estratégia empresarial da Naturgy, visa impulsionar a transformação que requer o negócio, fazendo com que as pessoas assumam um papel protagonista nesse processo, fortalecendo a cultura e a criação de valor com um modelo focado no compromisso, na fidelização, formação, desenvolvimento e compensação.”

Tatiana Porto Barrocal,
Head of People


NTT DATA

“O ano de 2021 foi marcante para a empresa, na medida em que começamos a investir cada vez mais em programas que focassem na saúde mental de nossos colaboradores. Ainda mais em um segundo ano de pandemia, dar este cuidado aos nossos profissionais fez com que eles aumentassem o sentimento de pertencimento e, mais importante, se sentissem bem cuidados. A nossa prioridade enquanto empresa sempre foram as pessoas. É fundamental para nós que nossos colaboradores estejam em constante processo de evolução e aprendizado. Com isso, eles poderão entregar resultados melhores. Outro ponto, que se tornou fundamental para todas as empresas, é ressaltar a importância da diversidade e da inclusão. Criarmos, assim, um ambiente mais humano e inclusivo.”



Ailton Barbosa,
Diretor de RH

PALLADIUM HOTEL GROUP BRASIL

“Esta certificação endossa o  compromisso da companhia com seus colaboradores através de suas políticas de recursos humanos, cultura organizacional e excelência em gestão de capital humano. O Palladium Hotel Group recebeu o selo como Top Employer em 2021 e 2022 na Espanha, México, República Dominicana, Jamaica, Brasil e América Latina. Entre os fatores que contribuíram para a certificação destaco a melhoria nos processos internos de RH, inclusão de ferramentas de comunicação e pesquisa com os colaboradores, ações voltadas ao bem estar, aprendizagem, saúde e clima laboral; estas ações contribuem para uma melhor visibilidade, atração e retenção de talentos e employer branding.”


Edna Rocha, Diretora
de Recursos Humanos

SONEPAR BRASIL

“No período de preparação do material para a auditoria da certificação, avaliamos profundamente nossos processos de RH, proporcionando reflexões profundas e com isso aprimorando nossas políticas de RH. Compartilhar com nossas lideranças este processos e ouvir deles o que pode ser melhorado também nos trouxe sinergia e mais entrosamento entre RH e demais áreas e negócios da Sonepar. Certamente esse tipo de certificação auxilia na captação de novos talentos, gerando uma exposição positiva da marca empregadora. Entendo também que o reconhecimento gera um orgulho no sentimento de pertencimento dos nossos colaboradores, proporcionando também maior retenção. Ter esta certificação não apenas nos traz evidência interna e externa, mas nos motiva a querer fazer mais e melhor.”


Flávio Balestrin, VP para América Latina de Recursos Humanos



SERASA EXPERIAN

“Encantar os clientes está no nosso DNA. Tendo ou não contato direto com ele, todos nós contribuímos para que tenham a melhor experiência. No caso do RH, nossos clientes são os nossos próprios funcionários. Além disso, valorizamos o outro e fazemos com que a Experian seja um ótimo lugar para trabalhar, nos tratando com respeito, confiança e integridade. Cada dia mais entendemos que é importante investir na saúde e na qualidade de vida dos funcionários. O nosso programa de bem-estar, visa despertar a importância do autocuidado, por meio de iniciativas e práticas que conectam corpo e mente, saúde e proteção.  Está no nosso DNA o compromisso com Diversidade, Equidade e Inclusão. Acreditamos que um futuro melhor se cria junto, em equipe, com pessoas envolvidas e engajadas. Muito mais do que valorizar, levantamos bandeiras para que o respeito e o bem-estar realmente estejam presentes em nosso dia a dia.”


Maggie Singh, Diretora de Recursos Humanos no Brasil

TCS

“Certificação foi importante para nós, porque confirma que a TCS  está sempre pensando em seus empregados. Além disso, a TCS quer fazer um benchmark junto ao mercado para confirmar que sim, nossas políticas, processos, cultura estão em um nível que podemos dizer que é de Top Employer, não só no Brasil, mas em um standard em nível global. Isso faz com a que a TCS seja uma empresa de escolha dos candidatos. Neste momento em que estamos todos em Home office, o foco é a employee experience –  a pergunta não é “Por que sai um colaborador?”, mas “Por que ele fica na empresa?”. Fica por que se sente valorizado, porque tem colegas que são como família. Não é só salário, o importante é como me sinto na empresa.”

 

Ricardo Salvioni,
Diretor de RH 

WIPRO BRASIL

“Na Wipro, nós somos apaixonados pelos nossos 5 hábitos, que são: Ser Respeitoso, Ser responsivo, Sempre se comunicar, demonstrar e dando o primeiro passo e Construir Confiança. Todas as nossas ações sejam quanto a fazer negócios, relação com comunidade bem como com nossos funcionários são pautados nestes 5 hábitos. Nossa cultura certamente foi determinante para renovarmos esta certificação. Cultura baseada na comunicação contínua, no respeito e na confiança. Na construção de uma marca empregadora de sucesso, é necessário investir em escutar seus funcionários. Exatamente em escutar ao invés de somente de falar! Isto fortalece a relação funcionário x empresa devido à certeza da mútua legítima preocupação e cuidado.






