Em meio a uma onda de demissões em massa de colaboradores por diversas empresas no Brasil e no mundo, a busca por otimização de recursos internos acaba sendo um dos caminhos para sair de possíveis crises ou planejar o crescimento estratégico e sustentável.
É nesse momento que o BPO (Business Process Outsourcing), a “terceirização de processos de negócios”, passa a ser uma aliada da empresa e, mais especificamente, do Recursos Humanos.
A folha de pagamento é um dos maiores custos de uma empresa e sofre impacto quase diariamente com as mudanças na legislação trabalhista. Com o eSocial, a fiscalização passou a ser digital e acelerou também a necessidade de o Departamento Pessoal ser mais automatizado, estar em conformidade com as obrigações e dentro dos prazos, para evitar multas e encargos.
Além disso, o custo de ter um profissional especializado em DP, para realizar atividades burocráticas e de advogados, para acompanhar as mudanças da legislação, também passaram a ser levados em conta.
O volume de trabalho burocrático e operacional demanda muito tempo e atenção da equipe de DP, que poderia ser direcionado a atividades com foco no core business da empresa. Por conta disso, gestores buscam a contratação de serviço externo e especializado para desafogar o time interno e deixar de se preocupar com a legislação.
Principais razões para contratar o BPO do Departamento Pessoal
A contratação do serviço de terceirização do departamento pessoal, ou BPO, agrega benefícios para empresas de qualquer porte, seja pequena, média, grande ou startups.
Quando analisamos as necessidades de implementação do BPO no DP em cada tipo de empresa, notamos focos distintos.
Empresas que já possuem um time de RH enxuto, o destaque fica para a necessidade de redução de custos operacionais, agilidade no departamento e despreocupação com o Compliance na legislação trabalhista.
Já para as médias e grandes empresas, por terem muitos colaboradores, são necessárias soluções bem estruturadas para tomar decisões acertadas. A operação automatizada das rotinas agiliza as respostas referente as demandas diárias do BPO, com uma operação mais simples e menos custosa.
Com isso, terceirização do DP é ideal para empresas que estão em pleno desenvolvimento estratégico e buscando crescimento sustentável, enquanto as atividades administrativas secundárias são destinadas a parceiros com domínio na complexidade dessas rotinas
Terceirização estratégica e tecnológica
O Recursos Humanos deixou de ser visto como um setor que era apenas custo, para ser estratégico e vital no crescimento do negócio, porém, o departamento pessoal continua trabalhando com uma quantidade elevada de atividades operacionais que requerem conhecimento especializado, muita atenção aos prazos e questões trabalhistas que podem impactar diretamente no custo da empresa, além das obrigações acessórias como eSocial e DCTFWeb.
Ao contratar um serviço de BPO da folha e de outras atividades do departamento pessoal é fundamental que o serviço vá além da execução dessas atividades. Com o avanço da digitalização das informações e aumento de competitividade em relação a concorrência, o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal precisa contar com empresas especializadas que ofereçam, além do domínio na operação e legislação, a tecnologia de ponta e automatização dessas tarefas.
Hoje, a resposta de uma operação terceirizada precisa ser ágil, pontual e assertiva, garantindo que as informações retornem dentro do prazo e corretamente, para que gestores tenham rapidez na análise dos seus resultados e segurança na tomada de decisões.
Ao utilizar sistemas automatizados, os especialistas de BPO passam a executar suas atividades utilizando dos recursos tecnológicos, enquanto a empresa continua mantendo a gestão e domínio do setor, com a confiança de que o operacional está sendo executado por quem domina as rotinas.
Assim, gestores podem direcionar a força interna para ações que visam o desenvolvimento das equipes, a humanização das relações entre empregador e colaboradores e o aumento do nível de performance organizacional.
Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), outro cuidado que gestores de RH e empresas precisaram ter é em relação aos riscos de vazamento e acesso não autorizado das informações de seus colaboradores.
A contratação de um BPO que opera em uma tecnologia própria e que possibilita a centralização de todas em ferramentas de RH em um só sistema, garante maior proteção das informações e redução de custo com diversos fornecedores.
Conheça o NydusBPO, serviço de operação de DP mais tecnológico do mercado.
A Nydus é uma empresa que completou 32 anos, sendo uma das pioneiras no desenvolvimento de solução RHTech completa (HRMS) e com o serviço de BPO do DP mais tecnológico do mercado brasileiro.
Através do NydusBPO, a empresa entrega despreocupação, liberdade para atuar em outras ações, controle dos dados e confiança para seus clientes.
O BPO da Nydus contempla a operação completa do departamento pessoal, assessoria e orientação na parte de legislação e obrigações trabalhistas, entregas dos encargos acessórios e execução do processo burocrático de folha com consultor dedicado (atendimento em célula).
A empresa conta com um time de colaboradores experts nos processos de administração de pessoal e Recursos Humanos, com perfil consultivo e didático, que acompanham diariamente as mudanças de legislação trabalhista e aplicam as melhoras práticas com domínio nas especificidades de cada cliente.
Através do alinhamento da contratação dos serviços a serem prestados, cronogramas, acesso a relatórios e acompanhamento dos pagamentos, a empresa tem a garantia de que as atividades são cumpridas em eficiência.
Toda a operação é realizada em tecnologia própria e 100% na nuvem desde 2004. O sistema NydusRH, entrega a segurança e agilidade do negócio, proporcionando ao NydusBPO executar demandas imprevistas, flexibilidade para desenvolver situações específicas e acesso completo a toda área gerencial aos seus clientes.
A proposta Nydus é de que seus clientes tenham acessos às informações para a gestão e estratégias particulares do seu negócio, permitindo o cruzamento de informações para relatórios gerenciais, estimativas e que a empresa se beneficie de todos os recursos disponibilizados.
Por ter tudo de RH em um só lugar, todas as informações são armazenadas em uma única base, facilitando o controle de acesso, criptografia dos dados e todo o rigor na manutenção de servidores e backups em compliance com a LGPD.
A tecnologia também acompanha módulos operacionais e gerenciais cobrindo todas as frentes do RH, para atender às demandas mais recorrentes da área, integração com ERP contábeis e financeiros, e ferramentas digitais de admissão digital e assinatura digital, marcação de ponto, gerenciamento e envio dos processos trabalhistas para o eSocial.
Com isso, a Nydus entrega a solução RHTech mais completa do mercado e se posiciona competitivamente com os demais players do segmento.