As ferramentas tecnológicas entraram de vez nas organizações. Com operações cada vez mais conectadas, funcionários distribuídos em diferentes pontos do país, e ainda o irreversível trabalho híbrido, tudo isso e muito mais ainda na rotina de uma empresa depende da tecnologia. Cinco fornecedores de confiança têm ajudado muito nesse upgrade das organizações: LG Lugar de Gente, Avatar da Saúde, Fiter, Techware e Metadados.
“A tecnologia desburocratiza os processos, ajudando as pessoas a saírem do operacional e se dedicarem a atividades e funções mais estratégicas”, destaca Felipe Azevedo, CEO da LG Lugar de Gente. “Além disso, hoje tem sido uma grande impulsionadora da melhora da experiência dos colaboradores, empoderando gestores e funcionários. Não podemos esquecer ainda de que ela proporciona uma gestão baseada em dados, contribuindo diretamente com os resultados dos negócios”.
A pandemia em 2020 acelerou bastante a percepção das empresas sobre a necessidade de melhorar a eficiência e a produtividade, bem como ter um RH mais digital. Assim, o mercado de tecnologia para gestão de pessoas não para de crescer e evoluir.
Vera Bejatto, CEO do Avatar da saúde tem a mesma percepção: “Cada vez mais os desafios do RH crescem, com inúmeras responsabilidades na gestão de gente”. Falando sobre o contexto, ela informa que o mercado onde atua, de Saúde Complementar, as empresas contratam planos médicos e necessitam de gestão de custos (sinistralidade) que é o item de negociação nos contratos junto as operadoras.
“Em 2023 , devido aos resultados financeiros das operadoras de planos médicos, notadamente no último trimestre de 2022, teremos uma elevação para 2 dígitos do VCMH – Variação de Custos Médicos Hospitalares nas renovações dos contratos. O que vai pesar é o acúmulo expressivo de sinistralidade nos últimos dois anos, por conta da pandemia, e não recuperação financeira da parte das operadoras durante esse período, e que agora a conta tem que fechar e a batalha pelo menor índice vai ser premente durante todo o ano”, avalia.
“O mundo do trabalho está mudando e as empresas precisam evoluir seus RHs para vencer a concorrência e, principalmente, ajudarem suas pessoas a prosperarem no trabalho e na vida, opina Gustavo Morcelli, head de Marketing e Prospecção da Techware.” Acreditamos que as pessoas estão no centro da organização, e a tecnologia deve apoiá-las na realização de seu pleno potencial, independentemente de quem sejam ou em que estágio de suas carreiras elas estejam”.
A tecnologia como solução
A boa notícia é que para cada problema, a tecnologia encontra uma solução. “Mais do que desenvolver tecnologias modernas e confiáveis para a gestão de pessoas, vivenciamos a realidade dos nossos clientes, acompanhando de perto seus desafios com um relacionamento consultivo”, descreve Azevedo. “Além disso, nossas soluções passam por atualizações constantes contemplando mudanças legislativas, avanços tecnológicos e novas funcionalidades”.
E mais: “Acreditamos que são as pessoas que criam valor e diferencial para os negócios. Por isso, investimos na nossa gente e temos convicção de que os mais de 1000 colaboradores que formam a LG estão preparados para inovar, criar tecnologias que revolucionam a gestão do capital humano e garantir o sucesso dos nossos clientes e parceiros”.
O líder da LG diz que toda sua equipe está focada em encontrar soluções para quaisquer desafios dos clientes: “Sabemos que a inovação é uma necessidade que deve ser abraçada por todos nós. Por isso, juntos, estamos construindo um ecossistema inovativo robusto e que nos possibilita alcançar resultados cada vez mais expressivos. Com isso, temos conseguido acelerar nosso lançamento de produtos e novas funcionalidades”.
No caso do Avatar da Saúde, Vera explica que “criamos um aplicativo de saúde digital que oferece às empresas um risk assessment, através do mapeamento de hábitos e estilo de vida, onde identificamos fatores de risco de doenças que podem ser trabalhados para reversão, conscientizando o usuário do app a ter uma vida mais saudável e longeva. Nossa metodologia é baseada no levantamento de sete saúdes por meio de questionários chatbots: física, mental, social, espiritual, financeiro, cultural e ambiental, todos alinhados e integrados para uma visão 360 graus. Diversas missões e gamificações são propostas diariamente no app, de acordo com o perfil de saúde identificado, de forma clara, objetiva e divertida”.