>>>VAREJO

De portas fechadas, a gestão de pessoas se intensificou

Lideranças de RH do varejo compartilham práticas empregadoras que se tornaram referência durante a pandemia e marcaram o processo de certificação Top Employer Brasil 2022

No varejo, em um contexto em que muitas lojas físicas fecharam suas portas, a reinvenção sob o modelo on-line direcionou transformações com impacto no atendimento do cliente e na gestão de colaboradores. Segmento sobreviveu e muitas vezes cresceu com o processo, sob o fio condutor da geração da melhor experiência para ambos. Entre as empresas participantes da certificação Top Employer Brasil 2022 houve uma preocupção extra: manter as práticas empregadoras em um nível de excelência internacional. Elas avaliam suas práticas e compartilham suas impressões sobre o trabalho realizado junto ao Top Employer Institute a seguir.




IGUATEMI

Vivian Broge, diretora de RH

Na Iguatemi, temos as pessoas no centro do nosso negócio e um dos nossos objetivos é direcionar o foco da companhia em iniciativas de diversidade e inclusão. Isso tem um efeito não só em nossos colaboradores, mas também na formulação das nossas estratégias e em como nossos clientes são tratados em todos os shoppings centers da rede, no Iguatemi 365 (nosso Marketplace) e nos canais de relacionamento. A pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas em todo o mundo, e na Iguatemi não foi diferente. Afinal no primeiro trimestre do ano passado nossos empreendimentos fecharam as portas, o que foi algo inédito. Isso exigiu uma remodelação das nossas estratégias de ESG em tempo recorde. Toda nossa gestão de colaboradores migrou para o online: nosso elogiado Programa de Saúde Iguatemi, que inclui práticas de meditação, rodas de conversa com Centro de Valorização da Vida (CVV), conversas sobre saúde, parentalidade positiva, dentre outros temas, foram agilmente migradas para o ambiente digital. Em termos gerais, o RH deve estar conectado com o negócio e com a capacidade de criar soluções customizadas para lidar com momentos incertos, enquanto oferece um suporte aos líderes para que façam gestão apoiada na empatia – principalmente durante a pandemia – sem abrir mão de resultados.



Michelle Dapper, Diretora de Recursos Humanos


LEROY MERLIN BRASIL

Na Leroy Merlin Brasil, estabelecemos sete valores que acreditamos serem essenciais para colaborar com a cultura organizacional. São eles: Generosidade; Honestidade; Respeito ao outro; Proximidade; Coerência; Simplicidade e Espírito de Realização. Além deles, temos um modelo de liderança que considera 150 mil líderes, com os atributos: autenticidade, abertura, interdependência e impacto. Essa soma nos ajuda a desenvolver a cultura e trabalhar potencialidades. Nesse cenário, dentre os principais fatores que colaboram com o resultado obtido na certificação, está o envolvimento de todos os responsáveis em cada domínio e tópico para responder a pesquisa. Isso possibilitou maior profundidade nas respostas, além das evidências necessárias. O estudo identificou que evoluímos em mais de 70 ações. As que mais contribuíram estão concentradas em sete tópicos da pesquisa (Bem-Estar; Aprendizagem; Employer Branding; Liderança; Digital HR; Recompensas e Reconhecimentos e Carreira e Performance).  
Acredito que ter uma marca empregadora de sucesso exige planejamento. Então, a mensagem que eu deixaria para outros líderes é que tenham claro o seu objetivo e desenhem uma estratégia. Analisem o quadro atual com um bom diagnóstico/pesquisa de awareness e a melhor maneira de fazer isso, é ouvindo as pessoas da companhia.



Peter Furukawa,
CEO

LOJAS QUERO-QUERO

Nós recomendaríamos que todos participassem no processo de avaliação do Top Employers.  Este processo ajuda a fazermos um diagnóstico de onde estamos e quais devem ser as prioridades que devemos ter para melhorarmos ainda mais nossa gestão de pessoas.  A visão que o Top Employers nos dá abrange o que as melhores empresas do mundo fazem, portanto, é muito rico o conhecimento que se obtém. Foco nas pessoas está no drive de todas as áreas de RH, mas tangibilizar em ações concretas e consistentes é um desafio diário que precisamos manter no nosso drive. Para a certificação, fizemos reuniões individuais com cada líder de RH e pudemos pensar juntos nas práticas que temos. Isso nos ajudou a ter uma visão do todo, de tudo o que acontece como lideranças de Gente e já ter ideias de melhoria durante o processo. Esse exercício por si só já contribuiu muito, mas após a finalização das auditorias também pudemos ter uma visão global de práticas muito interessantes que ainda não havíamos implementado, e isso também teve grande valor para o RH e logo mais terá também para todas as pessoas.




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