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No contexto de trabalho remoto, promover a cultura organizacional enfrenta novos desafios. E-learning deve ser a solução

É indispensável cuidar da cultura organizacional de maneira profissional

de Josiane Serrano em 2 de março de 2024
AdobeStock

Não é de hoje que os gestores das melhores e maiores empresas do mundo têm prestado cada vez mais atenção à cultura de suas organizações. Afinal, é através dela que se torna possível definir uma identidade que norteará todo o conjunto de colaboradores – de todos os níveis hierárquicos, sem exceção – em sua busca por resultados e também no posicionamento da empresa perante o mercado e a sociedade.

A definição e a implementação de uma cultura organizacional, em suma, têm como objetivo guiar a maneira como os funcionários devem interagir e trabalhar juntos. Ela reflete os valores, a missão, as normas e as tradições que compõem e ajudam a construir a imagem da organização, assim como é fundamental para moldar os comportamentos esperados de todos, sendo o alicerce das ações e práticas da empresa.

Fica claro, diante disso, que a falta de compreensão a respeito dos valores da instituição pode ter uma série de impactos negativos. Falo aqui desde pequenos conflitos desnecessários que podem acontecer no dia a dia até questões mais amplas, complexas e de grande repercussão como uma falta de engajamento crônica, perda de unidade e manchas desfavoráveis à reputação.

É, portanto, indispensável se preocupar e cuidar da cultura organizacional de maneira altamente profissional, ciente dos múltiplos desafios relacionados com esta tarefa. A maior adesão aos modelos híbrido e remoto de trabalho, por exemplo, entra nesta lista de desafios como um fator que traz novas variáveis ao processo de alinhamento dos colaboradores à cultura organizacional.

Se antes, com todos no escritório, mais próximos e convivendo diariamente, o processo de difusão da cultura organizacional era concebido e executado de uma forma, neste outro contexto de trabalho remoto, com menos contato físico e presencial, transmitir os valores e a cultura da empresa requer estratégias adaptadas ao ambiente virtual e às novas realidades de cada organização.

O chamado E-learning pode desempenhar, aqui, um papel significativo justamente nesse alinhamento entre empresa e funcionários: trata-se de uma importante ferramenta que oferece soluções para superar as novas dificuldades de comunicação que se impuseram pelo distanciamento que ocorreu naturalmente com o advento do trabalho remoto.

O E-learning apresenta vários diferenciais que podem contribuir para alcançar resultados expressivos de novos comportamentos na organização. A flexibilidade e agilidade de aprendizagem é um deles, sempre observando a necessidade de que haja uma comunicação objetiva e clara, adequada ao formato on-line, assim como treinamentos atualizados e que propiciem aos funcionários a chance de evoluir profissionalmente de acordo com a cultura organizacional que se quer ver implantada.

Por fim, deve-se ressaltar que novas possibilidades como o E-learning nunca devem ser encaradas com desconfiança pelas empresas. É essencial estar atento às necessidades das pessoas para que as soluções buscadas e propostas façam sentido para as realidades em que elas vivem, especialmente se a solução em questão, como é o caso, trouxer benefícios tão claros e sejam tão úteis para que se alcancem os objetivos almejados.

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Josiane Serrano

Atuante no Senac São Paulo há mais de 20 anos. Gerente do Atendimento Corporativo.