BlogaRH

Nada será como antes: tecnologia aliada ao desenvolvimento humano no universo do trabalho

Neste artigo exclusivo, Carlos Augusto Junior, da Atlas Schindler, explora como a tecnologia está impulsionando a gestão de pessoas e transformando o mundo do trabalho

de Carlos Augusto Junior em 27 de setembro de 2024
Desenvolvimento humano Foto: imagem gerada por IA - DALL·E

A era digital transformou a forma como vivemos e trabalhamos, e o avanço tecnológico deve ser um dos principais agentes de mudança no universo do trabalho num futuro próximo. Big data, computação em nuvem e inteligência artificial são tecnologias que já estão sendo incorporadas pelas empresas às suas operações, de acordo com o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral. Ainda segundo a pesquisa, mais de 75% dos executivos respondentes pretendem incorporá-las ainda nos próximos cinco anos.

Os dados trazidos pela pesquisa The Future of Work After COVID-19 (O futuro do trabalho depois da COVID-19), desenvolvida pela consultoria McKinsey em 2021, indicam a mesma tendência, ressaltando que as funções serão potencializadas e cada vez mais complementadas por ferramentas tecnológicas, como softwares especializados e tecnologias de Inteligência Artificial. Dos 800 executivos entrevistados, dois terços disseram que intensificaram os investimentos em automação e IA.

Em linha com essa tendência, o Grupo Schindler já está testando uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar os colaboradores em suas tarefas cotidianas. Com acesso rápido e navegação intuitiva, o Schindler ChatGTP garante mais agilidade e eficiência nas entregas ao oferecer suporte em ações básicas do dia a dia corporativo, como a elaboração de e-mails para clientes, resumo de documentos, elaboração de códigos, além de funcionar como um buscador de informações externas e internas.

Mais do que garantir processos mais eficientes e facilitar a vida de colaboradores, o uso de novas tecnologias é uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência do cliente em áreas que envolvem a prestação de serviço. O Schindler Ahead, tecnologia do Grupo Schindler que conecta elevadores e escadas rolantes por meio da Internet das Coisas, é um exemplo disso. Os equipamentos conectados à plataforma são monitorados 100% do tempo por uma central localizada em nossa matriz, na cidade de São Paulo. Dentre suas funções, a tecnologia permite o atendimento remoto, assim como mapeia possíveis intercorrências, garantindo uma maior disponibilidade do equipamento.

Preparando as pessoas para o futuro

Diante desse cenário de mudanças estruturais no universo do trabalho, impulsionado especialmente pelos avanços tecnológicos, as companhias se deparam com o seguinte desafio: como desenvolver pessoas para que estejam aptas a lidar com todas essas novas ferramentas e extrair o melhor delas?

A resposta para essa pergunta reside na palavra capacitação e, nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Na Atlas Schindler, o avanço da tecnologia tem sido fundamental para fortalecer os programas de trilha de carreira, democratizando o acesso de profissionais dos mais variados perfis à educação direcionada e ao desenvolvimento profissional, alinhando propósito pessoal ao plano estratégico da organização.

Um dos caminhos que a Atlas Schindler oferece a seus colaboradores é o acesso a mais de 20 mil cursos por meio do Percipio, uma plataforma online que disponibiliza treinamentos voltados ao aprimoramento técnico e comportamental. Desde agosto de 2023, 3.500 cursos 100% online foram concluídos por colaboradores da empresa no Brasil.

Apesar de sabermos a importância da tecnologia para o desenvolvimento profissional de nossos profissionais, também valorizamos os treinamentos presenciais, que fortalecem as conexões e aceleram o desenvolvimento de competências técnicas. A Atlas Schindler é uma das companhias do setor de transporte vertical que mais investe em treinamento e na trilha de carreira de seus técnicos e técnicas de campo. Mantemos um completo centro de treinamento em nossa matriz, na cidade de São Paulo, e todas as Filiais pelo Brasil contam com estrutura própria, com simuladores para reforçar o aprendizado prático. Ainda voltado para o desenvolvimento da carreira técnica, temos o Radar de Talentos Técnico Master, um programa voltado para engenheiros e técnicos de campo, que seleciona e prepara os profissionais que mais se destacam para ocupar posições de especialistas em nossa operação.

Também mantemos projetos internos como o Radar de Talentos, voltado para colaboradores que podem vir a assumir cargos de liderança ou de especialistas, e o Talentos em Ação, para o desenvolvimento de líderes em nível gerencial. Projetos globais, liderados pelo Grupo Schindler, como o Schindler Career Development Program (SCDP) e o Women in Leadership (WiL), também foram colocados em prática com o objetivo de selecionar e treinar talentos da operação e prepará-los para assumir cargos de liderança executiva no futuro. Esses programas contam com um rigoroso processo de seleção e envolvem treinamentos específicos, desenvolvimento de projetos, mentoria, atuação temporária em outros mercados onde a companhia atua, além de bolsas de MBA para os sucessores de lideranças sêniores.

Admirável mundo novo

A forma e a intensidade como essas novas tecnologias devem ser aplicadas à nossa vida cotidiana está longe de ser um consenso e ainda suscita discussões nos mais variados campos sociais. Apesar do receio de alguns de que as novas tecnologias substituam a mão de obra humana, causando um desequilíbrio irreparável em nossa própria estrutura social e econômica, vejo nessa expansão uma oportunidade para discutirmos pontos de melhora para o treinamento e desenvolvimento de nossos profissionais, permitindo um melhor aproveitamento de nossa força produtiva, direcionando-a para tarefas mais criativas, voltadas para agregar valor a todos os stakeholders

Qual o papel das empresas nesse admirável mundo novo? Fortalecer, desenvolver e treinar os profissionais, garantindo que eles estejam preparados para enfrentar esse novo momento do universo do trabalho. Para além de uma responsabilidade social com os colaboradores, os gestores têm um compromisso de preparar suas companhias para o futuro, criando todas as condições para a sustentabilidade do negócio. Tão ou mais relevante que ter as respostas, precisamos preparar nossa força de trabalho para fazer as perguntas certas. Sem isto, não obteremos o máximo de resultado com a evolução que não apenas se avizinha: já chegou.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Carlos Augusto Junior

Carlos Augusto Junior é diretor de Pessoas e Comunicação da Atlas Schindler