“Somos o único aplicativo do mercado que cruza os indicadores da sinistralidade do plano médico com o resultado do mapeamento de saúde, trazendo informações indispensáveis para criar metodologia de sucesso na manutenção da saúde preventiva”.
Por isso a qualidade de vida está no centro das atividades do Avatar da Saúde. Vera complementa: “É uma plataforma tecnológica que favorece o bem-estar corporativo, tão em alta na atualidade, pois as organizações já entenderam que saúde dos seus colaboradores é o maior diferencial na gestão de pessoas, notadamente na saúde física e emocional.
E também sabe da importância da equipe interna nesse processo: “Capacitar o time composto por profissionais da área da saúde e multidisciplinares, para acolhimento e orientações durante toda a jornada de implantação da cultura da saúde nas organizações. Nossos clientes utilizam nosso BI (HAS – Health Analytic Systems) como uma plataforma integradora dos indicadores de saúde assistencial, ocupacional e bem-estar (workflow, com acesso as entregas dos serviços) pelo Avatar da Saúde, o que é considerado de grande importância para a tomada de decisões e engajamento dos programas de saúde e bem-estar promovidos pela empresa”.
“Já há muitos anos a gestão e o desenvolvimento do capital humano estão entre as top iniciativas, se não a principal, de todas as organizações do globo. Isso faz com que o mercado de tecnologia e serviços para recursos humanos esteja em grande ebulição e evolução”, diz, por sua vez, Morcelli, da Techware. E diz que sua empresa soube captar esse movimento: “O que nos trouxe até aqui foi a paixão pela inovação e a dedicação para mostrar aos nossos clientes o quão importante e surpreendente a tecnologia pode ser”.
“Conduzimos programas de desenvolvimento das capacidades técnicas, funcionais e até pessoais de todas as nossas pessoas”, continua Morcelli. “Além disso, temos uma forte atuação em engajamento à nossa cultura. Desde o onboarding de novas pessoas, evoluindo para toda a sua trajetória profissional. Aqui na Techware de fato nos dedicamos, todos os dias, a inovar e espalhar a ideia de que a tecnologia não evolui sozinha, mas sim com colaboração de todo o ecossistema em que estamos inseridos”.
Reconhecimento e credibilidade
Para essas empresas, ser selecionada na Pesquisa Fornecedores de Confiança, é um reconhecimento. “Ser reconhecido por uma premiação respeitada pelo mercado, em que os próprios clientes nos elegem um fornecedor de confiança, reforça a nossa credibilidade e mostra que temos sido bem-sucedidos em nossos objetivos”, comemora Azevedo.
Para Vera Bejatto, “é uma honra e uma grande satisfação ser reconhecida como uma empresa de confiança, como fornecedor para Recursos Humanos. Entregar serviços de qualidade e ter o reconhecimento do RH como um parceiro nessa jornada, para nós é de grande relevância”.
Representando a Fiter no evento, empresa que combina neurociência com tecnologia trazendo inovação para o ambiente de RH, recebeu o prêmio a head de Business Partner Miriã Menchini, que agradeceu a homenagem e creditou a todos os colaboradores. “Fico muito grata de fazer parte do crescimento da fiter e por ter pessoas tão incríveis ao meu lado nessa jornada que nos fizeram conquistar esse prêmio”.
Geferson Silveira, Solutions & Market Intelligence Expert da Metadados, ressaltou que o RH tem rotinas muito complexas e é preciso sempre buscar novos recursos para tornar isso um pouco mais simples, tornar mais fácil cuidar de gente.
“Para nós é um prêmio muito importante porque é um reconhecimento. A gente sempre busca dar o melhor em relação aos nossos clientes e portanto e isso tende a coroar o trabalho que a gente faz. Constantemente a gente trabalha com melhorias, com recursos que vão realmente otimizar e temos muitas coisas importantes para entregar para os nossos clientes daqui para a frente”.
O executivo da Techware diz que “ser apontado em uma pesquisa como um fornecedor de confiança é um excelente indicador de que nossa cultura vem sendo exercida em tudo o que fazemos e por todos os Techdesigners (colaboradores da Techware que constroem a empresa e representam a nossa cultura). Este é o melhor feedback que podemos ter pois evidencia que nosso jeito de ser continua nos conectando aos nossos clientes e ao mercado da melhor maneira”.